Artigos Anteriores

FÓRUM MUNDIAL DE TURISMO

ANO XIV - Nº 007/14 -

TURISMO NO BRASIL

O Fórum Mundial de Turismo, que acontece a partir de hoje, 29 e vai até o dia 2 de dezembro de 2006, no Campus da PUC, em Porto Alegre, RS, já está com grande programação e uma agenda bem definida. De qualquer maneira, um dos assuntos que provavelmente será discutido, embora não esteja previsto nos temas do importante evento, é o maior produto turístico que o Brasil vem concedendo, de forma compulsória, a todos os seus visitantes.

O NOSSO PRODUTO TURÍSTICO

Qualquer pessoa deste mundo, que vem ao Brasil, precisa saber que, independente daquilo que conste no pacote turístico adquirido, uma coisa é certa que vai acontecer: será assaltado. Não existe um momento preciso, mas a emoção está plenamente garantida. Compulsoriamente. É fantástico porque nenhum outro país conseguiu oferecer nada parecido.

PROEZA EXTRA

Alguns turistas, embora nem todos saibam, estão sujeitos a uma proeza extra: além de assaltados ainda podem perder a vida. Tudo depende do gesto, mas o risco está implícito. Mas uma coisa é certa: no mínimo, o assalto está garantido. Ele acontece indiscutivelmente. Aqueles que, por ventura ou contratempo não venham a receber o brinde-assalto, fiquem bem tranqüilos: é provável que venha a ser discutido, no evento, um seguro anti-frustração.

SEGURO

Tal seguro, presumo, consistirá em uma taxa (pesada) para lesar o turista de alguma maneira, como se assaltado fosse. Calma, gente: é praticamente improvável não acontecer o assalto. Até hoje, principalmente no Rio, ninguém saiu ileso. Os turistas, andando em grupos ou sozinhos, jamais deixaram de ser assaltados. O pacote não tem falhado.

SETOR CRIME

Este estado de coisas explica o enorme e contínuo crescimento do 4º Setor no Brasil, ou seja, o Setor Crime. Virou, como se vê um grande produto turístico. Enquanto os envolvidos com o 3º Setor - Organizações Não Governamentais - dizem pretender construir aquilo que o 1º e o 2º Setor não se interessam em fazer, suas providências, chamadas ridiculamente de Responsabilidade Social, mais ajudam a desenvolver as falcatruas, os crimes organizados, os crimes desorganizados, as contravenções, a informalidade, a pirataria e tudo mais. Viva o Brasil!

CHIPS

O governo está com projeto pronto para equipar a frota brasileira de veículos com um chip de controle e observação. Como Porto Alegre é a Capital que se distingue pela existência de carroças, que já são mais de oito mil em circulação, o dilema do governo é onde deve colocar o chip: no cavalo ou na carroça. A propósito: Quem participar do Fórum Mundial de Turismo vai conhecer a Capital Mundial das Carroças. Haja fotos.

IGUAIS

Depois do que se viu ontem no Conselho de Ética do Senado, com os denunciados na CPI das Sanguessugas, não há partido político melhor no Brasil. PFL, PSDB e PT, pelo menos se mostraram absolutamente iguais. Jogaram para as torcidas durante a campanha eleitoral. Tão logo acabou a tarefa, se uniram e deram um chute nos eleitores, cidadãos e contribuintes. Uma absolvição coletiva. Viva!

SUL FINANCEIRA

Alfredo Kaefer, presidente do Grupo Diplomata e José Carlos Alves, diretor da Sul Financeira, apresentam hoje, 29, em coletiva, projetos para 2007 bem como a inauguração da nova sede corporativa da Sul Financeira em Porto Alegre . Com abrangência em todo território nacional e forte presença no crédito consignado, crédito pessoal e financiamentos, a Sul Financeira vem consolidando a sua posição como uma das mais importantes financeiras do país através de seu projeto de expansão iniciado em 2005.

REELEITO

O empresário Jorge Antonio Branco foi reeleito presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet, regional do Rio Grande do Sul (Assespro-RS), em Assembléia Geral Ordinária realizada na sede da entidade, no Tecnopuc, dia 27. Esta é a primeira vez que a Assespro gaúcha, em 27 anos de existência reelege um presidente, que apresentou chapa única.

19 ANOS

O Instituto de Estudos Empresariais (IEE) irá realizar amanhã, 30, uma festa em comemoração aos 19 anos de história do Fórum da Liberdade e ao lançamento da XX edição e para brindar o final do ano de 2006. Na ocasião serão homenageados os presidentes de todas as edições do Fórum.

EXPOSIÇÃO

O Bourbon Shopping São Leopoldo recebe, a partir do dia 1º de dezembro, a exposição Olhos D?água II, de Lenira de Castro. O trabalho da artista, que utiliza técnicas diferenciadas como sobreposição de bambus e de vidro pintado e craquelado sobre tela e materiais como lápis de cor, água e barro, é inspirado nas primeiras manifestações artísticas da humanidade. A exposição vai até dia 18/12 com visitação das 10h às 22h.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

Acredito que somente uma pessoa que nada aprendeu não modifica suas opiniões.

Emil Zatopek