Artigos Anteriores

FÓRUM DA LIBERDADE

ANO XIV - Nº 007/14 -

20 ANOS

Nos dias 16 e 17 de abril de 2007, Porto Alegre vai sediar mais um Fórum da Liberdade, evento promovido anualmente pelo IEE- Instituto de Estudos Empresariais. Esta será a 20ª edição do Fórum. E a mensagem que consta no novo logotipo da entidade para o evento diz tudo: Há 20 anos pensando o Brasil e o mundo.

PROPRIEDADE E DESENVOLVIMENTO

O tema deste ano é Propriedade e Desenvolvimento. Bem escolhido, pois a propriedade é o que menos se respeita nesta América Latina conturbada e pré-comunista. Já o desenvolvimento é coisa que mais carece no Brasil a considerar o crescimento do PIB nos últimos vinte anos.

MESMA IDADE

A queda do muro de Berlim tem quase a mesma idade do Fórum da Liberdade. Como os resultados colhidos pelos países da antiga Cortina de Ferro são bem melhores do que aqueles que o Brasil colheu ao longo destes anos, resta admitir que eles aproveitaram, quem sabe, muito bem as conclusões tiradas nos Fóruns anteriores. Já a América Latina faz o contrário e não aproveita as propostas. Quer porque quer ser a velha Cortina de Ferro cheia de problemas.

PACTO COM O DIABO

Ser liberal, aqui no Brasil, é coisa muito sinistra. É entendido como um pacto com o diabo. E, para piorar ainda mais a imagem dos poucos amantes da liberdade, sempre muito denegrida pelos socialistas, seus adeptos não encontram espaços suficientes na mídia. Definitivamente, não há qualquer interesse em divulgar fortemente as idéias liberais por aqui.

FALTA ALCANCE SOCIAL

Por aí se percebe esta enorme e constante dificuldade que o Fórum da Liberdade encontra, todos os anos, para difundir as idéias apresentadas e discutidas nos encontros. Os poucos que querem um mundo moderno já são conhecidos e se deliciam. Porém, como não há o alcance social necessário, para que todos saibam o que é e o quanto é discutido nos encontros, nada acontece.

ESTAMOS DERROTADOS

Enquanto um grupo se esforça para fazer um Fórum que trata da liberdade, no RJ a Assembléia Legislativa vai premiar Hugo Chávez. E a Prefeitura de Porto Alegre quer a volta do Fórum Social Mundial para a cidade, em 2009. Ou seja, tudo aquilo que valoriza a falta de liberdade e a concentração de poderes aos governos cada vez mais socialistas e comunistas tem muito mais vez no Brasil. E com divulgação fantástica.

SEM UM VIVA A LIBERDADE...

Mais uma consideração: o Fórum da Liberdade convida, anualmente, os esquerdistas para debater os temas propostos. E eles sempre recusam os convites. Já no Fórum Social Mundial liberal não entra. Sequer é convidado para debater as idéias apresentadas. E ninguém grita um Viva a Liberdade.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

Os homens tendem a acreditar sobretudo naquilo que menos compreendem.

Michel de Montaigne