Artigos Anteriores

FORMATO DE MAU GOSTO

ANO XIV - Nº 007/14 -

DEBATE? ONDE?

Ontem à noite foi a vez da RBS promover o encontro de candidatos ao governo do RS. Querendo inovar na forma de apresentação deste tipo de encontro, que reúne candidatos em períodos pré-eleitorais, a empresa de comunicação só conseguiu permanecer no atraso. Confesso que assisti a uma das piores formas até então apresentadas. E o curioso é que a experiente emissora continua insistindo em dizer que houve um Debate. Aquilo foi debate? Onde?

E OS RECURSOS?

No exíguo tempo destinado a cada candidato para a apresentação de suas propostas sobre os temas escolhidos, todos disseram a mesma coisa: que tudo era prioridade caso fossem eleitos. No entanto, nenhum candidato disse de onde sairiam os recursos para os investimentos nas áreas abordadas.

PINDAÍBA

Ora, todo mundo sabe que o RS está numa pindaíba danada. E quem ainda não sabe precisa se informar, com urgência, antes de pretender investir no Estado. Pois, mesmo assim os candidatos se mostram muito tímidos ou pouco convencidos de que é necessário ser radical e objetivo no corte de despesa. Principalmente em corte de pessoal e criação de um RS Previdência.

MENOS DESPESA

Precisamos de gente mais corajosa, gente. A hora é de falar em privatizações, em transferir para as empresas privadas os serviços que o setor público não sabe e não tem a mínima competência para prestar. Só atitudes como estas podem começar a nos livrar do corporativismo medonho que há muito tempo esgota os recursos tributários arrecadados.

OS DONOS

Nenhum candidato fala em privatizar. Caso algum deles, por ventura, já esteja convencido desta necessidade, o que francamente não acredito, o medo lhe impede de dizer isto e de prometer fazer o que é necessário. Privatização por aqui é coisa amaldiçoada. Ninguém observa, porém, que os donos das empresas públicas no RS são os próprios funcionários, embora nunca tenham pagado um centavo pelas suas ações.

MAIS TECNOLOGIA

A Segurança Pública foi o tema que mais chamou a atenção no encontro. E nenhum dos candidatos expôs que é preciso mais tecnologia e menos gente. Até os condomínios já entenderam a lógica, enquanto que os governantes nada dizem. Os zeladores e porteiros dos prédios de escritórios e de moradias vêm sendo substituídos por sistemas eletrônicos com resultado bem maiores. Menos pessoal, mais eficiência. Aqui todos querem mais policiamento. Pode?

IDÉIAS E CONSEQÜÊNCIAS

O Instituto Liberdade do RS realiza nos dias 29 e 30, sempre às 19h, o Seminário - Idéias e Conseqüências -, no Santander Cultural de PAlegre. Gustavo Franco, Roberto da Matta, Bolívar Lamounier, Jorge Caldeira e outros mais serão os palestrantes. O evento faz parte das comemorações dos 20 anos do IL e o presidente da entidade, Sérgio Lewin, diz que a idéia é desenvolver nas palestras os conceitos que alavancaram a prosperidade e liberdade no mundo contemporâneo.

INVASÃO

Cerca de 200 integrantes do MST, pertencentes ao Acampamento Oziel Alves, também conhecido como Acampamento Jandir, invadiram pela 6ªvez a Fazenda Coqueiros, em Coqueiros do Sul,RS. De novo: essa foi a sexta grande invasão registrada desde abril 2004, além de dezenas de outras incursões menores ao longo desse período.Para o proprietário da Fazenda Coqueiros, e para nós todos, o novo ato do MST na sua ótica desmoraliza mais as autoridades do que os proprietários da área. O dono da área só se limita a registrar ocorrência, pois a juíza já determinou que independente de outros processos judiciais, sempre que houver invasão eles devem ser retirados.

SEM DEMOCRACIA

As constantes invasões e crimes sistemáticos praticados pelos sem terra são um flagrante desrespeito à Justiça e ao Estado de Direito. A democracia não está ameaçada. Ela não existe mais, uma vez estes grupos de desclassificados acham que podem fazer a lei como eles querem. Isso prova que a bagunça está instalada na região e até no país, sendo financiada pelo governo federal, que paga até alimentação e as lonas dos barracos.

SEMINÁRIO

Será no próximo dia 31, o evento: Ampliando as Aberturas de Capital para Empresas de Pequeno e Médio Porte, promovido pelo BNDES,BOVESPA e FIERGS, a ser realizado em Porto Alegre. No auditório da Fiergs, das 9h às 12:30h. Informações adicionais sobre o programa e inscrições, pelo e-mail: novomercadobovespa@bovespa.com.br ou pelo telefone 11-3233 2003/2004.

LOJA

A partir desta quinta-feira (24), o Bourbon Shopping Country passa a contar com a loja Cheff Churrasco e Cozinha, localizada no 2º piso. A nova operação oferece utensílios utilizados no preparo do churrasco e produtos em geral para cozinha.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

O PODER NÃO É ALGO QUE POSSA SER ASSUMIDO E POSTO DE LADO CONFORME APETECE.

J.K.Galbraith