Artigos Anteriores

FIM DAS ESPECULAÇÕES

ANO XIV - Nº 007/14 -

COMUNICADO

A propósito das especulações e notícias que continuam circulando na mídia, a respeito da possibilidade de Jorge Gerdau Johannpeter vir a aceitar algum cargo público no governo Lula, caso venha ser convidado, eis o comunicado que recebi do próprio depois que Gerdau leu o meu artigo de ontem, intitulado Jorge Gerdau para ministro?

NA ÍNTEGRA

COMUNICADO: Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Grupo Gerdau, esclarece que não está em seus planos profissionais ou pessoais a aceitação de convites para compor cargos públicos. Além disso, Jorge Gerdau Johannpeter entende que a sua contribuição para o Brasil pode ser mais construtiva por meio da participação em iniciativas e movimentos empresariais, que buscam soluções para os principais desafios do País.

NA MOSCA

Diante desta manifestação oficial e pessoal, do próprio Jorge Gerdau Johannpeter, nada mais resta a comentar ou especular. Como se vê, embora muita gente ainda não sabia se acreditava ou não na informação plantada na mídia, a minha expectativa, como deixei claro no meu artigo de ontem, era de coisa totalmente improvável. Acertei na mosca. A minha convicção, para deixar bem claro, continua a mesma: caso Jorge Gerdau aceitasse entrar para a equipe de governo passaria a ser o presidente do país uma semana após a sua posse. Alguém duvida?

LEI DA FRAUDE FISCAL

Leis não faltam no Brasil. O cumprimento delas é que é o problema. Tão logo elas são aprovadas pelos poderes legislativos de todas as instâncias, no mesmo instante já se inicia o processo de buscar furos para fugir do cumprimento previsto nas leis.

MAU EXEMPLO

Os governos não fogem à regra. A LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal -, que impede gastos sem que as receitas sejam apontadas, também está sendo burlada ou melhor entendida por alguns governantes que não querem cumprir com o compromisso. É o caso do RS.

FRAUDE FISCAL

Para tentar pagar o 13º salário do funcionalismo as manobras estão sendo montadas para fugir da LRF. Ou seja: quando a lei é boa e exige ordem e cumprimento, o negócio é tentar fraudá-la e não cumpri-la. A pergunta que fica: para que existe a lei? Estamos ferrados.

SIMECAN

Repetindo o clima de total harmonia dos últimos anos, o Simecan vai eleger uma chapa de consenso para a gestão 2007/2009. Roberto Machemer, diretor da CEL Construções Elétricas, assumirá a entidade canoense em substituição a Zenon Leite Neto, da Urano Indústria de Balanças. A eleição é nesta sexta-feira e a posse será no dia 30 de novembro, durante o evento \\\"Destaques Simecan\\\", ocasião em que serão premiadas as indústrias associadas que tiveram conquistas importantes ao longo de 2006.

PRÊMIO

O 23º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo contempla profissionais do jornalismo gaúcho que denunciem violações ou enalteçam o respeito aos direitos humanos. As inscrições estão abertas até o dia 15/11.Serão escolhidos os três melhores trabalhos nas categorias Reportagem, Fotografia, Imagem de Televisão, Charge, Rádio, Televisão, Jornalismo Online e Crônica. Há ainda a categoria Acadêmicos, voltada para estudantes de Comunicação Social. As entidades organizadoras também promovem o Troféu Personalidade, dedicado a pessoas que tenham se destacado na promoção dos direitos humanos ao longo do ano.Informações: Arfoc-RS - arfoc@terra.com.br -(51) 3227-6898 e Movimento Justiça e Direitos Humanos - mjdh@terra.com.br - (51) 3221-9130 .

ARACRUZ

Pela quarta vez, a Aracruz conquistou o primeiro lugar na categoria papel e celulose do ranking As Empresas Mais Admiradas no Brasil, na edição 2006 da pesquisa Carta Capital/TNS Interscience. A oitava edição do ranking analisou empresas de 48 setores da economia, e elegeu as mais admiradas a partir da avaliação em 11 quesitos: respeito pelo consumidor; qualidade de produtos e serviços; notoriedade; ética; inovação; responsabilidade social; compromisso com RH; qualidade da gestão; solidez financeira; compromisso com o país e capacidade de competir globalmente.

NOVIDADE

O Festival do Turismo de Gramado segue o padrão de segmentação das grandes feiras mundiais do setor. Em sua 18ª edição, a feira de Gramado vai contar com o 2° Salão de Turismo Rural. O objetivo do salão é apresentar a vocação de alguns destinos nesse segmento. ?O agroturismo tem sido um dos principais vetores para geração de emprego, as pessoas buscam cada vez mais o contato próximo com a natureza e a vida no campo?, salientam as organizadoras do Festival, Marta Rossi e Silvia Zorzanello. Mais informações no site www.festivalturismogramado.com.br .

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

O TALENTO EDUCA-SE NA CALMA; O CARÁTER, NO TUMULTO DA VIDA.

Goethe