Artigos Anteriores

FIM DA GUERRA FISCAL

ANO XIV - Nº 007/14 -

OUTRAS FORMAS

Caso venha a ser aprovada a estúpida e arrastada proposta, discutida mais uma vez nesta semana na reunião do Confaz com o Governo Federal, que tem por objetivo acabar com os mecanismos que promovem a fantástica e importante guerra fiscal entre os Estados, outras formas para atrair investimentos vão aparecer.

LOGÍSTICA

Uma delas, que já acontece e até tem levado muitos investimentos, principalmente para o nordeste onde o PIB cresce acima da média brasileira, vai ser ainda mais destacada: é a questão logística. Com a equalização do ICMS, esta poderosa arma acabará se revelando como a de maior e mais absoluta importância para definir as preferências dos investidores.

RS VAI PERDER

No caso do RS, que sob o aspecto logístico já está bastante prejudicado por estar longe dos grandes mercados consumidores do país e do exterior, a situação se mostra mais grave e mais complicada ainda.

TRANSPARÊNCIA

Com a nova lei, sem poder oferecer vantagens fiscais (que, diga-se de passagem, nunca foram tão sedutoras assim), os gaúchos vão deixar mais transparente a burrice e a ideologia que reina solta no RS. E, se muita gente já não agüenta o clima frio do Estado, com o fim da guerra fiscal vai encontrar mais razões para não ficar no Rio Grande.

NOVIDADES

Não foram poucas as oportunidades em que expus as mais diversas dificuldades impostas aos investidores que tentaram o RS. Agora tem uma bem fresquinha, que bem demonstra a frenética paixão que os gaúchos têm por empresas estatais e pela eterna compaixão que devotam aos servidores públicos com o dinheiro dos contribuintes. Vejam só:

BURRICE

A bancada do PT, que não é nada diferente das demais bancadas gaúchas, quer por que quer que 50% dos rendimentos obtidos com a venda das ações do Banrisul sejam usadas para o custeio da previdência dos servidores. Contribuições individuais dos mesmos nem se fala.

OS DONOS DE SEMPRE

Ou seja: quando algum patrimônio público é vendido, os recursos arrecadados vão imediatamente para as mãos dos funcionários públicos. Os donos de sempre. O restante da sociedade, que continua com a cabeça enterrada, para nada ver, imagina que recebe algo com alguma alienação. Não entende que tudo que é do Estado já pertence aos servidores.

PEDÁGIOS

Mais uma: investidores que se interessam por concessões de rodovias (entendido equivocadamente pelos gaúchos como privatização de estradas) são expulsos do RS. É o único lugar do mundo que ainda não entendeu a vantagem das estradas pedagiadas. O povo sabe que o governo não tem dinheiro sequer para a folha de salário, mas exige a manutenção das estradas pelo Estado. Pode?

CARROÇAS

Outra: Em Porto Alegre, capital mundial das carroças, até os carroceiros já estão furiosos com tantos buracos nas ruas. Além de capital mundial das carroças, Porto Alegre ganha fama como capital mundial dos buracos. Gente, nem os carroceiros agüentam. Inclusive estão exigindo indenizações pelos danos causados, tanto às carroças quanto aos pangarés que vivem com as patas lesionadas. É duro.

DESENVOLVIMENTO DE EMPREENDEDORES

A Associação de Jovens Empresários de Porto Alegre (AJE-Poa) lança hoje, dia 9, às 19h30min, no auditório do prédio 50 da PUCRS, o 2º Programa de Desenvolvimento de Empreendedores, que tem por objetivo capacitar profissionais e empresários para que se tornem líderes aptos a assumir as responsabilidades e desafios do mundo empresarial e alcançar posições de destaque no mercado. No evento de abertura, a diretora-presidente da CaixaRS ? Fomento Econômico e Social, Susana Kakuta, fala sobre o tema ?Empreendedorismo e Desenvolvimento?. Mais informações pelo site www.ajepoa.com.br.

BOLSAS DE ESTUDO

O programa de bolsas, que vem sendo realizado desde 1995 pelo Instituto Ling ? entidade sem fins lucrativas ligada à família Ling (grupo Petropar) ? contemplou nove jovens executivos brasileiros com bolsas de estudo para cursos de MBA e LLM (Mestrado em Direito) em universidades de reconhecida qualidade nos Estados Unidos e Europa. Nesse ano foram 46 inscritos, de diversos estados do Brasil. O próximo processo de seleção ocorrerá a partir de janeiro de 2008. Informações pelo site www.institutoling.org.br ou pelo e-mail instituto.ling@petropar.com.br.

AULA INAUGURAL

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional RS, Claudio Lamachia, estará na Feevale na próxima terça, 14, para palestrar na aula inaugural do curso de Direito. Ele falará sobre a advocacia e os problemas da sociedade civil: corrupção e impunidade. O evento, gratuito e aberto à comunidade, acontecerá às 19h30min, no Salão de Atos do Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). Mais informações pelo telefone (51) 3586-8822. .

MENOS POLUENTE

A partir de hoje, 9, os ônibus da Carris começam a circular abastecidos com biodiesel, um combustível menos poluente. Para marcar a data, houve um abastecimento simbólico pela manhã, no posto localizado dentro da sede daCarris, com a presença de diretores da companhia e da Ipiranga, fornecedora do combustível. \"O principal objetivo, com essa medida, é contribuir para o meio ambiente em Porto Alegre\", disse o diretor presidenteda companhia, Antonio Lorenzi.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

A COVARDIA É O MEDO ACEITO; A CORAGEM É O MEDO DOMINADO.

Lecouve