Artigos Anteriores

FIERGS E FECOMÉRCIO- A REPERCUSSÃO

ANO XIV - Nº 007/14 -

MANIFESTAÇÕES

Diante das inúmeras manifestações que recebi a respeito dos comentários que fiz, há dois dias atrás, sobre as duas maiores entidades empresariais do RS (Fiergs e Fecomércio) preciso voltar ao assunto.

COMPROMETIMENTO DA FIERGS

Quanto à Fiergs, cujas mensagens foram em maior número, nenhum internauta discordou de que há um claro comprometimento do presidente da entidade com relação ao programa neo-socialista do governo Lula, e, por consequência, com o proposto pela candidata Dilma.

SILÊNCIO DA FECOMÉRCIO

E quanto à Fecomércio, um de seus diretores, com quem tive contato ontem, me garantiu que a entidade, em hipótese alguma, adotou a mesma linha observada pela Fiergs. Como o dirigente merece crédito aceito a observação, embora o mesmo tenha admitido, imediatamente, por haver um tímido, ou quase inexistente, relacionamento da entidade com a imprensa, a entidade colabora para todo tipo de especulação.

FARSUL

O fato de não ter comentado sobre as ações da FARSUL, não significa que não vejo a entidade como importante. Ao contrário, mesmo que não tenha um relacionamento mais estreito com o seu presidente, Carlos Sperotto, considero o mais corajoso e o mais transparente de todos. Sperotto, sem medo de errar, não faz bajulações. E se posiciona contra as invasões de terras mostrando a cara.

SUCESSÃO NA FIERGS

É certo que o processo sucessório ainda não foi deflagrado pelo atual presidente da Fiergs, Paulo Tigre. Enquanto isso ninguém fala abertamente sobre o assunto. Mas, de forma velada a movimentação nos bastidores já começou.

PÉSSIMO COMUNICADOR

O que se vê e o que se ouve, em todas as rodas empresariais, é que Paulo Tigre ficou marcado como um péssimo comunicador. Com a imprensa, o dirigente mostrou não ter o menor interesse de aproximação. Atenção: esta revelação me foi feita, à boca pequena, por vários dirigentes, inclusive os não candidatos à eleição.

MARCA DA FIERGS

Além disso, o constrangimento interno ficou ainda maior depois que o presidente da entidade resolveu apoiar a linha política adotada pelo governo Lula. O titular da Fiergs pode, e tem, inclusive, todo o direito de negar esta versão, embora já não consiga convencer a quem quer que seja do contrário. Quase todos os empresários, repito, deploram esta equivocada atitude de seu líder.

CONVERSAS DE BASTIDORES

Na segunda-feira, 02, na posse do empresário Gilberto Petry para mais um mandato no poderoso Sinmetal, eu e muitos outros saímos da festa com a clara percepção de que o mandato de Paulo Tigre está encerrado. Leve-se em conta que lá estavam todos os possíveis candidatos (já conhecidos embora não se declarem com tais) ao cargo para a eleição que acontecerá em maio de 2011.

CANDIDATOS

Astor Schmit, Gilberto Petry, Heitor Muller e Humberto Busnello são aqueles cujas candidaturas estão sendo mais cogitadas. É possível que um ou outro (ou todos) se mantenham e silêncio, para evitar constrangimentos ocasionais. Mas, de qualquer forma, um deles deverá ser o próximo presidente da Fiergs. Mais à frente informo quem é o mais cotado.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • DISCRIMINAÇÃO
    Ontem, o Senado aprovou a PEC 64/07 que amplia a licença à gestante de 120 para 180 dias. Na prática, se aprovada na Câmara, a lei vai aumentar a discriminação às mulheres que trabalham. Será que o movimento feminista vai deplorar a vantagem? Vamos ver...
  • MERCOSUL
    O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, retornou da Exposição de Palermo, em Buenos Aires, lamentando a falta de sintonia do governo argentino com os produtores do país vizinho. O clima é preocupante pelo desacordo que existe entre governo e produtores,afirmou Sperotto. Mais uma vez, nenhum representante do governo compareceu na cerimônia de abertura oficial da feira. Somente os representantes dos produtores estavam na tribuna e o presidente da Sociedade Rural Argentina, Hugo Luis Biolcati, foi o único a discursar para 40 mil pessoas. Que tal?
  • EXPOAGAS
    A edição deste ano da Expoagas, que acontece de 24 a 26 deste mes, no Centro de Eventos da Fiergs, simplesmente vai bombar. Estarão lá 320 expositores e serão realizadas inúmeras palestras. Mas o que mais está chamando a atenção nesta edição é a participação do ramo farmacêutico e das Lojas de Conveniência. O convite foi um belo gol da direção da AGAS
  • AGENDA 2020
    Nesta quinta-feira, 05, os voluntários da Agenda 2020 farão a entrega do caderno de propostas do movimento ao candidato José Fogaça. Às 9 horas, na Pólo RS (Avenida Augusto Meyer, 146).

FRASE DO DIA

PODE-SE ENFEITAR CORTESÃOS COM CONDECORAÇÕES, MAS NÃO PRODUZIR HOMENS.

N. Bonaparte