Artigos Anteriores

FICHA LIMPA - 2º TEMPO

ANO XIV - Nº 007/14 -

NO SENADO

Devidamente aprovado na Câmara, no início desta semana, o projeto Ficha Limpa já deu entrada ontem mesmo no Senado. Agora, dependendo do interesse dos senadores, e da rapidez da tramitação, caso o texto não sofra alteração ainda há a possibilidade do projeto valer para estas eleições. Tomara.

ESFORÇO DE TODOS

O envolvimento da sociedade como um todo foi fundamental para a obtenção desta primeira vitória. Se o mesmo esforço for mantido para este segundo tempo, a aprovação estará garantida. Mais: estaremos provando também que ao assumir posições firmes, de forma organizada, os resultados aparecem.

APROVAÇÃO JÁ!

Como nada está totalmente definido, ainda não é hora de cantar o Hino Nacional. Antes é preciso que todos continuem firmes, enviando torpedos, mensagens, cartas, etc., a todos os senadores. Precisamos da aprovação já. Urgente.

JUCÁ NÃO QUER

Esta posição firme é mais do que necessária porque o líder do governo Lula, o petista Romero Jucá, declarou alto e bom som, ontem, que não está disposto a dar celeridade ao projeto. Agindo, aliás, bem de acordo com seu perfil e de outros envolvidos com o mensalão. Afinal, quem gosta de mensalão não pode ser a favor de ficha limpa.

MENSALÃO

Ora, aqui entre nós, de sã consciência alguém ainda poderia esperar que algum petista, cujo partido se especializou em falcatruas tipo mensalão e outras do gênero, fosse a favor do projeto? Vamos entender, com clareza, que uma vez aprovado o Ficha Limpa poucos petistas poderão se candidatar.

CONTINUIDADE

Pois é, gente. Ou damos continuidade a nossa luta ou os senadores vão empurrar o projeto para sei lá quando. Mais do que nunca o projeto depende da continuidade da nossa atuação firme e decisiva. Não vamos, obviamente, entrar no melhor dos mundos com a aprovação, mas já é um bom começo.

CAPACIDADE

Sugiro que depois de aprovado o projeto Ficha Limpa devemos iniciar uma luta, nos mesmos moldes, por uma outra causa: exigir capacidade intelectual dos políticos. Não basta que o político seja tão somente decente. É preciso que seja capaz. Muito capaz. Afinal, um político incapaz, via de regra, gera prejuízos infinitamente maiores do que um político meramente corrupto.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ICMS
    A governadora Yeda Crusius assina decreto que reduz ICMS para o setor metalmecânico. O decreto concede diferimento parcial do pagamento de ICMS nas saídas internas de laminados planos destinados a estabelecimento industrial localizado no Estado para fabricação de vagões de carga para trens e de caixas de carga para vagões.
  • FIBRIA
    Nesta sexta-feira, 14, após o fechamento do mercado, a Fibria divulga seus resultados financeiros e operacionais do primeiro trimestre de 2010. A teleconferência em português para discussão dos resultados será na segunda feira, dia 17, às 14 horas.Também amanhã, 14, às 10h, a Celulose Riograndense fará a entrega de 600 mil folhas de papel A4 e 90 mil cadernos escolares à diretoria da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Loureiro da Silva (R. Capivari, 1.999 - bairro Cristal/Porto Alegre).
  • GRÊMIO
    A partir de amanhã, 14, a torcida tricolor que passar pela Freeway, no km 290, já poderá ver de perto um dos maiores símbolos do Projeto Arena do Grêmio, que começa a sair do papel.
  • RESULTADOS
    O Banrisul comunica que fará a divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre de 2010 amanhã (14).

FRASE DO DIA

O adiamento é a arte de manter o ontem.

Don Marquis