Artigos Anteriores

FESTEJANDO ALGUMA COISA IMPORTANTE

ANO XIV - Nº 007/14 -

FALTA MUITO

Francamente, ainda não consegui entender como foi possível a aprovação da Lei de Responsabilidade Fiscal. O PT, que conseguiu impedir a existência de várias outras leis e reformas importantes para o Brasil, também fez gato e sapato para evitar a aprovação da LRF. Não conseguiu tal proeza, apesar do grande esforço despendido. E agora se penitencia. Isto não basta. É preciso muito mais. A LRF não resolve tudo e falta muito comportamento moral para que as coisas melhorem, mas precisamos, mesmo assim, festejar o 5º aniversário desta ainda incompleta Lei.

MEA CULPA INSUFICIENTE

Mesmo que Palocci tenha feito o - mea culpa-, em nome próprio e do partido, o que é sempre elogiável, faltou, entretanto, o mesmo gesto de arrependimento com relação a muitos outros projetos de reformas que acabaram enterrados pela forte negação e enorme mobilização do PT. Se hoje estamos festejando a existência da LRF, que inexplicavelmente consegui ficar fora da fúria e da resistência do PT, outras leis de grande importância não podem ser festejadas. Cabe, para essas, que lhes sejam enviadas flores de aniversário de morte por aborto.

OPERANDO A DECISÃO

Avisem ao governador Rigotto, aos políticos em geral, e, inclusive a muitos empresários, de que o preço do dólar frente ao real continua sendo uma resultante da atitude dos exportadores que insistem em se desfazer rapidamente da moeda norte-americana. Convencidos de que há sempre mais espaço para desvalorização, forçam mais a queda pelo tamanho da oferta. Se você fosse governo, e mesmo que quisesse formar mais reservas, crê que deva fazer isto quando a curva de preços da moeda é descendente? Ou espera mais um pouco para melhorar as contas do país? Decida.

RECONHECIMENTO

Estamos ainda cheios de impunidade e muito longe de ver muitos crimes serem combatidos. Mas é também inegável que está havendo alguma mudança no cenário. Não há um dia sequer que não se tem notícias sobre apreensão de drogas, mercadorias contrabandeadas e descobertas de corrupção ou desvio de dinheiro público. Felizmente, neste mar de crimes, o trabalho da Policia Federal está aparecendo com muita competência e precisão. Muita coisa ainda precisa ser descoberta e flagrada, mas é importante o reconhecimento e o elogio pelo trabalho demonstrado. Parabéns.

REFORMA?

As informações que nos chegam é de que o Congresso deve VOTAR a Reforma Tributária ainda neste mês de maio. Aí é que mora a grande desinformação. Não se trata de uma Reforma Tributária, coisa que precisamos junto com uma Reforma Fiscal. Na realidade estamos diante de uma possível aprovação de uma mudança no ICMS. Não chega a ser uma reforma no tributo, mas uma simplificação que atinge um único imposto e que será mais caro para os brasileiros. Por favor, gente, não aceitem facilmente a palavra - reforma - desta forma.

INSTITUTO FEDERALISTA - 1

O IF Brasil Instituto Federalista, com sede em São Paulo, acaba de lançar seu novo site - www.if.org.br - inaugurando uma nova etapa dentro de seus objetivos. A instituição pretende ampliar a difusão cultural sobre o federalismo pleno das autonomias estaduais, nos campos tributário, judiciário, legislativo e administrativo, como única forma de resolver os cada vez mais graves problemas do País.

INSTITUTO FEDERALISTA - 2

\\\"Sublata causa, tollitur efectus\\\" - suprimida a causa, eliminam-se os efeitos - é o lema da instituição, cuja proposta é reconstruir e replanejar o País, através de IFs estaduais e municipais, considerando um ambiente de descentralização plena dos poderes, hoje encastelados em Brasilia. Os IFs estaduais e municipais operarão como franquias, porém com plena autonomia para replanejarem suas localidades de acordo com as próprias potencialidades e características, com gente que conhece a sua própria realidade. É um projeto e tanto!

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INFORMAÇÃO
    Durante todo o dia de hoje, 5, amanhã, e sábado, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), da Prefeitura de Porto Alegre, estará com um quiosque no terceiro andar do Moinhos Shopping informando a população sobre as obras do conduto Álvaro Chaves-Goethe, que iniciaram nesta segunda-feira. Mapas com as ruas que sofrerão a intervenção, folders explicativos sobre a obra e com alternativas de vias estarão à disposição da comunidade.
  • DEBATE
    Amanhã, 06, estará em Porto Alegre, o Ministro de Tribunal Superior do Trabalho, Dr. Gelson de Azevedo e o Presidente do TRT, Juiz Fabiano de Castilhos Bertolucci, debatendo sobre a Ampliação da Competência da Justiça do Trabalho e Reforma Sindical. O Seminário está sendo promovido pelo Sincopeças-RS com o apoio da AMATRA, Femargs e Sistema Fecomércio-RS. O Evento se realizará na sede do Sincopeças, Avenida Paraná, 2435.
  • GOVERNANÇA CORPORATIVA
    Uma visão geral sobre o Mercado de Acesso ? novo segmento de negociações, concebido para estimular a listagem de empresas que pretendam acessar o mercado de capitais de forma gradual é um dos temas que será abordado na reunião-almoço do Instituto de Governança Corporativa - Capitulo Sul. Dia 12 às 12h na Fiergs.
  • HAPPY BUSINESS
    Varejo de Baixa Renda: Oportunidades e Desafios é o tema do Happy Business marcado para a próxima quinta, dia 12, às 8h30min, na ADVB (Rua Celeste Gobatto,s/n°). Juracy Parente, coordenador do Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas, vai falar sobre o assunto com José Resende, diretor da Shopping Brasil.

FRASE DO DIA

A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original.

Albert Einstein