Artigos Anteriores

FASCÍNIO PELA LIBERDADE

ANO XIV - Nº 007/14 -

SÉRIE ENCERRADA

Encerro hoje esta curta série de editoriais que escrevi sobre a Flórida, notadamente sobre Naples, que mereceu um tratamento muito especial. Mas, antes de me despedir desse local mágico ainda passo por Miami, Fort Lauderdale e Boca Raton para visitar amigos e desfrutar das delícias que os EUA oferecem aos seus moradores e visitantes.

AR AMERICANO

Lugares bons para morar, trabalhar, estudar e se divertir existem muitos pelo mundo afora. Inclusive no Brasil. No entanto, sem qualquer ponta de exibicionismo, já na primeira vez que coloquei os pés em solo americano, gostei muito daqui. Foi, certamente, o ar de liberdade que me encheu os pulmões tão logo respirei este ar.

O COLETIVO E O INDIVIDUAL

Confesso que isto foi decisivo para vir a me tornar um liberal convicto. Desde o primeiro contato com o povo dos EUA me tornei absolutamente intolerante com todos aqueles que adoram decidir sobre a vida alheia. Desde cedo entendi que o COLETIVO me fazia ser dependente. Ficou claro, a partir de então, que não existe nada melhor do que ser e agir INDIVIDUALMENTE.

LIMITE DA LIBERDADE

Mesmo que o discernimento já me sacudia a mente e me deixava mais acordado, o fato de ser responsável pelos meus próprios atos já me obrigava a entender que a liberdade cessa, imediatamente, quando ela se torna uma ameaça à liberdade alheia. Aí o limite que muita gente não consegue perceber e acaba confundindo tudo.Daí, portanto, explico este fascínio que nutro pelos EUA.

ECONOMIA

Além do mais, a economia americana já começa a dar novamente o ar de sua graça. Os indicadores estão se movendo devagar, é verdade, mas de forma segura para onde aponta o desenvolvimento e a prosperidade. Tudo sem intervenção governamental, o que garante que o caminho certo é esse. Simplesmente esse, gente.

EDUCAÇÃO

Na área da Educação , considerado no mundo todo e fora dele como a mola mestra do SOCIAL, da CULTURA e do COMPORTAMENTO, aí é de arrepiar. O governo, aliado às fundações e instituições de ensino de todos os tipos e graduações tomou a iniciativa de avançar fortemente no campo da NEUROCIÊNCIA. É hora, portanto, do cérebro americano funcionar mais e melhor, para garantir um diferencial decisivo na comparação com os outros povos.

SONY OPEN

Bem, como a Semana Santa está começando amanhã vou tratar de curtir o feriadão de Páscoa da melhor maneira possível. Uma delas já está garantida por alguns amigos que, gentilmente, me ofereceram os convites para assistir, em camarote VIP, o espetacular SONY OPEN de TENIS, em Miami, no Key Biscayne. Aliás, o Itaú é um patrocinador master do evento.Ontem, por exemplo, tive a oportunidade de assistir a vitória de S. Williams sobre a excelente Na Li. Maravilha. HAPPY EASTER!

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ALÔ TRIBUTO
    Os usuários dos serviços de telecomunicações pagaram no ano passado R$ 61 bilhões em tributos, que incidiram diretamente sobre o cidadão e impactaram os preços dos serviços em 47%. Que tal?
  • FMI EMERGENTE
    Os ministros de finanças do Brics - formado por Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul - aprovaram ontem um acordo de contingenciamento de reserva comum no valor de US$ 100 bilhões. O acordo prevê a criação de um fundo de reservas destinado a socorrer os países do grupo em caso de crise de liquidez. Uma espécie de FMI EMERGENTE.
  • SEM PARAR
    O IPC-S de 22 de março de 2013 registrou variação de 0,78%, ou seja, 0,15 ponto percentual acima da taxa divulgada na última apuração. Cinco das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação.
  • DCS
    Após 27 anos de atuação no mercado publicitário gaúcho, a DCS fecha suas portas amanhã, 28. O presidente Antônio D?Alessandro reuniu os funcionários para informar que a iniciativa é resultado de uma decisão dos acionistas.

FRASE DO DIA

PARA ALCANÇAR A FELICIDADE BASTA AMAR E SER AMADO.

George Sand