Artigos Anteriores

FALTA EDUCAÇÃO E SOBRA ESTUPIDEZ

ANO XIV - Nº 007/14 -

PIB NEGATIVO EM 2012?

Ainda faltam quatro meses para o enceramento de 2012. O que me preocupa é que este prazo pode ser suficiente para que o PIB brasileiro feche o ano no negativo. A minha dedução é lógica: basta o Boletim Focus, do BC, continuar mostrando, semanalmente, números cada vez menores para o crescimento da nossa economia. Ontem, por exemplo, saiu a mais recente previsão: 1,64%.

IRRESPONSABILIDADE AVANTAJADA

Lembram que no início do ano, o Sinistro Mantega, dentro de sua interia e avantajada irresponsabilidade, dizia que a economia brasileira deveria crescer 4,5%? Por coincidência ou preferência numérica, trata-se do mesmo índice que previu para 2011 (que acabou fechando em 2,7%), e que de forma apaixonada também repete para 2013. Que tal?

LEGIÃO DE ILUDIDOS

Não é de se estanhar. Afinal, os governos Lula/Dilma seguem piamente a máxima de Joseph Goebbels - de que uma mentira repetida várias vezes tem grandes chances de se tornar uma verdade. Assim é de se supor que a legião de iludidos frenéticos, que garantem enorme aprovação do governo, acreditam na história de que a economia brasileira vai muito bem. E que vai melhorar ainda mais com medidas conjunturais (de curto prazo). Pode?

TRAGÉDIA EDUCACIONAL

Examinando o comportamento de importantes índices que por sinal são aqueles que dão sustentação ao PIB (Índice de desempenho da economia), vejam o que acontece. Começando pelo INDEB ? Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, a tragédia é total. Não tem similar na história. Pelo que dizem os números, a educação nunca foi tão ruim no país.

OUTROS ÍNDICES

Um outro índice, que nada mais é do que a consequência do INDEB, é o IDH ? Índice de Desenvolvimento Humano. Se não cabe o mesmo adjetivo é por detalhe. Outro mais: O IT - Índice Tributário. Aí a palavra ESCÂNDALO é a mais apropriada. Não há economia que possa crescer com tamanha carga tributária.

DISCERNIMENTO DOS LEITORES

Como os leitores/assinantes do Ponto Crítico tem discernimento suficiente, não preciso ir adiante. Tudo aquilo que emperra o nosso crescimento é explicado, basicamente, 1- pela fantástica falta de educação; 2- pelo extraordinário excesso de estupidez governamental; e, 3- enorme corrupção.

COMPETITIVOS

Observem que os países que estão apresentando um bom crescimento econômico neste grave período de crise mundial, só chegaram a tanto porque resolveram ser competitivos. Pensam e agem, portanto, de forma inteligente (educação) e correta (menos carga tributária), tirando os obstáculos que dificultam o caminho dos bons resultados. Só isso.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IPC-S
    O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) de 31 de agosto de 2012 registrou variação de 0,44%, 0,10 ponto percentual (p.p.) acima da taxa divulgada na última apuração. Seis das sete capitais pesquisadas registraram acréscimo em suas taxas de variação.
  • BICICLETAS
    A prefeitura, por intermédio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), anunciará hoje, 4, a empresa vencedora do edital para o serviço de aluguel de bicicletas na Capital. Ao todo, cinco empresas apresentaram propostas de interesse para operação do serviço. Os usuários do sistema de aluguel serão atendidos por, no mínimo, 250 bicicletas e o deslocamento dos ciclistas acontecerá a partir de 30 estações.
  • MPE BRASIL
    O prazo para que micro e pequenas empresas (MPEs) concorram na 19ª edição do Prêmio MPE termina dia 14 de setembro, através do questionário de autoavaliação. Os empreendedores podem registrar sua participação gratuitamente pela internet, no endereço www.premiompe.sebrae.com.br, ou pelo formulário impresso, disponível nas regionais e pontos de atendimento do Sebrae/RS.
  • ICOM
    O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getúlio Vargas recuou 4,0% no trimestre findo em agosto de 2012, em comparação ao mesmo período de 2011, ritmo abaixo do observado em julho (-3,4%).

FRASE DO DIA

Quem não sente a ânsia de ser mais, não chegará a ser nada.

Miguel De Unamuno