Artigos Anteriores

FALTA DE VISÃO

ANO XIV - Nº 007/14 -

POUCO CONVENCIDO

Ainda não estou totalmente convencido de que o próximo governador do RS deixará de enviar novo projeto à Assembléia Legislativa pedindo a prorrogação das atuais alíquotas de ICMS sobre combustíveis, telefonia e energia. As contas públicas, a despeito da LDO aprovada recentemente, não se equilibram em 2007 sem: 1- um decisivo corte nas despesas (o que deveria ser feito); ou, 2- um aumento da receita.

A PREFERIDA

O aumento da receita acontece por duas formas distintas e/ou complementares: 1- pelo aumento da atividade econômica (que por si só aumenta a arrecadação fiscal); ou, 2- pela via do aumento dos impostos (sempre a grande preferida dos péssimos governantes gaúchos).

CONVITES RIDÍCULOS

Mesmo convencidos de que o atual governante mais se preocupou em elevar alíquotas de ICMS sobre o que mais promove arrecadação, o curioso é que ainda o convidam para inaugurações, cafés da manhã, almoços e outros eventos mais. Qual a razão? Que tipo de exemplo o governo nos tem dado sobre a forma de melhor administrar? Isto só pode ser coisa de puxa-sacos e analfabetos funcionais. Sai dessa!

SÓ TRÊS

Para deixar bem claro, a realidade no RS é a seguinte: o ICMS sobre combustíveis, telefonia e energia elétrica (só estes três) é praticamente insonegável. E mais: além de não dar trabalho algum para ser arrecadado, o valor cobrado é impressionante, uma vez que representa mais de 60% do total da arrecadação do Tesouro do Estado.

REFORMA FISCAL E TRIBUTÁRIA

Ora, para pessoas minimamente providas de discernimento, uma pergunta se impõe: com esta forma concentrada e simplificada (são só três produtos e/ou serviços) faz-se necessária a existência de fiscais de ICMS no RS? Como é tão simples e eficaz a arrecadação do principal, porquê os demais produtos e serviços não usam uma forma idêntica de tributação?

MANTER A MÁQUINA

A resposta simples e direta: porque, antes de tudo, é preciso manter a máquina pública, os funcionários, gente. Isto explica por si só os porquês da falta de uma reforma tributaria. Pau neles!

DIA DO PACTO

O levantamento parcial do Dia do Pacto aponta para uma média de 17 mil votos em cada um dos três temas definidos para votação, considerados prioritários pela população gaúcha para o Estado enfrentar a crise. Até as 17h30 de ontem, 25, 87 câmaras de vereadores já haviam enviado à Assembléia Legislativa as planilhas com o resultado da consulta. No tema que trata do déficit estrutural e crise financeira foram computados 17.706 votos. As três diretrizes mais votadas foram o controle das contas públicas, a estabilização dos gastos dos poderes e a implantação do teto remuneratório. Já o item modernização da gestão pública, somou 17.470.

CLARO

Depois de três anos no Brasil, Luis Cosio assumirá novas responsabilidades na América Móvil, além de continuar fazendo parte do Conselho de Administração da Claro.

BRECHÓ

Peças novas e preços a partir de R$ 2,00 marcarão o último brechó promovido pelo Instituto do Câncer Infantil do RS (ICI-RS) antes da realização do McDia Feliz, em 26 de agosto. O brechó acontecerá no próximo sábado, 29, e disponibilizará ao público roupas, sapatos e acessórios, masculino e feminino. A atividade acontecerá no Centro de Apoio do Instituto (Rua Francisco Ferrer, 276, bairro Rio Branco), das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia. Os valores obtidos com o brechó são investidos na manutenção do gabinete odontológico e na compra de alimentos perecíveis para a assistência às famílias dos pequenos pacientes. Informações no site www.ici-rs.org.br ou pelo fone (51) 3331-8704.

DIA DOS PAIS

Para comemorar o Dia dos Pais, a Rede Bourbon Shopping preparou o cartão de brinde instantâneo. A partir de R$ 50,00 em compras, o cliente pode apresentar suas notas fiscais e ganhar cartões premiados. Entre os brindes está o CD \"Emoções\", do pianista e arranjador Eduardo Lages, que trabalha há mais de 28 anos ao lado de Roberto Carlos. Eduardo reuniu neste CD os maiores sucessos do Rei, substituindo os vocais por piano e instrumentos de sopro, bateria e violão. O período da promoção será de dois a 13 de agosto e os postos de troca estarão localizados no Bourbon Shopping Assis Brasil, Country, Ipiranga, São Leopoldo e Bourbon Canoas. As notas fiscais dos hipermercados, estacionamento e quiosques não são válidas para a promoção.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

O otimista vive com uma grande confiança na má sorte dos outros.

L.Felipe Angell