Artigos Anteriores

FALTA DE OTIMISMO?

ANO XIV - Nº 007/14 -

MENSAGENS

Desde os primeiros sinais do desaquecimento da economia global, que dia após dia se mostra mais presente, a cada artigo que escrevo sobre o tema recebo, imediatamente, dezenas de mensagens pedindo mais otimismo sobre o nosso futuro.

FINGIR

De antemão parece ficar claro, pela reação demonstrada, que muitos leitores não foram educados para lidar com a realidade dos fatos. Para esses, notícia ruim sobre qualquer assunto, ao invés de servir de alerta ou promover uma reação firme para tentar neutralizar imediatamente o problema, o melhor remédio é fingir. Basta dizer que tudo vai acabar bem. Maravilha, não?

MUNDO DA FANTASIA

Ora, preferir uma notícia falsa, um diagnóstico errado, imaginando que aí está a chave da felicidade, já evidencia que o mundo parece outro. O mundo da fantasia, onde tudo que é ruim não tem como prosperar.

DEDOS CRUZADOS

É preciso entender que, otimismo puro e simples, como manifestação de vontade, não passa de enorme tolice. Como se alguém que, por não ter gostado do final do filme que assistiu resolve ver a reprise com os dedos cruzados, torcendo por um outro final mais feliz. Ora, vamos lá, gente: só pode ser otimista correto e consciente aquele que sabe quais as ferramentas que dispõe para obter algum sucesso.

LEI DAS PROBABILIDADES

Portanto, todo dito otimista que não calcula ou projeta a mínima probabilidade de ocorrência dos fatos, não passa de um tolo. Um sonhador que depende e acredita excessivamente na sorte. É aquele que arrisca com grandes chances de se dar mal.

CAUSA E EFEITO

Este raciocínio, certamente, da mesma forma e nas mesmas condições, vale para o pessimismo. Portanto, otimismo sem conhecimento de causa e efeito é coisa de sonho de desesperados, que recusam aceitar e conhecer a realidade.

REFORMAS

Aos caros leitores que gostariam, como eu, de ver o Brasil sair desta crise com um mínimo de arranhões, proponho que façam aquilo que mais tenho feito: exijam, já, as reformas da Constituição (sempre adiadas), as quais são agora mais do que necessárias. Neste momento sério só uma grande manifestação popular, inteligente e objetiva, exigindo menos desperdicio de dinheiro dos contribuintes é o que poderia trazer algum otimismo. Venho pregando esta oração desde o primeiro artigo, há sete anos. Ou seja: sou, sim, um otimista responsável. Sei por onde poderemos ter algum sucesso. Isto não pode ser confundido com pessimismo. O que me faz pessimista é a real passividade, onde muitos brasileiros se comovem pedindo paz no Conflito de Gaza, e jamais se manifestam para exigir uma postura decente, honesta e mais justa por parte dos nossos governantes.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • AS FARC PODEM?
    Três crianças morreram e 12 pessoas ficaram feridas na terça-feira em um ataque das Farc com mísseis de fabricação caseira e armas de longo alcance contra o quartel da polícia de uma cidade do sudoeste da Colômbia, informaram autoridades locais. Alguem vai se manifestar por aqui?
  • INCENTIVO
    O governo quer incentivar a produçao e o consumo? Vejam só: a energia elétrica, básica para a produção, paga de impostos 45,81% (quase metade da conta de luz). O tijolo comum, base da construção civil, paga 34,3%. Na educação é mais triste ainda: a caneta esferográfica paga 48,69% de impostos, mais que um condicionador de cabelo (47,01%), pouquinho a menos que a cerveja (56,9%). O lápis, 36,19% e a mensalidade escolar é onerada em 37,68%. Ótimo, não?
  • CURSOS DE VERÃO
    Marketing para Comunicadores, Marketing Político e Marketing de Serviços estão entre os cursos que serão aplicados pela ColetivaEAC ? Centro de Estudos Avançados em Comunicação, Marketing e Opinião Pública durante o período de verão. As aulas deverão começar na segunda quinzena de janeiro, com encontros sendo realizados à noite, de segunda a quinta-feira. Mais informações estão disponíveis no site www.coletivaeac.com.br ou pelo telefone (51) 3331 5278.
  • LIQUIDAÇÃO
    A partir desta quarta-feira, 14, o shopping Iguatemi Porto Alegre aposta no incremento das vendas com o lançamento da sua tradicional liquidação de verão, o Corta-Corta Iguatemi, que segue até o próximo sábado, 17. Cerca de 95% dos lojistas aderiram à promoção, que terá descontos de até 70% nos mais diversos produtos e serviços

FRASE DO DIA

DIAS PRÓSPEROS NÃO VEM POR ACASO; NASCEM DE MUITA FADIGA E MUITA PERSISTÊNCIA.

Henry Ford