Artigos Anteriores

FALHA DE COMUNICAÇÃO

ANO XIV - Nº 007/14 -

LEITORES CONTRARIADOS

Nos últimos dias recebi algumas mensagens de leitores que se mostram contrariados quanto à minha constante recusa em enxergar qualquer ponta de felicidade no horizonte de 2016. Da mesma forma, aliás, como me manifestei ao longo de 2015.

PUXÃO DE ORELHA

Pois, antes de tudo vou deixando bem claro que gostei muito do –puxão de orelha-. Críticas e comentários deste tipo se constituem em peças extremamente valiosas e proveitosas para que me esforce para melhorar a minha (falha) comunicação. Afinal, aos olhos dos leitores, como se percebe, alguma coisa não ficou bem esclarecida, como imaginei.
 

FOCO

Sem qualquer pretensão de me defender julgo importante um esclarecimento, que parece não ter ficado claro nos meus editoriais: as minhas críticas, opiniões e avaliações se restringem, basicamente, às questões que envolvem a ECONOMIA DO NOSSO PAÍS, com repercussão no SOCIAL COLETIVO. Ficam, por consequência, fora das minhas análises e comentários tudo aquilo que diz respeito às relações interpessoais (família e amigos). 

2015- RAZÕES PARA O FRACASSO

Quando afirmei, centenas de vezes, que o ano de 2015 seria desastroso para a nossa pobre economia, em todas as minhas análises expus, exaustivamente, as razões que nos levariam a tanto. Mais: tratei sempre de desmentir os nossos governantes populistas, que se aproveitam da inocência e do despreparo do povo para produzir resultados catastróficos.

INFELICIDADE ECONÔMICA E SOCIAL

Da mesma forma, na medida que nos aproximávamos de 2016, continuei fazendo alertas sobre a continuidade da INFELICIDADE ECONÔMICA DO PAÍS, com forte repercussão no SOCIAL. Mais: disse, e repito, que tudo que está acontecendo foi arquitetado nos mínimos detalhes pelo PT, sob o comando do ex-presidente Lula e da presidente Dilma.  

FATO DOMINANTE

É óbvio que no ambiente familiar e nas redes de relacionamento de amizade todos devem fazer o máximo possível para não deixar que esta CRISE seja o fato dominante. É preciso festejar a saúde, a inteligência, a persistência, a racionalidade e o equilíbrio mental. Precisamos contar com estes ingredientes importantes para poder superar as dificuldades do nosso dia a dia.

MENTINDO COMO NUNCA

Na expectativa de que a minha comunicação tenha ficado mais clara volto a afirma: a ECONOMIA BRASILEIRA vai enfrentar um ano muito triste, com resultados extremamente preocupantes. Entretanto, de todo o coração faço votos que no ambiente familiar e de relacionamento pessoal o 2016 seja um ano feliz, com muita saúde. Mesmo neste ESTADO DE EMERGÊNCIA, como quer e deseja o péssimo governo DILMA-PEDALADA ROUSSEFF, que não por acaso iniciou o ano MENTINDO COMO NUNCA. 

  

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • SEM MILAGRE

    Ontem, o Tesouro Nacional informou que EMITIU R$ 40 bilhões em títulos da União. TAL EMISSÃO, para que fique bem claro, foi mais uma etapa no processo de pagamento das pedaladas fiscais (atrasos nos repasses de recursos do Tesouro para bancos públicos e para o FGTS). Ou seja, milagre só existe mesmo na Bíblia.

     

  • SUPERMERCADOS

    O cenário de instabilidade político-econômica que marcou o encerramento de 2015 não diminuiu o ímpeto dos gaúchos nas comemorações de final de ano. Depois de registrarem um crescimento nominal de 1,5% nas vendas de Natal, os supermercados do Estado cresceram 1% nas vendas de Ano-Novo, em valores não deflacionados, na comparação com a data no ano passado.

    Dentro do esperado, o resultado foi puxado pela maior ocorrência de festas em conjunto, que reuniram familiares e amigos na virada do dia 31 de dezembro e permitiram uma divisão das compras entre os participantes. O balanço é do presidente da Associação Gaúcha de Supermercados, Antônio Cesa Longo, que destaca as vendas de lentilha e de cortes suínos de carne como hábitos de consumo em crescimento.

  • MISSÃO EMPRESARIAL

    O prazo de inscrições para a Missão Empresarial que irá levar os lojistas do setor de vestuário e calçados associados ao Sindilojas Porto Alegre para a Fenin Fashion Gramado está acabando. Em sua 20ª edição, a Feira irá mostrar as tendências para o outono/inverno 2016 com mais de 600 expositores e mais de 2.000 mil marcas. Os associados à Entidade participam do evento com condições especiais.

    A missão ocorre nos dias 19 e 20 e o pacote inclui visita técnica guiada, ingresso da feira, transporte terrestre e hospedagem, com limite de até 2 pessoas por CNPJ associado. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail (relacionamento.beneficios@sindilojaspoa.com.br) até o dia 8 de janeiro. 

FRASE DO DIA

Imagine uma nova história para sua vida e acredite nela.

Paulo Coelho