Artigos Anteriores

EXCESSO DE ALÇADA

ANO XIV - Nº 007/14 -

VOCÊ CONTRATARIA?

Em qualquer enquête que se faz, até aquelas em mesas de bares, há uma conclusão clara: ninguém daria tanta alçada para uma pessoa como o PT conferiu a Delúbio Soares. É impossível tal procedimento administrativo até mesmo para quem é dono de alguma empresa. Bem, se isto é questão fechada, pergunto: você contrataria para gerenciar o seu negócio alguém com o perfil de Delúbio? Ou alguém com perfil de José Genoino, que declara desconhecer o que acontecia no seu PT, onde ele era o presidente? Ou alguém como José Dirceu, que se diz estarrecido com o que tomou conhecimento pela imprensa?

IMPEACHMENT

De antemão já conheço as respostas de todos que tem algum tino. Pois bem, estas são as pessoas que estão à frente da administração do Brasil. Você entende que gente assim, da mesma fôrma, deve continuar à frente dos negócios que todos nós? Se alguém ainda responde afirmativamente deve estar louco. Ou gosta de ver o seu projeto falir. E ainda tem gente que não quer o impeachment. Entre ficar com dois tontos no governo, prefiro a unidade. Fico só com José Alencar.

A ENGENHARIA

As CPMIs da Fraudes ? Correios e Mensalão ? já cumpriram seus papéis. Daqui para frente, mesmo com novos depoimentos, nada de mais significativo deverá acontecer. O número de envolvidos pode aumentar, mas as explicações serão sempre as mesmas, ou seja, todos dirão que o dinheiro sacado era para gastos de campanha. Como ninguém mais acredita nisto, todos nós já entendemos que o dinheiro foi mesmo para o bolso dos safados. Só falta saber como ele foi produzido, para que fosse entregue aos marginais. Falta, portanto, a engenharia, a forma de transformação do dinheiro limpo ? dos contribuintes, que são os donos das estatais -, em dinheiro sujo. Aí é prender todos e queimá-los em alto mar. Só isto.

INTERVENÇÃO INCRÍVEL

A Justiça Federal de Brasília suspendeu, ontem, por meio de liminar, a cobrança da assinatura básica mensal da telefonia fixa. Uma legítima quebra de contrato. Coisa muito perigosa e que só aumenta o risco-país. Contratos, gente, são para serem cumpridos. Quando vencido o prazo contratual, tudo pode e até deve ser negociado. Antes, não. Aí é ditadura, autoritarismo.

CUIDADO

Portanto, chamo a atenção dos assinantes mais afoitos, os que estão festejando a liminar, que as conseqüências não serão favoráveis para qualquer pessoa. Alguém vai pagar esta conta. Provavelmente, caso mantida a proibição, pelo aumento da tarifa de uso. Ou há outra forma? A assinatura básica representa, hoje, uma receita mensal de aproximadamente R$ 2 bilhões para as concessionárias de telefonia fixa. Como as empresas ficarão sem esta importante receita? Assim vamos ficar sem telefonia.

ILUSÃO

Os Estados e municípios, como é sabido, devem mais de R$ 440 bilhões à União, resultantes do programa de renegociação das dívidas. Um esqueleto fantástico que representa mais de 40% da dívida total do país. Pois, mesmo assim, alguns governadores, que só olham para seus umbigos, querem mudar o indexador como se o problema se resolvesse por aí. Ora, vamos deixar de ser tontos. O risco-Brasil só pode aumentar caso houver êxito por parte dos reclamantes. É duro. Tem gente que acredita em mágicas. Mas, atenção: na mágica, o elefante não desaparece da sala ao toque da vara do mágico. Ele simplesmente troca de ambiente, iludindo a platéia. Esta proposta dos governadores é pura ilusão.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • POVOS INDÍGENAS
    As inscrições para o Fórum Internacional Povos Indígenas, que se realiza de 11 a 14 de agosto na PUCRS, estão abertas. Interessados em participar dos painéis, oficinas, seminários e demais atividades que integram o evento, que propõe amplo diálogo institucional e interdisciplinar sobre a cultura indígena, devem enviar e-mail para proex@pucrs.br ou inscrever-se, através do site www.pucrs.br/cocama/povosindigenas.
  • FORMAÇÃO DE LIDERANÇA
    Acontece hoje e amanhã, 3 e 4, o quarto curso de Formação em Liderança para organizações sociais (creches, asilos, albergues, etc), promovido pela ONG Parceiros Voluntários, no 3° andar da sede da Federasul (Largo Visconde de Cairu, 17 - Palácio do Comércio).
  • PÓS GRADUAÇÃO
    Estão abertas as inscrições para a segunda turma do curso de Pós-Graduação de Marketing em Agribusiness, do I-UMA - Instituto Universal de Marketing em Agribusiness. O inicio das aulas será próximo dia 23 de setembro, em Porto Alegre. O programa desta especialização, possibilita o desenvolvimento de competências críticas e estratégicas com ênfase no marketing, na comercialização, negociação e no business de todo o processo da cadeia produtiva do agronegócio. As aulas serão somente em finais de semana, alternados, as sextas-feiras a noite e sábados durante o dia.
  • PALESTRA
    Café da Manhã com Palestra sobre o tema \"OS DOIS LADOS DA TAXA DE CÂMBIO\" que será abordado pelo Sr. Fernando Ferreira, Sócio Diretor da Global Invest. O Café da Manhã com Palestra acontece no dia 10 de agosto, às 8:30h, no Hotel Rayon - Rua Visconde de Nacar 1424 - Centro - Curitiba. A confirmação de presença impreterivelmente vai até o dia 08.08.2005, pelo e-mail: ahkcuritiba@ahkbrasil.
  • SEMINÁRIO
    Abordar a vida, a obra, as viagens, os personagens de Érico Veríssimo sob diversas óticas e estimular diferentes leituras. Está será a missão dos 16 palestrantes entre escritores, poetas, professores e jornalistas de diferentes regiões do Brasil, que entre os dias 8 a 12 de agosto participarão do seminário ?Érico Veríssimo 100 anos ? Leituras e Perspectivas?. A iniciativa é do Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, onde o seminário ocorrerá.As inscrições podem ser feitas na sede do Centro (Rua dos Andradas, 1223. Fone: 3226 7974)
  • HIGH TECH
    A Calçada da Fama, tradicional ponto fashion do Moinhos de Vento vai virar high-tech. A Digimport abre oficialmente suas portas ao público hoje, 03, na Padre Chagas com Hilário Ribeiro. A loja é especializada em áudio, vídeo, games e componentes de última geração para PCs, alguns ainda inéditos no Brasil. E tem um cyber café e um lounge, onde os clientes poderão levar seus notebooks, acessar a internet, receber e enviar e-mails através da tecnologia wireless.

FRASE DO DIA

O SUCESSO SÓ SE MANTÉM QUANDO VEM AOS POUCOS.

Rolim Amaro