Artigos Anteriores

EU SOU PONTO CRÍTICO!

ANO XIV - Nº 007/14 -

ATENTADO TERRORISTA

O assunto dominante no mundo todo, desde a manhã de ontem, é o grave ataque terrorista contra o jornal francês, Charlie Hebdo, que resultou não só em várias mortes de jornalistas/cartunistas, mas, de um severo e triste golpe contra à humanidade e à liberdade.

JE SUIS CHARLIE?

Preocupado e fortemente comovido com o grau de frieza e violência contra a -liberdade de expressão-, como que querendo me solidarizar com o universo daqueles que, naturalmente, repudiam atitudes do tipo, também fiquei me perguntando: - Eu sou Charlie?

SOU PONTO CRÍTICO!

Pois, em parte, a minha resposta é -SIM!- Porém, como comunicador estritamente opinativo, individual, e ex-presidente do Clube de Editores e Jornalistas de Opinião, prefiro ser e continuar sendo -PONTO CRÍTICO!-

Como tal, como muitos leitores sabem, já fui alvo de inúmeras ameaças, ainda que, felizmente, em grau menor de terrorismo, como esse que assistimos ontem.
 

PERGUNTEM AO LULA, DILMA E BERZOINI

Como o Brasil vive, desde o momento em que o PT chegou ao governo central, um período incessante de tentativas de cerceamento à liberdade de expressão e de imprensa, diante do grave atentado ao jornal Charlie Hebdo, a tal pergunta -Você é Charlie?-deve ser feita, tanto ao ex-presidente Lula quanto à presidente Dilma Neocomunista Rousseff e seu ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, que voltou a insistir em controlar os meios de comunicação ao modo bolivariano.

PREGAÇÃO MENTIROSA

Vale lembrar que Lula quis por que quis criar o Conselho Federal de Comunicação, com o propósito de fazer valer aquilo que só interessa ao governo. Dilma, por sua vez, para tentar desviar a atenção da sociedade ignara,  prega, disfarçada e mentirosamente, que apoia a liberdade de expressão.  

BEM FEITO!

Ainda que já tenha feito referência em outras oportunidades, não posso deixar de referir que a cada atentado terrorista que acontece no mundo, me vem à lembrança a reação espontânea da filha do ex-governador Tarso Genro, Luciana Genro. Ao ser entrevistada por uma rádio do RS, sobre o ataque às torres gêmeas em NY, Luciana disse alto e bom som: - BEM FEITO! 

ALMA ASSASSINA

Enquanto Luciana foi autêntica, por mostrar o tamanho da alma assassina daqueles que apoiam atitudes tomadas por líderes de países totalitários, Dilma e seus seguidores menos corajosos preferem agir da forma cínica e mentirosa -Politicamente Correta-. 

Portanto, pela continuada insistência com que os líderes da Unasul - Organização Comunista Latinoamericana- querem calar a imprensa livre, a única coisa que, por enquanto, nos diferencia do ataque ao Charlie Hebdo é o uso das armas. Que tal?

REAÇÕES DIFERENTES

Para concluir: todos perceberam o pito que o ministro Barbosa levou de Dilma, por ter se manifestado sobre a reformulação dos reajustes do salário mínimo, não?

Já quanto à manifestação feita pelo ministro Berzoini, de recriar o Controle da Mídia, Dilma ficou quieta e silenciosa, não? Isto explica tudo... 

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PRODUÇÃO INDUSTRIAL

    A produção industrial apresentou queda de -0,7% na margem em novembro, na série com ajuste sazonal, resultado sensivelmente mais fraco do que o esperado por nós e mercado, ambos em +0,5%. No ano, a produção acumula contração relevante de 3,2%, tendo como destaque as quedas de 9,1% na produção de bens de consumo duráveis e de 8,8% de bens de capital.

  • JÁ NOS EUA...

    O setor privado dos EUA criou 241 mil empregos em dezembro, segundo a pesquisa ADP. Ainda assim, o dado veio abaixo da previsão de analistas, que esperavam geração de 250 mil novas vagas.

    Mais: na ata da última reunião de política monetária do banco central (Fed), seus membros reafirmaram o diagnóstico de que a economia americana continua se recuperando, inclusive considerando que o efeito líquido da queda do petróleo é positivo. Apesar disto, deram especial atenção aos riscos sobre a recuperação advindos do ambiente externo, afirmando, no entanto, acreditar que aumentou a probabilidade de novas respostas à turbulência externa por parte dos formuladores de política econômica estrangeiros. 

  • CEEE E FEE

    O economista e consultor Paulo de Tarso Pinheiro Machado deve assumir a presidência da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Já o também economista Igor Morais deverá presidir a FEE. Quem sabe estamos mais perto da privatização da péssima estatal de energia, assim como do socialismo da FEE. Tomara... 
     

  • COMÉRCIO DE PORTO ALEGRE

    Lojistas que desejam abrir com empregados nos feriados de 2015 devem entregar a declaração de opção pelo trabalho em feriados até o dia 31 de março, na sede do Sindilojas Porto Alegre (Rua dos Andradas, 1234- 22º andar, Centro Histórico). Porém, quem desejar abrir a loja com empregados no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes, em 2 de fevereiro, deverá entregar o documento até o dia 30 de janeiro.

    Conforme os termos firmados na Convenção Coletiva de Trabalho do setor, os lojistas somente poderão usufruir deste benefício mediante a assinatura da declaração e devem, também, possuir a certidão de regularidade sindical emitida pelo Sindilojas e Sindec.

    O documento para assinatura e a convenção coletiva estão disponíveis na página do Sindilojas Porto Alegre (www.sindilojaspoa.com.br).

FRASE DO DIA

Antes de começar, é preciso um plano, e depois de planejar, é preciso execução imediata.

Sêneca