Artigos Anteriores

ESTUPIDEZ SEM LIMITES

ANO XIV - Nº 007/14 -

GRANDE HERÓI

A cada dia que passa mais me convenço de que o grande herói latino americano dos últimos séculos é o General Pinochet. Foi graças ao bom senso do general que o Chile saiu do atraso para desfrutar da condição de país de primeiro mundo.

POUPANÇA PODEROSA

Entre tantas reformas importantes que ocorreram no Chile, uma delas, que precisa ser sempre lembrada, é a da Previdência Social. Ao adotar um sistema inteligente, de capitalização das contribuições, os recursos arrecadados mês a mês se transformaram numa poupança poderosa para financiar o desenvolvimento do país.

EXPORTADOR DE CAPITAL

Como a poupança, administrada por diversos Fundos de Pensões, excedeu às necessidades de investimentos internos, o Chile virou exportador capital, financiando projetos rentáveis em outros países. Um show de competência que, incrivelmente, jamais foi copiado pelos países da região.

ESTUPIDEZ A METRO

Se o Brasil age com total estupidez por se negar a fazer uma reforma da Previdência, cujo rombo, crescente e insuportável, deve chegar a R$ 110 bilhões em 2010 (somando o INSS e a aposentadoria dos servidores públicos), a Bolívia resolveu que deveria ser ainda mais irresponsável.

INCENDIÁRIOS

Lá, naquele pobre país, o presidente Evo Morales preferiu explodir de vez com a Previdência. Tomara que tamanha burrice não ultrapasse a fronteira, uma vez que a linha de pensamento do governo e, principalmente, do senador Paim é muito parecida com a de Evo: ambos são incendiários das contas públicas.

58 ANOS

Vejam só: ao invés de aumentar a idade mínima, como manda qualquer cálculo atuarial, Evo decidiu conceder aposentadorias integrais para os bolivianos a partir dos 58 anos de idade. E no caso dos 70 mil mineiros do país a idade mínima ainda foi reduzida, para 56 anos. Que tal?

A AMÉRICA DO FORO DE SÃO PAULO

Querem mais: não satisfeito, Evo ainda resolveu nacionalizar os fundos de pensões. O estúpido crê que tornando o sistema sob o controle estatal tudo fica melhor. Pode? Para terminar vejam mais esta: Morales também estendeu o benefício da aposentadoria para os 60% de bolivianos que trabalham na informalidade. Esta é a pobre e estúpida América Latina. A América do Foro de São Paulo, gente.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INFLAÇÃO
    A inflação medida pelo IPCA deve marcar 5,85% em 2010 e 5,21% no próximo ano. A informação consta do Boletim Focus de hoje do Banco Central (BC). No documento passado, a estimativa para o indicador estava em 5,78% e 5,20%, na ordem. Vale lembrar que o centro da meta perseguida pelo governo é de 4,5%, com tolerância de 2 pontos para mais ou para menos.
  • BALANÇA COMERCIAL
    A balança comercial brasileira registrou superávit de U$866 milhões na segunda semana de dezembro, ante saldo positivo de U$ 580 milhões na primeira, segundo o MDIC.As exportações somaram 4,602 bilhões de dólares e as importações, 3,736 bilhões de dólares. No mês, o superávit está acumulado em 1,446 bilhão de dólares e no ano, em 16,356 bilhões de dólares.
  • AEROLEVANTAMENTO
    Amanhã, 14, o prefeito José Fortunati apresenta as primeiras imagens captadas no novo mapeamento digital de Porto Alegre, promovido pela prefeitura, com a cooperação técnica da Ufrgs. Além das etapas do projeto que tem previsão de 30 meses e investimento de R$ 23 milhões, também serão apresentadas a aeronave e os equipamentos utilizados na captação das fotografias.
  • TROFÉU
    A Sociedade dos Mineradores de Areia do Rio Jacuí (Smarja) será agraciada hoje, 13, com o Troféu Destaque Gaúcho Empresarial 2010. Concedida aos responsáveis por impulsionar a economia do RS, a homenagem é promovida pela Revista Destaque Gaúcho, com o apoio da Câmara Brasil-China-Mercosul. A 21ª edição do evento ocorre às 20h, no NH Hall, em Novo Hamburgo.

FRASE DO DIA

O alimento da juventude é a ilusão.

René Descartes