Artigos Anteriores

ESTADOS MAIS SUBDESENVOLVIDOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

FECOMÉRCIO FELIZ

Pelo que informa a nota expedida pela Fecomércio/RS, na semana passada, a diretoria da entidade ficou feliz com a decisão do STF, que decretou a ilegalidade da guerra fiscal entre os Estados. Segundo a Fecomércio/RS foi um passo decisivo para o fim da guerra fiscal no Brasil.

O QUE DIZ O STF

De acordo com o presidente do STF, Cezar Peluso, os incentivos só podem ser oficializados depois de acordo entre os Estados e o Distrito Federal, o que não ocorre. Além disso, a prática fere o princípio federativo de igualdade de tributação.

ÚNICO RECURSO

Pois é, gente. Com os olhos vendados (como sempre), os políticos e empresários insistem, equivocadamente, em chamar de guerra fiscal os incentivos fiscais que cada Estado oferece para tentar atrair investimentos. Ora, fora a importante questão logística, digam aí: - Que outro recurso os governadores dispõem para atrair novos investimentos para seus Estados?

E A INFRA-ESTRUTURA?

Vejam bem: se nada for oferecido, que motivo levará uma ou mais indústrias a se instalar em Estados mais pobres e sem qualquer apelo logístico e sem capacidade de consumo? Ora, uma vez impedida a concessão de incentivos fiscais, que tipo de vantagem pode compensar a precária infra-estrutura que reina, de forma impressionante, em quase todos os Estados da Federação?

MARASMO

Portanto, uma coisa é absolutamente certa: sem poder conceder incentivo fiscal muitos Estados e milhares de municípios estarão condenados ao marasmo. Mais: se for levado em conta que os governos Lula e Dilma resolveram ressuscitar a velha e estúpida matriz Nacional Desenvolvimentista, mais conhecida como NACIONALISTA, a indústria que quiser se instalar no Brasil não tem como ficar longe de São Paulo. O RS, para quem ainda não sabe, também sairá muito prejudicado. Será que a Fecomércio está ciente disso?

MELHOR PARA PALOCCI

Caso o ministro Palocci deixe a Casa Civil, o que é bastante provável independente de vir a ser demitido ou se demitir, quem vai ganhar muito com isso, financeiramente, é ele próprio. Sim, porque poderá voltar às consultorias e com isso ganhar muito dinheiro.

SEM PALOCCI VAI PIORAR

Fiquem atentos: se Palocci permanecer no cargo a situação não melhora, sem ele piora muito. Como é só o Palocci e não o governo Dilma que está sendo pressionado para cair fora, o que vem por aí não é nada bom.Palocci, mesmo com todos os defeitos é melhor, mas muito melhor do que qualquer outro que venha a lhe substituir. Esperem para ver. E assistir.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • DESEMPREGO NO MUNDO
    Cerca de 205 milhões de pessoas estão fadadas ao desemprego, segundo o relatório - Uma Nova Era para a Justiça Social-, apresentado na 100ª Conferência Internacional do Trabalho, em Genebra, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo representantes de governos e da própria OIT, a crise econômica pela qual passou o mundo há dois anos ainda encontra resquícios nos mercados globais, propagando-se para a economia real e para o mundo do trabalho, com reflexos na empregabilidade.
  • DESPEDIDA DE RONALDO?
    Segundo a mídia Ronaldo Nazário vai se despedir da Seleção Brasileira de Futebol amanhã, no jogo amistoso contra a Romênia. Bobagem pura. Todos os atletas, quando deixam de ser convocados é porque já foram despedidos. Ronaldo, portanto, vai receber uma homenagem (merecida, certamente), mas a despedida já aconteceu. Há muito tempo.
  • ATLETAS GAYS
    Para participar de qualquer competição esportiva as equipes devem ser formadas por atletas do mesmo sexo. Como não há competições que reúnem atletas de ambos os sexos, e discriminar é crime, os gays e as lésbicas deveriam ficar impedidos de poder integrar equipes cujos sexos não pertencem, não é mesmo? E agora?
  • A EUROPA E A AMÉRICA LATINA
    Enquanto os eleitores europeus estão se afastando dos governantes socialistas, por terem levado vários países à breca, os latino-americanos fazem o contrário: elegem comunistas como se fossem salvadores. Pode?

FRASE DO DIA

Vale mais lutar com gente de bem do que triunfar sobre gente ruim.

Baltasar Gracián y Morales