Artigos Anteriores

ESTADO DEMOCRÁTICO

ANO XIV - Nº 007/14 -

DIREITO DE VOTAR

Uma democracia não se restringe ao simples direito adquirido pelo povo em votar nos seus representantes. Para que o Estado Democrático de Direito possa funcionar de verdade só isto não basta. É preciso muito mais.

PODERES INDEPENDENTES

Antes de tudo, uma democracia significa que é preciso que os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário existam e funcionem, de fato, de forma independente.

DECISÃO EXCLUSIVA

Em Cuba, por exemplo, é mais do que sabido que inexiste a democracia. Tudo lá é decidido, exclusivamente, pelo governo comunista liderado pelos irmãos Fidel e Raul Castro.

INCONDICIONAL

O povo cubano, diante das decisões nada democráticas que são tomadas pelo governante único, só tem um destino: acatar. Incondicionalmente.

ATRAVÉS DO VOTO

A Venezuela, mesmo que o jornal ZH de ontem, 14, entenda de outra forma, está seguindo os mesmos passos de Cuba e já está quase lá. Entretanto, o caminho da transição, escolhido pelo povo venezuelano, tem sido feito através do voto popular.

VENEZUELA

Resultado: a cada dia que passa, tudo aquilo que acontece na Venezuela já está sendo decidido somente pelo neo-comunista, Hugo Chávez.Quando o ditador entende que as críticas recebidas são insuportáveis, basta usar toda a força criada por ele mesmo para fazer valer a sua vontade.

RECEITA FEDERAL

Agora, para impedir que a mídia crítica atrapalhe a sua trajetória, Chávez está usando a receita federal da Venezuela (Seniat) para acabar com o canal de TV Globovisión. Alegando sonegação de impostos, a Receita já aplicou uma multa de US$ 2,2 milhões ao canal de TV. A Globovisión, para quem não sabe, é o principal canal opositor ao governo da Venezuela. E, como tal, expressa opiniões contrárias ao ditador Chávez. Portanto, ninguém duvida de que o governo vá silenciá-la. Pois é, gente. Mesmo assim, muita gente quer a Venezuela no Mercosul, ou Unasul, se preferirem.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PROJETO PESCAR
    -O Banrisul promove a aula inaugural da quinta turma do Projeto Pescar nesta segunda-feira, 15, às 15h, no Salão Nobre da instituição (Rua Caldas Jr., 108 - 4º andar). O evento apresenta oficialmente a nova turma de alunos à comunidade, parceiros, autoridades e colaboradores.
  • CONGRESSO FEDERASUL
    Seis cases de sucesso de Associações Comerciais, Industriais e de Serviços do interior foram selecionados para o 7º Congresso das Entidades Filiadas à Federasul, marcado para os dias 26 e 27 de junho, no Hotel Serra Azul, em Gramado. Os vales do Sinos e Paranhana, além de Bento Gonçalves, Canela, Bagé e Horizontina contam suas experiências no fortalecimento do comércio e serviços de suas respectivas regiões.
  • TÁ NA MESA
    O deputado federal Ciro Gomes (PSB) é o convidado para o próximo Tá na Mesa da Federasul, que acontece nesta quarta-feira, 17, às 12h30. Tema: Conjuntura político-econômica brasileira.
  • DIVIDENDOS X JUROS
    Com a nova taxa Selic de 9,25% ao ano, que descontado o IR de 15% tem ganho líquido de 7,86%, algumas empresas que distribuem bons dividendos já mostram ser aplicações mais vantajosas.

FRASE DO DIA

Os navios estão a salvo nos portos, mas não foi para ficar ancorados que eles foram criados.

Desconhecido