Artigos Anteriores

ESTÁ TUDO DOMINADO

ANO XIV - Nº 007/14 -

INVASÃO ORIENTAL

Os orientais, notadamente os chineses e coreanos, literalmente invadiram o ocidente. Aqui nos EUA eles estão por toda à parte, tanto representados por seres humanos como, e principalmente, por suas mercadorias. A conclusão é que eles mesmos vêm aqui para consumir o que produziram no oriente, ou fazer - in loco - aquilo que todos os viventes consomem no dia a dia. Se a fama anterior dos chineses era por venderam quinquilharias, esta realidade mudou bastante. Hoje os produtos de grife, de ótima qualidade também são produzidas na China e arredores.

ALTA COMPETITIVIDADE

E não há mais qualquer restrição. Eles estão hoje em todas as atividades e em todos os setores da economia. Disputam tudo e com preços sempre mais vantajosos pelo seu alto grau de competitividade. Na mão de oba, nos impostos e no custo China. Esse, aliás, é o diferencial significativo. Sem o custo Judiciário, que para nós é muitíssimo elevado, e sem o custo trabalhista, onde o nosso é indecente, pois além de caro não traduz em beneficio, nem para o empregado.

TUDO OCUPADO

A antiga e romântica, Litle Italy, já não existe mais. O território nova-iorquino, antes destinado aos restaurantes e lojas italianas já foi ocupado pelos orientais, cujospersonagens se misturam. São chineses, coreanos, indianos, etc, convivendo com seus negócios sempre crescentes. Até quem combate a pirataria, provavelmente não deixa de comprar alguma coisa por lá. É possível, inclusive, encontrar o mesmo produto que é vendido nos magazines. Aliás, a pirataria já tem nova definição hoje. É aquilo que é feito com o mesmo design e o mesmo material, com rótulo, embalagem e tudo o mais, sem passar pelo dono da grife. Efalsificação é aquilo que tem o mesmo design, mas é produzido com materiais de qualidade inferior. São, portanto, mais baratos ainda.

BLOCOS

Enquanto se discute a formação de blocos econômicos a exemplo da União Européia, osasiáticos fazem parte sem consulta ou permissão. E dificilmente deixarão de continuar avender freneticamente para o mundo todo. Ninguém acredita que algum tipo de certificaçãovenha a dificultar a entrada de produtos orientais. Até porque o consumidor nunca vaipermitir. E aqui o consumidor manda mesmo.

BRASIL

Os produtos brasileiros que conseguem ser mais notados estão mais nas lojas de calçados. Como insistimos em vender commodities, a marca dos produtos brasileiros nunca fica muito visível no universo de produtos expostos à venda. Uma prova de quem agrega a mão de obra da produção, da embalagem e da distribuição é quem detém e promove a marca do produto.

ALCA

Conversando com alguns empresários daqui, sobre a ALCA e as dificuldades para unir o Brasil e os EUA, uma coisa fica bem clara: sem o Brasil a ALCA é capenga. Mas todos já estão convencidos de que, independente das continuadas negociações que precisam acontecer para afinar os pontos de interesse de cada país, a ideologia e a aversão do governo brasileiro dificultam um possível acordo.

APROVEITANDO O TEMPO

Fico mais uns poucos dias por aqui e aproveito para conversar com quem mora e vive aqui e como vai a segurança, educação e a saúde dos americanos. Mas não descuido de saber um pouco sobre o sentimento dos empresários com relação ao Brasil e o resto do mundo. Continuo amanhã com o que pude observar durante as conversas. Até.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • SENGE-RS
    Toma posse hoje a nova diretoria, eleita para o triênio 2005/2008, do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio Grande do Sul.
  • BANRISUL
    O Banrisul lança amanhã (21), uma campanha de débito em conta em parceria com o Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) da Prefeitura de Porto Alegre. A promoção sorteará seis camisetas da dupla Gre-Nal - três de cada time - aos clientes que autorizarem o débito em conta corrente para o pagamento das contas de água emitidas pelo DMAE. O período da campanha vai até 08 de março de 2006, com três sorteios.
  • EURO INSTITUT
    O EURO INSTITUT promove a palestra \"A NOVA LEI DE FALÊNCIA E DE RECUPERAÇÃO DE EMPRESAS: UM NOVO PARADIGMA \", que será realizada no dia 24 de junho, das 18h às 21h, na sede do Instituto, Av. Berlim, 409.Informações: 3264-3760 ou janemachado@euroinstitut.org.br
  • ERICO VERÍSSIMO
    O Instituto Moreira Salles e o Governo do Rio Grande do Sul convidam para o lançamento de \"Cadernos de Literatura Brasileira\", hoje, 20, na Galeria IMS - Unibanco Arteplex, em homenagem ao 100º aniversário do escritor.

FRASE DO DIA

A arte de ser ora audacioso ora prudente é a arte de vencer.

Napoleão Bonaparte