Artigos Anteriores

ESTÁ NA ORIGEM, NO DNA

ANO XIV - Nº 007/14 -

DESCENDÊNCIA FAMILIAR

A história diz que os primeiros habitantes europeus que foram despachados do Reino de Portugal para viverem no Brasil eram degredados. Pois, pelo que aí está, é de se supor que a exacerbada quantidade de crimes, de todos os tipos, que são praticados no nosso pobre país, é uma pura questão de origem. Descendência familiar, melhor dizendo. Só falta o DNA, para confirmar a tese.

AMBIENTE FÉRTIL

Arrisco a dizer que, pela quantidade de crimes contra o patrimônio público, grande parte dos descendentes dos degredados que mantiveram a mesma linhagem encontrou, na política, um ambiente fértil para a prática de malfeitos. Se em cargos de governo, melhor ainda.

MISTURA DE ESPÉCIES

Como se não bastasse o número de degredados, tanto daqui quanto de fora, também cresceu, de forma impressionante, a quantidade de incompetentes. Com um agravante: a mistura das duas más espécies (safados e incompetentes) resultou num contínuo processo de prejuízos insuportáveis para os pagadores de impostos.

RACIOCÍNIO LÓGICO

O mundo todo sabe que para construir o raciocínio lógico o conhecimento da matemática é indispensável. Por se tratar de uma ciência exata, a prova dos números dispensa o uso de argumentos. Pois, para desespero nosso, os estudantes brasileiros ficaram nas últimas posições num teste de raciocínio aplicado pela OCDE.

FIM DA FILA

Se a safadeza pode ser provada pela descoberta do crime praticado, a incompetência muitas vezes depende de um teste. Pois, entre 44 países, o Brasil ficou em 38° lugar no teste de solução de problemas matemáticos, aplicado pela Organização para a Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE). Que tal?

BAIXA PERFORMANCE

Enquanto os alunos de países que fazem parte da OCDE tiveram média de 500 pontos na avaliação, os jovens brasileiros atingiram, em média, apenas 428 pontos. O relatório mostra ainda que 47,3% dos brasileiros tiveram baixa performance e só 1,8% conseguiu solucionar problemas de matemática complexos.

DECISÕES ILÓGICAS

Fazendo, portanto, uma análise da situação do país assim como da imperiosa dificuldade que temos para sair da atraso, a conclusão é uma só: enquanto os brasileiros não tomarem gosto pela matemática, o raciocínio lógico será nulo. Pior: quem não consegue raciocinar com lógica, por falta de bom-senso acaba tomando decisões ilógicas. Que tal?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • VENEZUELA
    Esta notícia é para aqueles que não acreditam no que está para acontecer no Brasil, pela vontade do PT que apoia o presidente Maduro: O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, decidiu obrigar os proprietários de imóveis alugados há 20 anos ou mais a vendê-los a seus inquilinos. A medida, já publicada no Diário Oficial, determina que os donos terão 60 dias para fazer a oferta dos apartamentos, cujo preço será determinado por um órgão estatal. A medida provocou polêmica no país: apesar de o déficit de imóveis na Venezuela ser alto e afetar mais de 3,7 milhões de famílias, críticos tacharam a ação de inconstitucional.(Globo)
  • SUPERMERCADOS
    A crescente busca do consumidor por confiabilidade, conveniência e facilidade nas formas de pagamento foram fatores decisivos para que o setor supermercadista tenha apresentado um crescimento real de 7,39%, no RS, no ano passado. O dado, já deflacionado pelo IPCA/IBGE, é um dos resultados do Ranking Agas 2013, levantamento realizado entre janeiro e março.Em valores nominais, o crescimento do setor em 2013 foi de 13,3%. Participaram do levantamento as 331 maiores empresas supermercadistas gaúchas, oriundas de 144 municípios do Estado. As empresas mais destacadas serão premiadas pela Agas em jantar no dia 8 de abril, durante cerimônia marcada para as 19h30 no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
  • EPL
    O EPL - Estudantes pela Liberdade promove, nos dias 4 e 5 de abril, na ESPM-Sul, em Porto Alegre, RS, a 2ª Conferência Regional EPL Sul 2014. Trata-se do evento mais importante do ano para os estudantes e organizações pró-liberdade do Brasil. A maior parte dos participantes são estudantes universitários brasileiros, com estudantes representando outros países e um número crescente de profissionais que estavam envolvidos com o EPL enquanto estudantes ou estão envolvidos agora com o Profissionais Pela Liberdade. Mais do que somente uma conferência estudantil, a CREPL-Sul, já na sua segunda edição, está se tornando o evento imperdível do movimento libertário para organizações e indivíduos que visam mostrar seu trabalho, ganhar atenção da mídia e conectar-se com outros defensores da liberdade. Enquanto os Estudantes Pela Liberdade se posicionam como organizadores, a CREPL-Sul é um evento para todo o movimento libertário, e nós estamos orgulhosos de oferecer esta experiência para todos vocês. Para visualizar as informações deste evento, clique no link (http://www.eventick.com.br/creplsul). Parabéns aos jovens esclarecidos!
  • ENERGIA
    O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje que o reajuste de energia de 2015 deve ser um pouco maior porque o custo da eletricidade no País aumentou.Ele lembrou, no entanto, que o Tesouro Nacional está liberando R$ 4 bilhões às distribuidoras de energia para mitigar parte desse problema e compensar parte do reajuste. Ele ressaltou que o aumento na conta de luz não será linear para todas as companhias.

FRASE DO DIA

AQUELES QUE QUEREM ENGANAR OS POVOS E GOVERNÁ-LOS EM PROVEITO PRÓPRIO TÊM INTERESSE EM MANTÊ-LOS NA IGNORÂNCIA.

N. Bonaparte