Artigos Anteriores

ESTA LEGALIDADE NÃO ME SERVE

ANO XIV - Nº 007/14 -

LEGALIDADE?

Um assunto que está recebendo grande espaço nos jornais do RS, nesses últimos dias, é a comemoração do cinquentenário do Movimento pela Legalidade, o qual teve início no final de agosto de 1961 e acabou, felizmente, em março de 1964.

JANTAR-BAILE

Como o Movimento foi liderado pelo ex-governador Leonel Brizola, o governo do Estado do RS, para festejar os 50 anos do Movimento promoveu um jantar com alguns ex-governadores (exceto Antonio Britto e Yeda Crusius) no Palácio Piratini. Para ser um jantar-baile faltou como música de fundo, o hino da Internacional Socialista.

PAÍS COMUNISTA

Como sou, declaradamente, POLITICAMENTE INCORRETO não sou nem teria sido favorável ao Movimento pela Legalidade. Por motivo simples: a tal legalidade alegada só tinha um único propósito: fazer do Brasil um país totalmente comunista.

CONTRAGOLPE

Mesmo que muita gente discorde estou pra lá de convencido de que o Brasil não sofreu um golpe militar. O que houve, certamente, foi um CONTRAGOLPE. Que, de antemão, não pode ser confundido com o que aconteceu depois, que nada tem a ver com o Movimento. Aí o problema é outro: os militares não cumpriram o acordo feito por Castelo Branco, ficando muitos anos no Poder.

LEGALIDADE

Voltando ao tema chamo a atenção dos chamados ?Legalistas-, que as causas dos maiores problemas que o Brasil enfrenta estão protegidas por leis. Ser legalista, portanto, significa estar a favor das leis que estimulam a impunidade e impedem a justiça.

TUDO LEGAL

Vejam, por exemplo, que é absolutamente legal a estúpida imunidade parlamentar. Também são legais vários privilégios concedidos. Como é o caso, por exemplo, das aposentadorias dos servidores públicos pela integralidade dos salários, que promovem um rombo de mais de 52 bilhões de reais por ano. Pode?

SEM MOVIMENTO

Como o nosso povo é provido de péssima educação, a ponto de confundir cultura com coisa certa, a consequência disto é triste: acaba sempre sendo seduzido por gente esperta que só tem sede de Poder. As eleições provam isso de maneira incontestável, sem qualquer MOVIMENTO de indignação

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • TEMPO
    Pelo comportamento das Bolsas de Valores do mundo, que medem o desempenho das economias, ninguém desconhece que a crise existe, é real e pra lá de séria. O que todos desconhecem é o tempo de duração da encrenca.
  • INTENÇÃO DE CONSUMO
    O resultado de agosto de 2011 da pesquisa ICF-RS (Intenção de Consumo das Famílias gaúchas), divulgada hoje pela Fecomércio-RS, marcou 121,1 pontos, o que representou uma queda de 7,7% no índice, que passou de 131,1 pontos em julho para 121,1 em agosto. Segundo a Fecomércio, a desaceleração da economia brasileira associada a um momento de piora no cenário internacional, ainda que numa conjuntura de baixo nível de desemprego, ajudam a justificar uma intenção de consumo menos positiva. Com esse resultado, o indicador apresentou reversão na sua tendência de aumento verificada nos últimos dois meses.
  • IGP-M
    O IGP-M registrou, no segundo decêndio de agosto, variação de 0,33%. Em julho, no mesmo período de apuração, a taxa foi de -0,21%. Os três componentes do IGP-M apresentaram as seguintes trajetórias, na passagem do segundo decêndio de julho para o segundo decêndio de agosto: IPA, de -0,38% para 0,45%; IPC, de -0,11% para 0,08% e INCC, de 0,63% para 0,18%.
  • OLHOS
    O Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre elevou para 69,6% o número de transplantes de córneas no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, passando de 56 para 95 procedimentos cirúrgicos. Este crescimento é resultado das campanhas veiculadas nos meios de comunicação para conscientizar a população.
  • EXPOAGAS
    Amanhã, dia 23, começa a Expoagas 2011, no Centro de Eventos da FIERGS.A partir das 8h30min, o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, além dos presidentes da Abras e Alas, de associações estaduais de supermercados, políticos, autoridades e líderes de classe, bem como o economista Paulo Rabello de Castro, estarão à disposição da imprensa no Salão Compet do Teatro do Sesi.

FRASE DO DIA

Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar.

Abraham Lincoln