Artigos Anteriores

ESPORTE OU ENTRETENIMENTO?

ANO XIV - Nº 007/14 -

ENGANO

Enganam-se aqueles que vêem o futebol, vôlei, basquete e tênis, para ficar só com essas modalidades, como esporte. Na realidade, como atividades competitivas que exigem pagamento de ingressos, faz com que sejam consideradas entretenimentos, espetáculos.

GARIS

Esportes pressupõem a realização de exercícios como educação física. Portanto, caso as atividades profissionais acima sejam consideradas esportivas, o trabalho realizado diariamente pelos garis, por exemplo, deveria entrar na mesma categoria.

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL

Partindo deste pressuposto, a Copa do Mundo, que antes de tudo é uma competição internacional, deve ser vista como um espetáculo. E como tal deveria constar como entretenimento. Assim como eram consideradas as lutas entre os gladiadores. A diferença aí está no fato de que o perdedor não é sacrificado com a morte. Embora muitos torcedores assim o desejassem.

ESTÁDIOS

Dito isto vamos ao que realmente interessa: o que mais chama a atenção na preparação de uma Copa do Mundo de Futebol, o mega-espetáculo da bola é, indiscutivelmente, o gasto que o país sede tem com a construção de estádios.

GASTOS ABSURDOS

Além de quantias absurdas que estão sendo gastas, que são comentadas praticamente todos os dias, onde o Estado entra com a maior parte (dinheiro dos contribuintes), o tempo de uso pleno das arenas edificadas se restringe a um curto período de 30 dias, prazo de duração da competição.

COPA DE EDUCAÇÃO

Infelizmente, jamais haveria espaço ou interesse para a realização de uma Copa do Mundo de Educação por aqui. Aí, onde a jornada é longa, as instalações podem ser utilizadas em três turnos, e estrutura seria dotada de grande modernidade tecnológica, a preocupação é simplesmente nula.

PATROCÍNIOS

Já imaginaram o que aconteceria caso o governo e grandes construtoras resolvessem bancar a construção de inúmeras escolas, em todas as partes do país, com o mesmos olhos com que se preocupam com a construção de estádios? Idem de postos de saúde e hospitais? Patrocínios para realização de campeonatos de futebol, vôlei, basquete, tênis, golfe, etc., são fartos. A maioria bancada por empresas públicas (estatais). E todos com verbas polpudas que proporcionam ganhos fantásticos às emissoras de rádio e televisão. O pior é que embora o gasto seja absurdo, os aficionados torcedores mal sabem alguma coisa sobre as regras das modalidades chamadas esportivas. Nem educação recebem sobre o que vêem, lêem, ouvem e apreciam.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INDENIZAÇÃO
    A Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo (ANDEP) obteve vitória judicial histórica contra a Companhia GOL Transportes Aéreos S/A, no valor aproximado de R$ 1,5 milhão. A Ação Coletiva de Consumo reuniu cerca de 100 passageiros associados à ANDEP lesados pela empresa entre o período de 2006 a 2009, que irão receber o valor de R$14.661,78, cada um, corrigido monetariamente pelo IGP-M, a contar da data da sentença (26/05/2011), mais juros legais contados da citação. No mérito a sentença é irretocável. Mesmo assim, a ANDEP vai recorrer do valor arbitrado a cada passageiro por considerá-lo muito baixo para os parâmetros do transporte aéreo. A sentença é do Juiz Giovanni Conti da 15ª Vara Cível de Porto Alegre. Parabéns ao Claudio Candiota, presidente da Andep..
  • PARCERIA
    A Cia. Zaffari, em parceria com o site de gastronomia Destemperados, está ativando via Facebook uma promoção para deixar o Dia dos Namorados ainda mais romântico. Intitulada: Os restaurantes mais românticos da cidade. A ação acontece até o dia nove de junho e contemplará cinco casais com jantares em restaurantes de Porto Alegre e São Paulo. A noite terá direito a mesa exclusiva, atendimento VIP e cardápios preparados pelos melhores chefs. Participam da promoção os restaurantes Le Monde Vila Lina, Hashi, Bah e Pâtissier, em Porto Alegre, e ICI Bistrô, em São Paulo.
  • CDL
    O presidente da CDL Porto Alegre, Vilson Noer, e o presidente da Boa Vista Serviços (BVS), Dorival Dourado, promovem coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 06, às 10h, no Hotel Sheraton. Além de apresentar a BVS ao mercado gaúcho, assuntos como a incorporação da Equifax, as consequências do Cadastro Positivo para os consumidores e o cenário do crédito no RS e no Brasil estarão na pauta.
  • PALESTRA
    Na próxima terça-feira, 07, às 17h, Ricardo Paes de Barros falará sobre Distribuição de Renda no Brasil dando continuidade ao ciclo de palestras do Instituto Millenium em parceria com a Casa do Saber. Av. Epitácio Pessoa,1164, Lagoa - RJ.

FRASE DO DIA

O esporte é uma guerra sem armas.

George Orwell