Artigos Anteriores

ENTRE FATOS E LENDAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

HISTÓRIA

História é a narração de fatos sociais, políticos, econômicos, militares, culturais ou religiosos ocorridos no passado, de forma crítica e pormenorizados.

LENDA

Pois, mesmo que a história seja uma exclusiva descrição de fatos, vários historiadores preferem contar episódios que jamais aconteceram. Dependendo de quem as lê, a lenda acaba conhecida como fato, infelizmente.

EDUCAÇÃO

Considerando que o povo brasileiro é carente de educação, depois que a besteira dita e/ou escrita é assimilada, aí não tem mais jeito: vira uma verdade tão absoluta que ninguém mais consegue mudar.

REVOLUÇÃO FARROUPILHA

A História da Revolução Farroupilha, por exemplo, é uma delas. A data de 20 de Setembro, considerada a data máxima do Estado do RS, é festejada como se os gaúchos tivessem saído vitoriosos na guerra contra as Forças Imperiais. Tudo porque a história é contada por certos intelectuais, de forma mentirosa.

CORAGEM

É correto dizer que os riograndenses foram muito corajosos. Mas o fato é que, além de derrotados, nenhum dos pontos do Acordo de Ponche Verde, que deu fim a conflito, foi atendido. O povo do RS, por total desconhecimento da história, faz feriado para comemorar a derrota e o fato de ter sido enganado.

ACOVARDADOS

O mais importante, sem dúvida, foi o ato de coragem dos então gaúchos separatistas, que não aceitavam a fúria tributária do Império. Pois, nem esta coragem prevalece nos dias de hoje. Os gaúchos de hoje, lamentavelmente, tem se mostrado acovardados diante de tantos desmandos.

COM A MÃO NO PEITO?

Se por algum tempo os demais Estados imaginaram que qualquer ato de indignação ou revolta partiria do RS, isto já virou lenda. A cooptação é uma infeliz realidade. Só restaram a bandeira do Estado, que foi oficializada com a tarja oblíqua vermelha separando o verde do amarelo, e o Hino Riograndense. Nada mais. O curioso é que os gaúchos cantam o Hino com a mão no peito. Pode?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ASFALTO
    O prefeito José Fortunati e o secretário municipal de Obras e Viação, Cássio Trogildo, assinam hoje, 19, a ordem de início para execução da quarta etapa do Programa de Revitalização Asfáltica. Serão investidos mais R$ 5,9 milhões na recuperação integral do pavimento de 20 quilômetros das principais ruas e avenidas da cidade. As primeiras avenidas a receberem novo asfalto serão a Castelo Branco, Professor Oscar Pereira, Assis Brasil e Coronel Marcos. As vias são selecionadas pela identificação de desgaste do pavimento mais antigo, conforme dados cadastrados no Sistema de Gerenciamento de Pavimentos.
  • INVESTIMENTO
    A malha viária total de Porto Alegre é de 2.788,89 km, composta por 1.154,93 km asfaltados, 676,41 km não pavimentados e 957,55 km com pedras, blocos e placas de concreto. Para a manutenção dessas vias, o investimento, em 2011, é de R$ 14 milhões no trabalho de 14 equipes que atuam nas vias asfaltadas, dez operam em ruas sem pavimento e quatro em calçamentos e outros pavimentos.
  • GRANDES & LIDERES
    Os números da edição Grandes & Líderes mostram que, apesar de impressão de morosidade, o Rio Grande do Sul está se transformando sim em um canteiro de obras para receber a Copa do Mundo. A Gerdau lidera nos rankings de maior receita bruta, maior patrimônio líquido e maior lucro líquido do RS. Além de evidenciar a imponência da Gerdau nos principais critérios do ranking, o especial Grandes & Líderes indica a excelência de outras corporações que também são líderes. No embalo da infraestrutura, a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), que administra três usinas termelétricas no Estado, registrou o maior crescimento de receita entre as empresas gaúchas, 177%. O ano também foi positivo para a Yara Brasil Fertilizantes, que contabilizou a maior rentabilidade sobre a receita; e para o Terra Networks Brasil, com a maior rentabilidade sobre o patrimônio. O Banrisul celebra o maior capital de giro do ranking e a Pruserviços Participações S/A, foi a campeã em liquidez do Estado. Outro destaque ficou por conta da Sociedade Educação e Caridade, do Colégio Nossa Senhora da Glória, de Porto Alegre, com o menor nível de endividamento.
  • AGENDA 2020
    Nesta quarta-feira, 21/9, às 9 horas, acontece reunião do Fórum de Segurança da Agenda 2020. Será na sede da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG), em Porto Alegre. Na pauta ações integradas na área de Segurança Pública. A prioridade desta fase do trabalho é encontrar alternativas para ampliar as vagas nos presídios gaúchos, setor considerado pelos voluntários da Agenda como ponto crítico de todo o sistema de segurança no Estado.

FRASE DO DIA

O mestre disse: Pode-se induzir o povo a seguir uma causa, mas não a compreendê-la.

Confúcio