Artigos Anteriores

ENFIM, UMA LUZ NO TÚNEL

ANO XIV - Nº 007/14 -

REFORMA DA PREVIDÊNCIA PÚBLICA

Como os leitores/assinantes estão fartos de saber, além deste editor e do professor Ricardo Bergamini, é difícil encontrar mais alguém que tenha se preocupado tanto em mostrar o quanto a Previdência Social do Brasil precisa passar por uma reforma.

INJUSTIÇA SOCIAL

Matematicamente, sem qualquer ranço ideológico, o que o Sistema Previdenciário vem produzindo ao longo de muitos anos é uma completa, dramática e lamentável INJUSTIÇA SOCIAL, jamais vista neste pobre Brasil.

ROMBOS

Pois, enquanto a Previdência do Setor Privado, conhecida como Regime Geral de Previdência Social (RGPS), não para de contabilizar sucessivos rombos anuais de quase R$ 50 bilhões, a Previdência dos Servidores Públicos da União, ou Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), cujo rombo anual consegue ser ainda maior, pode estar perto de ter o mesmo tratamento.

PROJETO

Pelo projeto que tramita no Congresso Nacional, a reforma da Previdência Pública que o governo está querendo fazer, mesmo não sendo a ideal que o país implora, ainda assim propõe o fim da maior estupidez já praticada contra os pagadores de impostos deste nosso país, qual seja a APOSENTADORIA INTEGRAL. Em outras palavras: faria com que os aposentados do setor público deixassem de receber a integralidade dos salários, como se estivessem na ativa.

APOSENTADORIA COMPLEMENTAR

Caso os nossos deputados federais e senadores ainda sejam portadores de um mínimo de bom senso e espírito de justiça, quem sabe aí está o primeiro passo para uma reforma previdenciária mais abrangente e correta. Vejam que, se aprovadas, as novas regras dariam aos funcionários públicos federais o mesmo tratamento dispensado aos trabalhadores da iniciativa privada, cujo benefício máximo, hoje, é de R$ 3.691,74. A partir daí tudo fica por conta da aposentadoria complementar.

CENTRAIS DO ATRASO

Mesmo levando em conta que as Centrais Sindicais não aceitem as mudanças é difícil que qualquer cabeça que tenha algum resquício de sabedoria e defenda princípios de honestidade se coloquem contra ao que diz o projeto. Este projeto, para deixar bem claro, daria por encerrada a existência de duas Previdências Sociais no país: uma, de Primeira Classe, que serve os servidores privilegiados; e, outra, de Segunda Classe, para os pobres mortais.

REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Aliás, pelo que disse o secretário de comunicação da Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo, de que NÃO SE PODE TRATAR DE FORMA IGUAL OS DIFERENTES, é isto mesmo. Pois é, gente. No livro de George Orwell - A Revolução dos Bichos, consta que quando alguns animais passam a receber algum tipo de privilégio, entendem que são mais iguais do que os outros. Que tal? É o caso, não é mesmo?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IGP-M
    O IGP-M registrou, no segundo decêndio de novembro, variação de 0,40%. Em outubro, no mesmo período de apuração, a taxa foi de 0,50%. Os três componentes do IGP-M apresentaram as seguintes trajetórias, na passagem do segundo decêndio de outubro para o segundo decêndio de novembro: IPA, de 0,66% para 0,44%; IPC, de 0,23% para 0,30% e INCC, de 0,12% para 0,37%.
  • CONGRESSO METRÓPOLIS
    A partir de amanhã, 23, representantes de cidades de todos os continentes estarão reunidos em Porto Alegre para o 10º Congresso Mundial Metropolis ? Cidades em Transição, promovido pela Associação Mundial de Grandes Metrópoles, em parceria com a Prefeitura da capital gaúcha.
  • WORKSHOP
    O Comitê Setorial Sescon, do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), promove nesta quinta-feira, 24, a partir das 13h30, o 12º Workshop Qualificar é Preciso. No Auditório do Sescon/RS (rua Augusto Severo, 168 ? São João ? Porto Alegre), Estão programadas palestras com especialistas. Mais informações pelo telefone (51) 3343 2090.
  • TOP DE MARKETING
    O 29º Prêmio TOP de Marketing ADVB/RS acontece nesta quinta-feira, 24, às 19h30min, no Teatro do Bourbon Country. O evento é um reconhecimento a empresas e profissionais que se destacaram em 16 categorias de Segmento de Mercado e em outras duas premiações especiais: Top Responsabilidade Social e TOP Inovação em Práticas de Vendas.

FRASE DO DIA

Seja senhor da tua vontade e escravo da tua consciência.

Aristóteles