Artigos Anteriores

ENFIM, O CRÉDITO JÁ PREOCUPA

ANO XIV - Nº 007/14 -

O PROBLEMA É REAL

Bem, considerando que os maiores jornais do país, finalmente, resolveram divulgar que a inadimplência cresceu enormemente nos últimos meses, creio que muitos daqueles que me taxaram de pessimista vão me deixar em paz sabendo que o problema é realmente preocupante.

TRAJETÓRIA DA CURVA

Se alguém está imaginando que 5,5% de inadimplência não é uma taxa muito alta recomendo que faça um exame mais criterioso da trajetória da curva, que se acentuou fortemente nos últimos meses.

ALERTA

Observem que o desenho apresentado pela trajetória da curva dispara um correto sinal de alerta: mostra que a tomada de empréstimos, num prazo relativamente curto, é parecidíssima com o curso do crescimento da inadimplência.

FACILIDADE

Isto dá a entender, claramente, que o crédito concedido não foi analisado corretamente, à luz da capacidade de pagamento dos tomadores. A facilidade utilizada para a aprovação do crédito é, geralmente, igual a dificuldade para receber os empréstimos concedidos.

MERCADO ENCOLHIDO

Supondo que os argumentos acima não são suficientes para esclarecer o problema, recomendo que vejam o mesmo pelo ângulo do mercado de veículos. Tanto para novos quanto para usados está bem encolhido.

FALTA LUGAR

Motivos? Dois são principais: os bancos e financeiras estão cheios de cautela; e já falta espaço para estocar veículos devolvidos e/ou apreendidos por falta de pagamento das prestações.

BOLHA?

Volto a afirmar que a nossa bolha não é irmã da americana. O sistema financeiro, caso não venha a ser obrigado pelo governo a conceder crédito, não há o que temer quanto a uma quebradeira. Quem pode passar mal é a atividade econômica como um todo, pelo desaquecimento. Ah, fiquem de olho nas construtoras. Inevitavelmente, muitas delas vão passar pelo mesmo momento que passa o mercado de veículos. Falei...

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • COLETIVA DE IMPRENSA
    O Grupo Zaffari convida a imprensa para o encontro coletivo de inauguração do Bourbon Shopping Wallig ? primeira fase. O empreendimento, que é a sétima unidade da rede Bourbon Shopping e a maior da rede no Rio Grande do Sul, será apresentado pelo diretor Claudio Luiz Zaffari, dia 24/04, terça-feira, às 9h30min no Bourbon Shopping Wallig.
  • PROJETO PESCAR
    O Projeto Pescar, tecnologia social que cria espaços de qualificação e desenvolvimento pessoal dentro das organizações, já formou 19.511 jovens desde a sua fundação há 35 anos, e tem planos de expansão. Ao participar da reunião-almoço da Federasul ontem, dia 18, o presidente do conselho curador da Fundação Projeto Pescar, Romeu Edgar Schneider, informou que uma das metas é dobrar o número de unidades nos próximos anos. Atualmente, são 146 em 11 Estados e no Distrito Federal. Há também 22 unidades do Projeto Pescar no exterior ? 21 na Argentina e uma no Paraguai. Ele salientou que ?resgatar jovens desesperançosos, identificar seu potencial e encaminhar para a cidadania? é o principal resultado do Projeto que também apresenta um elevado índice de empregabilidade, em torno de 70%.
  • PGQP
    A 48ª Reunião da Qualidade RS, será realizada pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) na próxima terça-feira, 24 de abril, no Teatro do Sesi/FIERGS, em Porto Alegre/RS (Av. Assis Brasil, 8787). A Reunião é o segundo maior evento da área no RS e realiza-se este ano com o tema Conexão e Qualidade ? Das Boas Ideias aos Resultados Inovadores. Informações: atendimento@enfato.com.br .

FRASE DO DIA

O homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros.

Confúcio