Artigos Anteriores

ENFIM, ALGO DE BOM NO HORIZONTE

ANO XIV - Nº 007/14 -

MOMENTO ALVISSAREIRO

Como há muito não se via, esta semana, felizmente, encerra de forma mais alvissareira para a nossa economia, cujos motivos contribuem bastante para melhorar o nível de confiança e de percepção daquilo que precisa acontecer, de fato, no nosso país. Eis: 

 

MOTIVOS

1- a agência de classificação de risco Moody’s melhorou a perspectiva do rating soberano do Brasil de “negativa” para “estável”, revertendo uma tendência de piora da avaliação do Brasil que vinha ocorrendo desde 2015, quando o País perdeu a classificação grau de investimento;

2- os indicadores -antecedente e coincidente- da economia brasileira, que são elaborados pela FGV em conjunto com o The Conference Board, registraram variação positiva em fevereiro, sinalizando para uma recuperação da atividade;

3- os leilões de concessões dos aeroportos de Salvador, Fortaleza, Florianópolis e Porto Alegre foram muito bem sucedidos.

 

 

VENDIDOS???

No tocante aos leilões dos aeroportos, como os leitores do Ponto Critico certamente perceberam, infelizmente boa parte dos meios de comunicação, para marcar o compromisso ideológico do atraso, que reina absoluto no ambiente, afirmou que tais aeroportos foram VENDIDOS. Pode?
 

CONCESSÕES

Imagino que os mais esclarecidos devem estar se perguntando por que a mídia sempre faz questão de noticiar que contratos de CONCESSÕES, por prazo limitado nos contratos, devem ser vistos e entendidos pela opinião pública como PRIVATIZAÇÕES. Por que???
 

PROVA DE IDEOLOGIA

Pois, para quem ainda não percebeu, volto a insistir: a maioria daqueles que operam o jornalismo só conseguem sair da faculdade depois de passarem na PROVA DE IDEOLOGIA SOCIALISTA. Só conseguem aprovação aqueles que não tem compromisso com a verdade. O importante e necessário é repetir as mentira até que soem como verdades.
 

MODO DE DIZER

Assim, para nunca se desculpar por -erros de comunicação, cometidos de forma -propositada-, ou para evitar a correção de certas bobagens que dizem e/ou escrevem, estes maus comunicadores sempre lançam mão de uma lógica defensiva, que é o -MODO DE DIZER-. Na verdade, isto não passa do -MODO DE DIZER COISAS ERRADAS- ATÉ QUE SOEM COMO VERDADES.
 

CUIDAR, MANTER E INVESTIR

Pois, a bem da verdade nua e crua, os AEROPORTOS que foram leiloados ontem, não foram VENDIDOS. Infelizmente, pois se isto realmente tivesse acontecido seria a glória. O que aconteceu foi que os vencedores dos leilões ganharam o direito de cuidar, manter e investir, pelo prazo de 25/30 anos, aquilo que continua sendo propriedade do Estado.

 

OLHO NO LANCE

Ainda que existam alguns motivos para festejar, volto a insistir: caso não aconteçam as reformas da previdência e trabalhista, todos aqueles que vierem a se declarar OTIMISTAS é porque acreditam em DUENDES.  Olho no lance!!!

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INFLAÇÃO

    De acordo com a FGV, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,08% na segunda prévia de março, ante avanço de 0,02% registrado no mesmo período de fevereiro. Com o resultado, o índice acumula aumentos de 0,81% no ano e de 4,92% em 12 meses.

    O Índice de Preços ao Consumidor (IPC-FIPE), que mede a inflação na cidade de São Paulo, apresentou alta marginal de 0,02% na segunda quadrissemana de março, revertendo a queda de 0,09% observada na primeira quadrissemana do mês, conforme divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

     

  • HOMENAGEM A ROBERTO CAMPOS

    O movimento estudantil UFF Livre prepara um evento em homenagem ao centenário do pensador, economista, político e embaixador liberal brasileiro Roberto Campos, celebrado neste 2017. Será uma palestra especial sobre a vida e obra do importante personagem.

    O evento contará com a participação do jornalista e escritor Aristóteles Drummond e do diretor da faculdade de Economia da UFF, Ruy Santacruz. A homenagem acontecerá no próximo dia 30 de março, às 15h, no auditório do bloco F do campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense, em Niterói.

    Aristóteles Drummond é um dos ensaístas de uma obra coletiva em homenagem ao centenário de Roberto Campos, que está prevista para ser lançada no mês de abril pela Livraria Resistência Cultural Editora. Ele aproveitará o evento para iniciar a divulgação do livro.

     

FRASE DO DIA

A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.

Aristóteles