Artigos Anteriores

ENFIM, A RECESSÃO CHEGOU...

ANO XIV - Nº 007/14 -

4ª FEIRA DE CINZAS

Conforme adverti, informei e assegurei, ao longo dos últimos 18 meses, de que as previsões econômicas para a nossa pobre economia, neste complicado ano de 2015, seriam pouco ou nada animadoras, o Boletim Focus de hoje, 4ª feira de cinzas, não deixou por menos e mostrou, enfim, o quanto eu estava certo.

VIÉS DE QUEDA

Depois de iniciar o ano projetando crescimento para o PIB em torno de apenas 0,44%, a cada semana o índice foi minguando. Na semana que antecedeu o Carnaval, como os leitores devem estar lembrados  o Focus já projetava expansão de ZERO por cento para 2015. Com viés de queda. 

RECESSÃO

Pronto. Como tudo era uma mera questão de tempo, hoje, como indicava a trajetória descendente que a curva vinha apresentando desde julho do ano passado, 2014, o nosso pobre país ingressou, finalmente, no campo da RECESSÃO ECONÔMICA.
 

RETRAÇÃO DE 0,42%

Esta nova expectativa nada animadora, medida pela mesma régua que vem medindo os constantes e intermináveis fracassos que o governo Dilma Neocomunista Rousseff planta e colhe, de forma intencional e precisa, já aponta para uma retração de 0,42% do PIB para 2015. 

CURVA DINÂMICA

Detalhe importante: a curva, por ser dinâmica sua trajetória, continua apontando para a mesma direção, ou seja, PARA BAIXO! Como a medição que o Banco Central faz, junto ao mercado, é sempre semanal, a próxima projeção, que será divulgada na próxima 2ª feira, deve ser ainda pior. 

CAMINHO PROMETIDO

O fato é que, se ao longo do primeiro mandato Dilma Neocomunista Roussef fez de tudo para que chegássemos a essa situação, não há com o que se espantar. Afinal, o resultado não poderia ser outro: estamos, enfim trilhando o prometido caminho da RECESSÃO. 

PERU

Para deixar bem claro que a RECESSÃO é uma escolha feita exclusivamente pelo PT, por Dilma e pelos seus eleitores, vejam o que esta acontecendo, por exemplo, com o Peru. O país andino, por opção, apresentou crescimento do PIB, de 2,35% em 2014.

Só para lembrar: o Peru não integra o seleto grupo de países afundados e embalados pelo Foro de São Paulo.
 

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • VAREJO EM PORTO ALEGRE

    A previsão de um ano difícil para o varejo já motivou promoções e descontos desde o início de janeiro. Segundo levantamento realizado pelo Sindilojas Porto Alegre, 56% das lojas começaram as liquidações logo após as festas de final de ano e estenderam a ação até o final do mês. Mesmo assim, as vendas, para 61% dos lojistas, caíram em média 17% em relação ao mesmo período de 2014.

    Já no início do mês de fevereiro, o número de estabelecimentos que aderiram às liquidações aumentou em mais 7%. Um dos motivos apontados é por este ser, tradicionalmente, um período ruim para o comércio, tendo em vista os dois feriados e a baixa movimentação na cidade.  

  • SÓ BEBENDO...

    A situação econômica e financeira do Estado do RS é tão amarga, que os motoristas estão bebendo para esquecer (ou não lembrar). Basta observar que mais de 6,8 mil testes do etilômetro foram aplicados pela fiscalização da zero hora de sexta-feira (13) até a meia-noite dessa terça-feira (17) na Operação Viagem Segura de Carnaval.

    A ação integrada das polícias resultou em 285 motoristas flagrados alcoolizados, dos quais 119 enquadrados em crime de trânsito. O balanço é parcial, já que a operação se estende até a meia-noite desta quarta-feira (18).

  • LIQUIDA PORTO ALEGRE

    A CDL POA realiza coletiva de imprensa, na próxima terça-feira (24), às 8h30min, para apresentar as inovações e atrações da 19ª edição do Liquida Porto Alegre, que ocorre de 26 de fevereiro a 8 de março. Em 2015, o evento promete ser a liquidação das liquidações e trazer muitas novidades aos consumidores gaúchos, com apoio da maioria dos shoppings da Capital. Além disso, pela primeira vez em anos, a campanha vai divulgar antecipadamente o seu período de realização, o que antes era mantido em sigilo para o varejo, imprensa e consumidores até o lançamento oficial.

    Com o slogan “Preço Baixo é Compromisso”, as lojas cadastradas terão 10 dias para liquidar o estoque da temporada passada, oferecendo descontos atrativos aos clientes. Não deve haver prorrogação da campanha. 

FRASE DO DIA

Se os prazeres são maiores na expectativa, lembre-se que isso também é verdade para os problemas.

Elbert Hubbard