Artigos Anteriores

ENCARANDO A REALIDADE DE 2009

ANO XIV - Nº 007/14 -

SÓ EM MARÇO

Hoje, 5 de janeiro, ainda que de forma precária para muitos brasileiros, começa o ano de 2009. Para todos, como de praxe, tudo inicia mesmo só depois do Carnaval, que neste ano acontece lá no fim de fevereiro. Desta forma, a ficha só vai cair mesmo, seja ela boa ou ruim, no mês de março.

O MERCADO ENCOLHEU

Ainda que, por tradição, esse prazo acabe respeitado é preciso que todos os brasileiros tenham em mente, já, a despeito dos pedidos, oferendas e consumo de lentilha na passagem do ano, que o mercado mundial diminuiu de tamanho. Encolheu.

REGIME

As economias do mundo todo, portanto, queiram ou não, vão desfilar neste ano com modelitos bem mais apertados. A tendência e a obrigação é vestir roupas bem justas. E, para tanto, os consumidores vão se obrigar a fazer um forte regime de gastos, independente do governo, que continuará gordo e esbanjador.

DIMENSÃO

Aos governantes, como é o caso do presidente Lula, só restam os discursos. Todos se declaram sempre positivos, certamente. Esta prática, todavia, não fará o mercado aumentar de tamanho. Por mais que muita gente também queira de volta a dimensão alcançada no primeiro semestre de 2008, isto só seria possível com a formação de várias bolhas.

A BOLHA BRASILEIRA

Aliás, ao que tudo indica, pela forma com que o governo está querendo estimular o consumo, em breve uma bolha brasileira, que já está visível, estará pronta para estourar. Os setores automobilístico e imobiliário, cuja concessão de crédito com prazos a perder de vista, vão propiciar o acontecimento através de um belo calote.

PROPORCIONAL

A nossa bolha, com toda certeza, não será nem um pouco parecida com a bolha americana. Também não será igual à espanhola ou inglesa, países em que o percentual do crédito sobre o PIB, por exemplo, é altíssimo. Mesmo assim, ela vai se apresentar, vai estourar e as conseqüências serão danosas.

MODA DO ANO

É provável que muita gente enxergue exageros neste primeiro Ponto Crítico de 2009. Para este grupo é provável que o ano ainda não tenha começado, não é mesmo? Pois bem, mesmo com eventuais contrariedades estou convencido de que a moda para todas as estações deste ano, no mundo todo, será de roupas justas. Gostem ou não, o ajuste será necessário. Feliz 2009.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • BANRISUL - VERÃO 2009
    O Banrisul conta com mais de 100 pontos, entre agências e caixas eletrônicos instalados em shoppings, supermercados, farmácias, lotéricas, postos de combustível, entre outros locais, para melhor atender e proporcionar conforto aos seus clientes neste veraneio. Vários estabelecimentos comerciais conveniados à rede Banrisul Correspondente prestarão serviços de saques, depósitos e pagamento de contas. Ainda, para melhor servir os seus clientes, as agências de Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-Lá, Imbé, Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal e Cassino terão horário de atendimento ampliado, das 9h30min às 15h, até 06 de março de 2009. As agências de Santa Catarina funcionarão das 10h às 16h. O cliente Banrisul também tem à disposição a Rede Verde-Amarela e os quisques do Banco 24 Horas.
  • COMÉRCIO
    Segundo o CDL, o comércio de Porto Alegre encerra o ano de 2008 com um crescimento de 7,8%, na comparação com o ano anterior, um índice que poderia ser maior caso o desempenho das vendas de Natal tivesse superado os 6,5% de alta, o que significa um movimento de R$ 1,012 bilhão.
  • REDUÇAO DE VENDAS
    A crise global vai reduzir as vendas dos maiores exportadores brasileiros em 2009. O impacto não será provocado apenas pela queda do preço das commodities. A diversificação de mercados continuará a ser uma meta, mas não deve compensar as perdas, já que a desaceleração econômica é generalizada. A desvalorização do real não é suficiente para ganhar mercados, que estão retraídos.
  • FENAVINHO
    Integrada às festividades da Fenavinho Brasil 2009, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves, RS, promove o Concurso de Decoração de Vitrine alusivo ao evento. As empresas interessadas em participar devem se inscrever, entre 6 a 29 de janeiro, pelo e-mail: cdlbento@cdlbento.com.br. Serão premiadas as três melhores vitrines.

FRASE DO DIA

Somos francos com os outros quando não dependemos deles.

Drumond