Artigos Anteriores

ENCARANDO A CRISE

ANO XIV - Nº 007/14 -

ANSIEDADE

O que a maioria dos seres humanos do mundo todo mais quer ouvir neste momento é que a crise global está perdendo força. Ao prceber a ansiedade e procurar atender ao grande desejo dos terráqueos, o presidente do FED, Ben Bernanke, encheu muita gente de esperança ao dizer, ontem, que a economia americana vai começar a crescer a partir de 2010.

GRUPO INERTE

Ao tomar conhecimento da declaração de Bernanke, nós brasileiros, que infelizmente pertencemos ao grupo de habitantes da Terra que pouco ou nada fazem para mudar alguma coisa no nosso quintal, já nos colocamos diante da janela para poder assistir e aproveitar o fim da catástrofe econômica mundial.

BASTA TER FÉ

A nossa índole, infelizmente, não é a de promover reformas e acertos por vontade própria. Acreditamos que a força divina vai e deve fazer o que é preciso. Basta ter fé, pedir ajuda a Deus e fazer votos de que tudo vai melhorar. Pronto. Assim, se alguma coisa de bom acontecer, o presidente Lula e os santos receberão os méritos da conquista.

DEUS EXISTE?

Desta forma, mesmo sabendo que Beranke jogou muito mais para a torcida, promovendo um efeito mais psicológico, ainda assim vamos deixar para trás o tema de casa. Pergunto: será que Deus existe mesmo, gente? Ele não está sendo maldoso em não dizer alertar que nós somos responsáveis pelos nossos erros e omissões?

RELATÓRIO

Pois,no momento em que Bernanke tratava de aumentar a estima dos americanos, o Morgan Stanley divulgava um relatório que prevê uma queda de 4,5% para o PIB brasileiro. A nota, como sabe, deixou Lula extremamente irritado e completamente sem raciocínio.

VAMOS REZAR

Ao invés de olhar o estudo do banco americano com atenção, Lula preferiu ficar enfurecido. Mostrou o sentimento dizendo que o Morgan não acertou a situação vivida pelos EUA. Ora, melhor seria Lula saísse de lá mais do que convencido de que com boas reformas nós ficaríamos livres de tais prognósticos e provocações. Vamos rezar.

FALECIDO BNH

Confesso que muito me preocupa o fato de que, diante de uma fantástica crise de crédito, o governo brasileiro entenda que é preciso estimular ainda mais o consumo financiado. Crédito destinado às famílias que não têm a mínima possibilidade de pagar só tem um propósito: um calote generalizado. Já fizemos isso com o falecido BNH (Banco Nacional de Habitação) e vamos repetir o erro em 2009/2010.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PÓS-GRADUAÇÃO
    Estão abertas as inscrições para a pós-graduação Gestão em Vendas, promovida pela Faculdade de Tecnologia Senac de Porto Alegre. As aulas serão realizadas em 360 horas-aula, com foco nas áreas de indústria, serviços e varejo. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.senacrs.com.br.
  • MANIFESTAÇÃO
    Diante da crítica que fiz, ontem, sobre o silêncio das entidades, eis o comentário do ex-presidente da FIERGS, Dagoberto Godoy: - Como ex-presidente da FIERGS, manifesto meu apoio enfático à Governadora Yeda, pela atitude firme que teve nesse caso das falhas dos professores grevistas. Como membro da OIT - Organização Internacional do Trabalho devo ressaltar que o direito de greve pressupõe um confronto de riscos: se as empresas perdem a produção, é justo que os empregados arrisquem seu salário. O (mau) costume de se abonarem as faltas de gervistas, no setor publico, desmoraliza a greve como instrumento legítimo de pressão. Muito bom, Godoy.
  • LIVRO
    Na Livraria Cultura do Bourbon Shopping Country, Gustavo Grisa promove o lançamento dolivro: Sem Medo do Futuro. Dia 24 demarço, às 19:30.
  • HARLEY DAVIDSON
    A nova loja - Show Room - da Harley Davidson de Porto Alegre, que abriu suas portas no ultimo final de semana, fica na Av. Carlos Gomes, 1001. Com ares de butique, a loja ficou com belo aspecto. Parabéns.

FRASE DO DIA

O MAIOR ENGANADO É AQELE QUE ENGANA A SI PRÓPRIO.

Ralph Emerson