Artigos Anteriores

EM PARIS

ANO XIV - Nº 007/14 -

PIT STOP

Com destino à Alemanha, para participar da Anuga 2009, importante Feira de alimentos da Europa que acontece na bela cidade de Colônia, a minha viagem começa com um -pit stop- em Paris, onde já estou.

PRAZER SECULAR

As atrações turísticas da França, como se sabe, são múltiplas. Entre tantas, uma delas está no secular prazer que visitantes e moradores têm em sentar num café ou num restaurante para desfrutar da boa comida francesa e de seus vinhos (nacionais) maravilhosos.

REDUÇÃO DE PREÇOS

Pois, neste particular, o que chama muito à atenção aqui em Paris é a forma agressiva com que os donos de restaurantes estão propagando a redução dos preços dos pratos que constam nos cardápios. É isto mesmo, gente.

MENOS IMPOSTO

Tal qual faz nossa indústria automobilística aí no Brasil, que propaga a queda dos preços dos veículos em função da redução do IPI, os restaurantes franceses estão escancarando, tanto nas vitrines quanto nos cardápios, que os preços baixaram para valer depois que o governo aprovou a redução, em vigor desde 01/julho, de 19,6% para 5,5%, o imposto de consumo (TVA).

ANTES E AGORA

Para que os clientes possam comprovar, efetivamente, a vantagem que estão levando, os cardápios mostram os preços anteriores ao lado dos atuais vigentes. Não é uma maravilha? A decisão do governo obriga, no mínimo, que sete produtos sejam atingidos. Mas, a maioria dos restaurantes não impõem tal limite, que só não atende às bebidas alcoólicas.

BENEFICIADOS

O acordo identifica muita correção, pois o sucesso é indiscutível. E traz múltiplos benefícios: aos consumidores, pelo preço mais baixo que pagam; à geração de mais empregos, pelo movimento maior que estão tendo os restaurantes; e aos empresários, pelos investimentos que se propõem a fazer. Que tal?

NA MOSCA

A propósito, diante do acima exposto, é oportuno replicar o comentário do filósofo, escritor e político romano, Marcus Tullius Cícero, no ano de 55 a.C. Eis o que disse M.Tullius: PAGAMENTOS REDUZIDOS - O Orçamento Nacional deve ser equilibrado. As dívidas Públicas devem ser reduzidas, e a arrogância das autoridades deve ser moderada e controlada. Os pagamentos a governo devem ser reduzidos, se a Nação não quiser ir à falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, ao invés de viver por conta pública. Ora, como a verdade é pra lá de antiga, qual a razão para que os nossos governantes não compreendam e não pratiquem o preceito?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • LÍDERES & VENCEDORES
    Os presidentes da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli e da Assembléia Legislativa, deputado Ivar Pavan, anunciam hoje os 12 agraciados do 15º Prêmio Líderes & Vencedores, nas categorias empresarial, política, cultural e comunitária.
  • TEMPORADA DE FÉRIAS
    O Sesc/RS lança hoje a Temporada de Férias 2009-2010 da entidade- uma das atividades mais antigas do Sesc no RS -, cujo objetivo é proporcionar o turismo social aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo através da disponibilização de pacotes diferenciados e com condições de pagamento facilitadas.
  • VAGAS NO VAREJO
    A CDL Porto Alegre realiza mais uma edição do projeto Talentos do Varejo, uma ação de responsabilidade social que seleciona profissionais que desejam atuar no varejo. O programa é totalmente gratuito e prevê duas etapas: Informações: www.cdlpoa.com.br .
  • BATISMO
    Acontece dia 13/10, às 18h, o batismo no Navio Tanque \"Guapuruvu\" da Navegação Guarita. A cerimônia será no cais do Porto de Porto Alegre. O navio Guapuruvu concretiza um investimento de R$ 31 milhões ? parte capital próprio, somado a verbas oriundas do Fundo de Marinha Mercante, repassados pelo BNDES com apoio da CaixaRS.
  • RELATÓRIO
    A Governadora Yeda Crusius recebe hoje, 08/10, às 16h, no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), a 5ª edição do Relatório Social da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV.

FRASE DO DIA

NÃO APRENDEMOS COM O PASSADO, PAGAMOS A CONTA NO PRESENTE E COMPROMETEMOS O FUTURO.

Leitor do PontoCritico