Artigos Anteriores

EM CLIMA DE ELEIÇÃO

ANO XIV - Nº 007/14 -

ATRAPALHADO

O governador Rigotto, do RS, está atrapalhado. Os indicadores econômicos do Estado são da pior espécie e os impostos são os mais desgraçados do país. E o PT gaúcho, não por ser mais competente, mas por esperteza, já está tirando proveito da insensatez de Rigotto quanto à elevação das alíquotas de ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e telefonia. Foi, como já opinei, um verdadeiro tiro no pé que será difícil de justificar numa campanha política acirrada como promete aqui e em vários lugares. Note-se que o PMDB é aliado do PT no país. Imaginem se fosse oposição.

ATROPELADO PELA DERROTA

Totalmente atordoado por decisões condenáveis e também vencido na Guerra Fiscal, Rigotto jogou a toalha e resolveu fazer o que o governador paulista Geraldo Alckmin já havia feito: reduzir e até zerar algumas alíquotas de ICMS sobre produtos da cesta básica. Contrariado, mostra que só tomou a decisão por ter sido atropelado pela derrota. Não se trata, portanto, de convencimento, mas de necessidade. Foi mal, governador. Deveria fazer o anúncio admitindo que estava errado em manter impostos tão elevados. Ao jogar a toalha mostra que faz o que não quer e que não gosta.

BLÁ, BLÁ, BLÁ

No ambiente nacional Lula fez, de novo, mais um discurso daqueles. Repetitivo e chato, como de costume. Ao sancionar a MP 255 (do BEM) resolveu afirmar, pela enésima vez, que não há provas de corrupção no seu governo. Para Lula sobram atos de canalhice nos governos anteriores. No seu, tudo é maravilhoso. De tanto repetir estas baboseiras e mentiras, todos os dias, já estou quase acreditando nele. Aliás, repetir mentiras muitas e muitas vezes, sempre resta para os ouvintes algum efeito. Como bem diz Gramsci, sempre haverá alguém que acabará acreditando que tudo o que Lula diz é a pura verdade.

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Várias empresas vêm dando muito bom exemplo com a adoção da governança corporativa, a qual dá mais resultado e transparência nos seus negócios. Os investidores, de todos os portes, ao tomarem conhecimento destas novas práticas de gestão, estão, por sua vez, se tornando também cada vez mais exigentes. A ponto de não mais admitirem participar, como acionistas, de empresas interessadas em abrir capital que não estejam dentro dos padrões da boa governança.

O MÁXIMO

O melhor exemplo disto é que a única porta deixada pelos investidores para o ingresso de qualquer empresa nas Bolsas de Valores é o chamado Novo Mercado. É, portanto, algo que vai muito além da boa Governança Corporativa. Uma das exigências é que a empresa possua só ações ordinárias. E quem não pensa assim não tem mais acesso ao mercado de capitais. Já quem está nele, para continuar ganhando a necessária confiança do acionista vai precisar fazer de tudo para galgar todos os postos até chegar ao Novo Mercado. Notem: a lei passou a ser menos exigente que o mercado. A lei virou o mínimo, enquanto que o Novo Mercado é o máximo.

EXEMPLOS A SEREM SEGUIDOS

Se a iniciativa privada toma todas as providências para atrair mais investidores, os governos deveriam fazer o mesmo com seus contribuintes. Ninguém entende que não deve pagar impostos. A sociedade só exige que haja uma cota aceitável e serviços correspondentes. As empresas vêm dando exemplo e sugerindo aos seus empregados e acionistas um comportamento sobre o Estado que queremos. Este aprendizado pode ser útil para exigir que os nossos governantes tomem juízo, e adotem imediatamente a prática da boa e indispensável Governança Corporativa Pública.

INAUGURAÇÃO ADIADA

A aguardada inauguração do Outback Steakhouse do Shopping Iguatemi, PAlegre, terá uma nova data anunciada nos próximos dias. A noite em benefício do Hospital da Criança Santo Antônio também foi adiada. A razão? Suponho que seja a greve da Receita Federal.

TEATRO

À boca pequena fui informado de que em maio de 2006 Porto Alegre terá um novo e maravilhoso teatro num local fantástico e carente: o Shopping Bourbon Country. O projeto vai agradar em cheio pelo que percebi. Tomara.

PRÊMIO

O diretor do Instituto Gerdau e de Comunicação do Grupo Gerdau, José Paulo Soares Martins, é o Profissional de Marketing do Ano no RS. O reconhecimento é concedido pela Revista Marketing, da Editora Referência. A entrega da premiação será hoje, 22, no Espaço Cultural Vivo, a partir das 20h.

CAMPANHA

Ciente de que o brincar favorece a auto estima da criança auxiliando-a a compreender e interagir com o mundo em que vive, o Univias lança oficialmente, na próxima quarta-feira (23/11), a oitava edição da Campanha Papai Noel na Estrada. A ação acontece até o dia 23/12 e visa motivar os motoristas a doarem brinquedos nas praças de pedágio e em postos avançados.

HARRY POTTER

O Sheraton Hotel e o GNC Moinhos promovem um pacote especial na estréia de ?Harry Potter e o Cálice de Fogo?, nesta sexta, 25 de novembro. A programação inicia às 18h 15 min com a exibição do filme no GNC Moinhos e logo após, o restaurante Clos du Moulin aguarda a platéia com um jantar especialmente elaborado pelo chef Mauro de Sousa. O valor do pacote é R$ 56,00 por pessoa, com direito à exibição do filme, jantar, água, refrigerante, taxa de 10% de serviço e estacionamento inclusos. Os convites podem ser adquiridos antecipadamente no Sheraton Hotel. Mais informações pelo telefone: 51 - 21216060.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

COPIAR É BEM MELHOR DO QUE INVENTAR O RUIM.

Armando Nogueira