Artigos Anteriores

DUAS MULHERES, DUAS POSTURAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

OLHO EM SANTIAGO E EM QUITO

Atrasei, propositadamente, a publicação deste editorial porque antes de fazer qualquer manifestação precisava ouvir o que tinham a dizer, principalmente, duas mulheres, as quais participaram, nesta sexta-feira, de  eventos diferentes na America Latina. 

 

CHRISTINE LAGARDE

Uma delas é a diretora-geral do FMI - Fundo Monetário Internacional-, Christine Lagarde, que esteve em Santiago (Chile) para participar da conferência "Desafios para Assegurar o Crescimento e uma Prosperidade Compartilhada na América Latina.

DILMA ROUSSEFF

A outra é a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que esteve em Quito (Equador) para participar efusivamente da reunião de Cúpula Extraordinária da UNASUL -União das Nações Sul-Americanas-.  ou, como já conhecida, a URSAL -União das Repúblicas Socialistas da América Latina-, por ser uma cópia fiel da URSS -União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

 

SEMELHANÇA

A propósito: a Unasul bem que poderia se chamar URSAL - União das Repúblicas Socialistas da América Latina-. Afinal, o compromisso é o mesmo, qual seja a formação do regime ditatorial comunista nos mesmos moldes do que foi feito na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, a extinta URSS. 

Aliás, a semelhança é tamanha que até a bandeira da Unasul tem as mesmas cores da bandeira da URSS: vermelho-sangue e amarelo, que continuam sendo utilizadas pelo Partido Comunista.

LAGARDE ADVERTE E ADMITE

Christine Lagarde fez uma alerta: a América Latina enfrentará um caminho que parece cada vez mais instável com as mudanças nas condições econômicas globais. Mais: os preços das commodities, que alavancaram a região por mais de uma década, estão agora em queda forte. Como se isso não bastasse, a era do financiamento barato em dólar está prestes a acabar.  

Lagarde arrematou dizendo: - Se forem introduzidas as reformas estruturais necessárias, o Brasil pode ser um gigante ainda maior do ponto de vista econômico.

DILMA CULPA O MUNDO PELOS SEUS ERROS

Dilma, por sua vez, em Quito, acompanhada pelos líderes de países-membros do Foro de São Paulo (que é representado pela Unasul), para comprovar que, além de grande mentirosa também é uma péssima administradora, cheia de arrogância preferiu culpar a crise internacional pelos problemas no Brasil. Pode?

Agindo de acordo com os ensinamentos obtidos através da Cartilha de Antonio Gramsci, cuja obra inspira as propostas do Foro de São Paulo, Dilma disse que a queda dos preços das commodities são, agora, os grandes responsáveis pela crise brasileira. 

 

NÃO FOI GRAÇAS AO LULA

Ora, com este discurso até os menos atentos perceberam, finalmente, que não foi a capacidade do então presidente Lula que levou o Brasil a ganhar certa notoriedade internacional , como chegou a estampar o The Economist.

Portanto, só para esclarecer de uma vez por todas, o que, entre 2008/2012, realmente levou o Brasil a ser visto com interesse pelos investidores foram os altos preços das commodities e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Hoje, infelizmente, não temos em uma coisa nem outra. E para piorar, nenhuma reforma foi feita e nem será feita.   

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • CARTILHA DA TRANSPARÊNCIA FISCAL

    A carga tributária incidente sobre a aquisição de produtos e serviços pelos consumidores gaúchos deixará de ser uma incógnita a partir de 2015, no Rio Grande do Sul. Lançada na manhã desta sexta-feira (5) na sede do Ministério Público Estadual, em Porto Alegre, a Cartilha da Transparência Fiscal desenvolvida em colaboração por órgãos públicos e entidades de classe regulamenta a Lei 12.741/2012, que obriga o comércio a esclarecer, aos consumidores, o custo tributário médio incidente sobre produtos e serviços. Com a regulamentação, as empresas que realizam venda direta e que prestam serviço aos consumidores gaúchos ficarão obrigadas, a partir de 1º de janeiro, a incluírem nos cupons fiscais o valor aproximado dos tributos que influenciam na formação do preço final.
     

  • AVALIAÇÃO DA CDL

    Os preços medidos pelo índice oficial de inflação do Brasil, IPCA, cresceram 0,51% em novembro, na comparação com outubro, segundo dados do IBGE. Apesar do crescimento mais alto que outubro, no acumulado em 12 meses a inflação desacelerou: 6,56% contra 6,59% no mês anterior.

    O resultado ficou abaixo expectativas do mercado, que apontavam +0,59% para o mês passado. Em Porto Alegre a variação foi inferior à média nacional: +0,39% no mês, com acumulado em 12 meses em 6,64%.

    O resultado, na avaliação do economista da CDL Porto Alegre, Gabriel Torres, reflete a combinação de dois fatores que atuam em sentidos opostos: atividade econômica mais fraca observada no PIB dos últimos trimestres, e a pressão dos reajustes de preços controlados artificialmente pelo governo, contribuindo para manter a inflação acima de 6,5%.

  • DIFA

    O Sindilojas Porto Alegre orienta que os lojistas associados que possuem dívidas com o Fisco Estadual, vencidas até 31 de agosto de 2014, façam adesão ao programa "Em Dia 2014" até o dia 22 de dezembro. O programa da Secretaria Estadual da Fazenda permitirá o parcelamento em até 48 meses e desconto nas multas e juros.

    A regularização da situação fiscal das empresas é fundamental, pois, caso os débitos sejam incluídos em dívida ativa, a empresa poderá ser excluída do Simples Nacional, além de cobrança judicial. Sendo assim, é necessária a regularização total do Diferencial de Alíquota de ICMS, desconsiderando a liminar vigente obtida pelo Sindilojas Porto Alegre.

  • BRILHA PORTO ALEGRE

    Hoje, a Usina do Gasômetro recebe a primeira das três sessões programadas de contação de histórias que acontecem neste mês com a Mamãe Noel. A atividade, que integra a agenda do Brilha Porto Alegre, acontece a partir das 18h. As demais sessões ocorrem nos dias 13 e 20 de dezembro, sempre às 18h. O ponto turístico ainda recebe atividades como a Campanha do Brinquedo, até 22 de dezembro e o Presépio Vivo, até 20 de dezembro, sempre às 19h. O Brilha Porto Alegre, parceria entre o Sindilojas Porto Alegre, CDL POA e Sindpoa, com promoção do Grupo RBS, promove a iluminação de Porto Alegre em comemoração ao Natal, até o final deste mês. Saiba mais. »Sindilojas Porto Alegre

FRASE DO DIA

Nada é mais complicado que a sinceridade.