Artigos Anteriores

DOURANDO A PÍLULA

ANO XIV - Nº 007/14 -

BOAS INTENÇÕES

As intenções do presidente Lula, pelo que os noticiários estampam, até podem ser as melhores possíveis para tentar um crescimento do PIB na ordem de 5% para 2007. E para chegar neste número, ainda muito insuficiente, todos sabem que, sem maioria no Congresso, para aprovar uma agenda mínima de reformas que possam tirar algumas amarras da economia, tudo não passará de meras intenções.

O QUE ATRAPALHA

Entre tantas hipóteses que poderiam ser elencadas para não chegarmos, mais uma vez, a atingir um crescimento minimamente satisfatório, duas delas estão muito claras: 1- O PMDB, que teria fechado, ontem, um acordo de coalizão, não é nada confiável e muito menos unido; e, 2- Lula e o PT, por questões de princípios e de DNA, sempre vão se recusar a fazer as reformas necessárias.

NOVO CICLO VICIOSO

A situação, portanto, é a seguinte: Lula, mais uma vez, está dourando a pílula. Falando de um novo ciclo, como já aconteceu há quatro anos atrás, onde as promessas também foram muitas e as realizações pífias. E faz isto com tal maestria porque já sabe que o brasileiro não dá a mínima para realizações.

ACALENTAR O SONHO

O povo brasileiro prefere promessas e expectativas. Isto, culturalmente, faz parte daquilo que é mais importante: acalentar o sonho. Assim, o negócio é jamais matar o sonho. Mais adiante, com mais calma, novas explicações serão encontradas para justificar os porquês da não realização das promessas de hoje. Afinal, como sempre haverá lá adiante um culpado de plantão. Quando começará um novo ciclo com novas promessas.

MELHORA EM 30 DIAS

Hoje, com a enorme onda de notícias, informações e esclarecimentos constantes, uma coisa está bem clara para quase toda a nossa população: o Brasil pode crescer tanto quanto a China, Índia e Paquistão. Basta fazer algumas reformas. Com profundidade, no entanto. Sem meias solas. De motoristas de táxis e lavadeiras, até empresários e políticos, todos sabem que nestes países o crescimento é de 9% ao ano. Falta o quê, para nós? Decisão. O povo, com certeza vai sentir uma melhora em menos de 30 dias se as reformas vierem. E aí o país acelera.

CUMPRIMENTOS

O novo vice-governador do RS, Paulo Feijó, felizmente já está livre para divulgar suas idéias liberais. E na primeira oportunidade, numa aula magna, deixou bem claro o que pensa sobre empresas estatais. Antes que a sociedade se irrite com o assunto, Feijó propõe que todos pensem, estudem e, a partir daí, respondam: Afinal, que contribuições são obtidas com estatais? Se alguém se debruçar sobre o tema por dois minutos já terá uma resposta pronta: é preciso privatizar urgentemente. Portanto, mentes à obra.

UNIVERSO DOS ESPUMANTES

Depois do sucesso de público do Universo das Cervejas, agora são os espumantes os protagonistas. De 22 de novembro a 13 de dezembro, acontece o Universo dos Espumantes Bourbon Country. A mostra reúne um total de 19 expositores da bebida, sendo 13 nacionais e 6 importados, e ainda degustação e comercialização de diversos produtos como queijos, pães especiais, salames, azeitonas, panetones, cestas e kits de Natal, copos e taças, baldes para gelo, chopeiras, entre outros.O Universo dos Espumantes está localizado no estacionamento coberto do 1º andar do shopping, e oferece ainda uma programação de 19 palestras, com entrada gratuita, sobre temas variados relacionados aos espumantes. O agendamento deve ser feito previamente em qualquer supermercado da rede Zaffari e Bourbon. Sempre às 18h30min, no salão principal da exposição, acontecem também apresentações artísticas de música e dança.

MÉRITO LOJISTA

A Federação das CDL?s do RS realiza na próxima segunda-feira, 27, a cerimônia de entrega do Prêmio Mérito Lojista 2006, principal premiação do setor terciário do RS. Serão agraciadas 60 empresas e personalidades que se destacaram ao longo do ano pelo desempenho de atividades junto ao comércio varejista e em suas áreas de atuação. O Mérito Lojista 2006 será entregue em cerimônia no Hotel Serrano, às 20h30min do dia 27. EM TEMPO: Só não compreendo como o governador Rigotto pode estar na lista. É muito puxa-saquismo.

VOCÊ SABIA?

Você sabia que a Aracruz já investiu mais de 100 milhões de dólares em pesquisas sobre o eucalipto? Um desses estudos mostra que a quantidade de água consumida pelo eucalipto não é diferente de qualquer outra árvore de floresta nativa. Para saber mais sobre estes e outros assuntos relacionados à pesquisa ambiental, acesse o link www.aracruz.com.br/env.do.

MOBILIZAÇÃO

A Associação Brasileira de Terminais Portuários ? ABTP ? vai lançar uma forte mobilização visando a urgente retomada das obras de prolongamento dos molhes do porto de Rio Grande. As ações da campanha serão anunciadas pelo presidente da entidade, Wilen Manteli, durante café da manhã para a imprensa, às 9h45min da próxima segunda-feira, 27, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

APRESENTAÇÃO

No dia 30 de novembro, a psicóloga Rosalia Schwark e a jornalista Ruza Amon (integrantes do programa Salto Alto - Canal 20-NET), juntamente com Laura Bartelle, realizam a única apresentação aberta ao público da peça: É Simples. O roteiro, adaptado do livro homônimo escrito por Rosalia em 2005, é sobre a trajetória da personagem Vida, protagonizada pela própria autora. As cenas vividas por ela, ilustram de que maneira os registros e condicionamentos cerebrais são formados, e como podem ser ?reprogramados?. ?Você pode re-criar sua vida?, é o que propõe o espetáculo, referindo-se à mudança de crenças e valores limitantes. O espetáculo acontece às 20h30min no teatro da AMRIGS, Porto Alegre. Ingressos nas lojas Datelli do Iguatemi, Moinhos Shopping.

SUPERSIMPLES

O Supersimples para o Setor de TI é o tema do Mesas Redondas, promovido pelas entidades gaúchas de Tecnologia da Informação (Assespro, Internetsul, Seprorgs, Softsul e Sucesu-RS). A reunião-almoço ocorre amanhã, 24, às 12h, no Hotel Plaza São Rafael, Porto Alegre. O palestrante será Ênio Zampieri, assessor legislativo da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Mais informações e reservas através do telefone (51) 33115533

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

UM CHEFE É UM HOMEM QUE PRECISA DOS OUTROS.

Paul Valéry