Artigos Anteriores

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

ANO XIV - Nº 007/14 -

HOMENAGENS

Como estamos na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, cuja data é 08/03 (próxima sexta-feira), muitos estão aproveitando para homenagear as mulheres de várias formas, como por exemplo: através de textos e/ou promovendo produtos e serviços com descontos especiais.

MULHERES IMPORTANTES

Pois, aproveitando o embalo antecipo para hoje a minha homenagem às mulheres brasileiras. Para tanto exponho as formas de agir e pensar de duas mulheres importantes, com as quais convivo diariamente: minha esposa, Lúcia, e minha filha, Cristina, ambas desde sempre envolvidas, de corpo e alma, com o PontoCritico.com

DE PENSAMENTO LIBERAL

Não é por acaso que Lúcia e Cristina sejam mulheres de pensamento liberal. Até porque mostram total discernimento e consciência de que ninguém, independente do sexo, deve receber vantagens e/ou privilégios às custas da sociedade.

PRIVILÉGIOS

Pois, envolvido por este constante contato familiar-profissional diário, ouço, vejo e sinto como as duas deploram, por exemplo, o injusto e atrasado sistema previdenciário brasileiro, no qual as mulheres são tratadas de forma absolutamente desigual, com privilégios absurdos.

IGUALDADE DE TRATAMENTO

Elas concordam, integralmente, com a luta que mulheres fazem para tentar diminuir as diferenças e/ou preconceitos ainda existentes no convívio social do mundo todo. Querem, portanto, que todos tenham uma correta EDUCAÇÃO, que promova tão somente a igualdade de tratamento das pessoas, e não uma subordinação aos homens.

ESTUDO DE BERGAMINI

Tanto Lúcia quanto Cristina conjugam do mesmo pensamento exposto pelo professor e Pensador, Ricardo Bergamini (membro do Pensar!), cujo estudo técnico (incontestável) revela o seguinte: Em 2012, segundo o IBGE, a População Ocupada (PO) tinha a participação de 46,5% de mulheres e 53,5% de homens, a População em Idade Ativa (PIA) de 53,8% de mulheres e 46,2% de homens e a População Economicamente Ativa (PEA) de 46,8% de mulheres e 53,2% de homens. As mulheres contribuem com cinco anos menos para a previdência em relação aos homens, obtendo os mesmos benefícios dos homens, além de terem uma expectativa de vida de 7,1 anos maior do que os homens (homens 70,6 anos e mulheres 77,7 anos). Os militares possuem o direito de computarem nos cálculos de suas aposentadorias o período das escolas preparatórias e academias militares (7 anos para homens ? preparatória 3 anos e academia 4 anos e mulheres 4 anos somente academia militar, não existe os 3 anos de escola preparatória). Com base na técnica atuarial existem 12,1 anos nas aposentadorias femininas civis, e 16,1 anos nas aposentadorias femininas militares, sem fontes de contribuições.

CUMPRIMENTOS

Estão, igualmente, totalmente afinadas com a conclusão emitida por Bergamini: Como as estatísticas demonstram, nos últimos trinta anos, o crescimento exponencial da participação da mulher no mercado de trabalho, é óbvio e ululante que o Brasil vem montando uma bomba-relógio na previdência social, de proporções inimagináveis, que começará a ser sentida nos próximos anos, com o início dos pagamentos dos benefícios sem fontes de contribuição. Com base nas premissas acima colocadas, a falência total do sistema será inevitável.Lúcia e Cristina, para marcar o Dia da Mulher de 2013, clamam pelo fim desses privilégios absurdos. Querem, como mulheres inteligentes que são, reformas urgentes. Começando com a Previdenciária. Meus cumprimentos sinceros à todas as mulheres que pensam da mesma forma! Parabéns!

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • RENDA
    No final de 2013, a massa de renda das mulheres no Brasil deve atingir 1 trilhão de reais ? o equivalente a massa de renda dos homens em 2003, segundo estudo realizado pelo Data Popular. A previsão é que a renda masculina seja de 1,6 trilhões de reais em 2013.
  • PIB
    Após o anúncio de alta pífia de 0,9% do PIB, a presidente Dilma está mostrando enorme preocupação com infraestrutura. Só agora?
  • PREOCUPADO
    Dilma revelou que o Brasil só vai andar para frente se mexer nas questões de competitividade. Bem, agora fiquei preocupado. Até porque o governo não pretende mexer, nem em direitos adquiridos e tampouco em educação.
  • FISA
    Um debate inovador na área de sustentabilidade ambiental reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros em março na Capital gaúcha. Pela primeira vez será realizado o FISA - Fórum Internacional de Saúde Ambiental ? Confrontos e Contrastes, visando à discussão de todos os temas que impactam no meio ambiente, as ações do homem e as perspectivas de solução. O FISA será realizado nos dias 14 e 15 de março, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.fisa2013.com.br. A programação do evento, todos os temas abordados e os palestrantes estão no site da FISA. Outras informações pelo telefone (51) 2108-3107 ou na página do fórum no Facebook.

FRASE DO DIA

O bem que o Estado pode fazer é limitado; já o mal é infinito. O que ele nos pode dar é sempre menos do que nos pode tirar.

Roberto Campos