Artigos Anteriores

DESORGANIZAÇÃO DE PREÇOS

ANO XIV - Nº 007/14 -

SEGUNDA LISTA

Ontem, no Diário Oficial da União, saiu uma segunda lista de produtos que poderão/deverão sofrer retaliação. E desta vez até os filmes americanos foram premiados. Na primeira lista de produtos, cujas alíquotas (salgadas) podem entrar em vigor a partir de 7 de abril, constam produtos como peras, cerejas, batatas, trigo, automóveis , arenque, etc.

FIRMEZA

Desta vez não vou entrar no mérito da questão, que julgo legítima e indiscutível. Até porque o governo tem razões de sobra para agir com a firmeza sobre estas questões que vem se arrastando por vários anos.

DESORGANIZAÇÃO DE PREÇOS

Mesmo assim chamo a atenção para os efeitos que o Brasil vai sofrer, de forma inevitável, com esta forma de retaliação. Só o fato de divulgar listas de produtos com alíquotas de importação mais elevadas já é suficiente para desorganizar o mercado e estimular aumento generalizado de vários produtos no Brasil. Inclusive para produtos que jamais constarão das listas.

INFLAÇÃO EM CENA

Como ninguém vai andar com a lista na mão, conferindo produto por produto, os agentes do mercado vão aproveitar a desorganização de preços para tentar reajustes. Como as listas que a Camex vem divulgando, semana após semana, contemplam inúmeros produtos com alíquotas de importação mais elevada, a confusão e a inflação entrarão em cena.

RETALIAÇÃO PATROCINADORA

Além da desorganização o mercado conta, também, com a enorme estupidez do povo, já bastante conhecida. Até que as melancias se acomodem na carroça a cobra inflacionária vai fumar. Ou seja: a possível retaliação será a mais nova patrocinadora de um surto de inflação de preços no país.

NACIONALISMO

Independente da retaliação, que embora legítima é muito mais saborosa para o governo Lula porque o país retaliado é os EUA, a medida também agrada em cheio para quem não gosta de concorrência e do livre mercado. Quanto mais protecionismo mais nacionalismo, infelizmente. Este filme, SEM ALÍQUOTA MAIS ELEVADA, é pra lá de conhecido por aqui. Afinal, não foi a prática do nacionalismo que fez o Brasil sentar na cadeira perpétua do atrasado terceiro mundo?

ESTATISMO

Como o governo vai usar o recrudescimento do nacionalismo para justificar a necessidade do aumento do Estado na economia, cabe uma informação: a participação do setor público na formação do PIB brasileiro já é de 20,8%. Que tal? Se alguém ainda achar pouco pode ficar tranquilo: o crescimento do Estado é gradual, consistente e seguro. Com Dilma na presidência então...

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • 50 ANOS DO NH
    Com 416 colaboradores, sede própria e possuidor de um dos mais modernos parques gráficos da indústria jornalística brasileira, o Jornal NH está completando 50 anos no dia 19. O jornal, sediado em Novo Hamburgo, RS, está presente em 46 municípios. Parabéns.
  • SENADO
    O diretório estadual do PSDB de Minas Gerais aprovou um documento em que apresenta o governador do Estado, Aécio Neves, como candidato do partido ao Senado nas eleições deste ano.
  • PLÁSTICO
    O Comitê de Gestão da Qualidade e Inovação do Sinplast lança o Programa Sinplast Jovens Empresários do Plástico. O primeiro encontro acontece amanhã, 17, às 12h, na Fiergs. A iniciativa tem como objetivo reunir jovens executivos do setor plástico gaúcho para o debate e a troca de experiências em prol da competitividade da indústria. Podem participar empresários ou sucessores de empresas associadas ao Sinplast com idades entre 18 e 35 anos. Mais informações pelo e-mail comitedoplastico@sinplast.org.br.
  • PÁSCOA
    Dentre os destaques da Lacta para a Páscoa deste ano está o ovo Lacta Delice, o primeiro ovo com recheio na casca (trata-se de uma tripla camada que resulta da sobreposição de uma camada de chocolate ao leite, uma de recheio trufado com pedaços de avelã e outra de chocolate ao leite acomodadas uma sobre a outra). Além dele, a marca lança o ovo Bis Formato Bis Laka, o inovador Sonho de Valsa em Formato Bombom com 400g, o Sonho de Valsa 3 Sabores o ovo Lacta Chicabon, inspirado no clássico picolé Chicabon. Na linha infantil, os destaques ficam por conta dos ovos A Era do Gelo 3, a linha de ovos do Ben-10 com três opções de brinquedos diferentes para os meninos, os ovos Hot Wheels e Spiderman, além dos novos brinquedos nos consagrados ovos Barbie e Hello Kitty.

FRASE DO DIA

A mentira iluminada pela inteligência tem um esplendor que a verdade não possui.

Anônimo