Artigos Anteriores

DÉBITO E CRÉDITO

ANO XIV - Nº 007/14 -

PRESA FÁCIL

O brasileiro, pela baixa educação que recebe é uma presa fácil da desinformação. Por isso vive, constantemente, sendo enganado. Como a política educacional do país cabe aos nossos governantes, ao invés de melhorar o nível ainda se aproveitam da falha para tirar o máximo proveito.

EXCEDE

Na economia, setor que o povo mostra, naturalmente, uma dificuldade ainda maior para entender tudo que acontece, o governo dá uma de esperto: excede de todas as formas no ato de enganar a todos.

MALANDRAGEM

Exemplo: como as nossas contas públicas são, há séculos, nominalmente deficitárias, embora nossa carga tributária seja a maior do mundo, o governo prefere, espertamente, dizer que o Brasil tem um superávit primário. Uma forma malandra de esconder a realidade.

CONTAS EXTERNAS

Nas contas externas é a mesma coisa: a nossa Balança Comercial, por exemplo, um dos itens das Transações Correntes, quando está positiva o governo escancara aos quatro ventos que exportamos mais do que importamos.

MENOS SONORA

Já a Balança de Serviços, que também integra as Transações Correntes (que traduz tudo que o Brasil paga e tudo que recebe), por estar altamente deficitária, aí a divulgação é menos sonora.

TRANSAÇÕES CORRENTES

Ora, um dos itens desta Balança, que vem pesando nas contas externas é o gasto de brasileiros no exterior. Tudo aquilo que os brasileiros gastam fora do país é uma importação de bens e/ou serviços.Atenção: em 2010 os brasileiros gastaram US$ 16 bilhões em viagens internacionais. Enquanto isso, os turistas estrangeiros gastaram no Brasil apenas U$ 6 bilhões. Ou seja: pouca gente vem ao Brasil simplesmente porque não há infra-estrutura. Foi isto que ajudou para que as Transações Correntes fechassem com um rombo de US$ 47 bilhões.

IMPORTAÇÃO DE CAPITAIS

O mesmo vale para entrada e saída de dinheiro estrangeiro no Brasil. Estas operações significam, tão somente, importação e exportação de capitais. Pois, exatamente aí que o Brasil precisa se socorrer para poder fechar o brutal déficit das Transações Correntes, a primeira coisa que sai na mídia é que os estrangeiros só têm um interesse no nosso país: especular com as nossas taxas de juros. E o povo, coitado, por absoluta falta de educação, acredita. Que tal?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • FÓRUM ECONÔMICO MUNDIAL
    A 41ª edição do WEF - Fórum Econômico Mundial - começa hoje, 26, em Davos, na Suíça. O foco é a estabilização da economia global, abalada por graves sequelas da crise, como o endividamento público dos países da Eurozona.
  • CONSELHOS
    Eis outra mensagem que recebi a respeito dos Conselhos criados pelos governos: - Eu, Ruy Lopes Filho, participei do primeiro CDES no governo Lula. Foi a maior perda de tempo. De lá não saiu nada, mas nada mesmo. A não ser assembleísmo próprios destes que só sabem marcar reuniões que decidem a próxima reunião....
  • TOP
    A Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional RS (ABRH-RS) abre, a partir do dia 1° de fevereiro, as inscrições para os prêmios Top ser Humano e Top Cidadania 2011. Interessados em participar podem inscrever seus cases no site da entidade (www.abrhrs.org.br/top2011) até o dia 2 de maio.
  • BONS RESULTADOS
    O Novotel Porto Alegre encerrou o ano de 2010 comemorando resultados positivos. O hotel fechou 2010 com uma taxa média de ocupação mensal de 65%, com crescimento de 16,07% em relação ao ano anterior, registrando um aumento de 27,92% na receita de hospedagens.

FRASE DO DIA

A sabedoria torna bons os homens. A simulação da sabedoria torna-os péssimos.

Juan Luis Vives