Artigos Anteriores

DE VENTO EM POPA

ANO XIV - Nº 007/14 -

IMBECIS EM GRANDE ESCALA

Enquanto a CNI disponibiliza dados informando uma sistemática e preocupante queda da produção industrial no nosso empobrecido país, a ATIVIDADE EDUCACIONAL, paradoxalmente, cresce sem parar, produzindo toneladas e toneladas de IMBECIS, em grande escala e com altíssima produtividade.  

 

RABEIRA

Ainda que o dia a dia mostre o quanto procede esta dura realidade, os dados divulgados hoje pelo PISA -Programa Internacional de Avaliação de Alunos-, referente a 2015, cuja prova foi aplicada nos 70 países membros e parceiros da OCDE - Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico-, não deixam dúvida: o Brasil, sem surpresas, aparece nas últimas colocações.   

TRÊS ÁREAS

Nas três áreas que o PISA deu ênfase  nesta edição, - CIÊNCIAS, LEITURA E MATEMÁTICA-, o Brasil ficou na rabeira em todas, apresentando baixíssimo nível básico de proficiência. Um horror! Em nenhuma delas conseguimos ficar acima do mínimo que a organização considera como aceitável. Que tal? 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ENSINO MÉDIO

Ora, mesmo sem surpreender, o fato é que com este nível de EDUCAÇÃO não há como fazer o país prosperar. Mais: o resultado das provas explicam, perfeitamente,  as razões para tanta revolta quanto as mudanças que o governo esta propondo para o Ensino Médio. A imbecilidade chegou a um nível tal, que grande parte dos alunos (+ de 70%)  preferem se manter neste lamentável estágio por todo o sempre. Pode?  

LEITURA E MATEMÁTICA

No que diz respeito a LEITURA, mais uma vez ficou evidente que os brasileiros em geral (percentual altíssimo) é ANALFABETO FUNCIONAL. Quando consegue ler algum texto, dificilmente consegue interpretar o que leu. 

Já na MATEMÁTICA, a situação é ainda mais desesperadora: o Brasil apresentou a pontuação mais baixa nas últimas cinco edições do Programa. Ou seja, neste período (5 anos) os brasileiros conseguiram desaprender o pouco que haviam conseguido. Terrível, não?

CRESCE SEM PARAR

Como a EDUCAÇÃO é fundamental sob todos os aspectos, confesso que não há como ser otimista com este quadro dantesco revelado pelo PISA. Pior fica é que as nossas -autoridades- não só sabem disto como estimulam a burrice. Gostem ou não, o fato é que no nosso pobre país a IDIOTICE cresce sem parar. Vai, como disse acima, de vento em popa. Argh!

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • SPAAN

     

    Em dezembro, a Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan) promove seu último Feirão do ano. A feira ocorre nos dias 9 e 10 de dezembro, das 9 h às 12h e das 13h às 16h, sem fechar ao meio-dia durante o sábado.

    A ação é aberta ao público, que pode adquirir produtos com preços simbólicos, recebidos de doações que ocorrem durante o ano inteiro. Estarão à venda roupas, calçados, acessórios, utensílios domésticos, brinquedos, livros, móveis, eletrônicos, produtos de informática e eletrodomésticos a partir de R$ 1,00.

    O Feirão ocorre a cada dois meses e é organizado com a ajuda de voluntários, que fazem a triagem dos produtos colocados à venda, garantindo que todos estejam em perfeito estado de funcionamento e conservação. Toda a renda será utilizada na compra de alimentos e medicamentos para os moradores da Spaan.

    A SPAAN

    Atualmente, a SPAAN presta assistência para 120 idosos de Porto Alegre. É uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 21 de agosto de 1931 pelo Rotary Clube Porto Alegre e conta com uma estrutura formada por duas gerências, uma administrativa e uma técnica; mais uma equipe de secretaria, sendo a manutenção da estrutura administrativa e operacional feita, principalmente, por meio de colaboração da comunidade, empresas parceiras e grupos de serviço.

    Além da necessária ajuda financeira, a casa possui uma campanha de doações que segue até o final do ano. A campanha Sua Ajuda Vale Muito busca arrecadar alimentos e produtos de higiene e limpeza. Também é possível receber ajuda por meio do Programa Nota Fiscal Gaúcha e pelo Fundo Municipal do Idoso, que autoriza até 30 de dezembro a dedução do imposto de renda devido pelas pessoas físicas (6%) e jurídicas (1%), em benefício do idoso.

    TODO VALOR  ARRECADADO SERÁ PARA COMPRAR MEDICAMENTOS E ALIMENTOS
     

  • ESPM

    A instituição lançou a graduação em Arquitetura e Urbanismo e oferece opções de cursos de férias dentro desta área para quem não quer perder tempo e pretende aproveitar ao máximo o período de férias para adquirir novos conhecimentos ou aprimorar-se. Por isso a Escola oferece, entre os mais de 90 cursos de férias, 22 novas opções, com programas em 10 áreas distintas, são eles: Marketing, Digital, Softwares, Comunicação e Jornalismo, Gestão e Negócios, Áudio visual, Design, Moda, Fotografia e Arquitetura e Design.

    Mais informações sobre todas opções de cursos de férias podem ser obtidas no site www.espm.br/cursosdeferias, pelo telefone (51) 3218-1400 ou pelo e-mail centralinfo-rs@espm.br.

FRASE DO DIA

Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.

Mário Quintana