Artigos Anteriores

DE OLHO NA ECONOMIA

ANO XIV - Nº 007/14 -

PLEITOS

Enquanto a pressão popular (que não pode dar trégua) vai obrigando os políticos a atenderem alguns dos pleitos exigidos nos movimentos das ruas, como foram as rápidas votações: 1- do arquivamento da PEC 37; e, 2- de levar à categoria de CRIME HEDIONDO os casos de corrupção, eis o comportamento da economia do país:

ECONOMIA

Como todos estão lembrados, no início deste ano, seis meses atrás, portanto, o ministro Mantega jurava, de pés juntos, que a economia brasileira cresceria 4% em 2013. Índice de crescimento, aliás, que já havia prometido, em vão, para os anos de 2011 e 2012.

NAS NUVENS

Pois, ontem, 26, poucos dias antes do encerramento do primeiro semestre, ao participar de uma audiência pública conjunta de comissões na Câmara dos Deputados, o mau ministro reviu o seu juramento: disse que o nosso PIB vai crescer 3% no ano.

COERÊNCIA PETISTA

Mantendo a coerência de petista insensato e irresponsável, Mantega afirmou que a economia brasileira sofre com as turbulências provocadas pela expectativa de redução de estímulo nos Estados Unidos. Ou seja: na ótica petista os nossos problemas são sempre criados por outros. Pode?

BOLETIM FOCUS

Pois, o mais interessante, além dos constantes equívocos promovidos pelo mau ministro da Fazenda, é que Mantega sequer lê o Boletim Focus, publicado semanalmente pelo Banco Central, que, pela oitava vez seguida reduziu a previsão da taxa de expansão da economia brasileira para apenas 2,46% para 2013.

FOFOCAS

Como se vê, a postura do ministro Mantega não é de um otimista. Além de incompetente é irresponsável. Nada mais. Ontem, em meio a especulações sobre sua saída do comando do Ministério da Fazenda, Mantega disse que esses comentários são -fofocas-. Se isto for verdade é de se lamentar. O Brasil precisa que Mantega caia fora já.

PEC 37

Voltando à PEC 37 tratei de verificar quais deputados haviam votado a favor da Corrupção. Sem qualquer surpresa encontrei na lista o nome do safadíssimo deputado Valdemar Costa Neto. Aliás, o que mais impressiona é que o facínora continua deputado depois de tudo que fez. Trata-se, certamente, de um grande deboche. Na França de 1789, certamente seria decapitado pelo povo. No próprio recinto da Câmara.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • INFLAÇÃO A MIL
    O IPCA deve encerrar este ano com uma taxa maior do que a verificada no ano passado. A projeção deste índice subiu de 5,7% para 6% ao final de 2013. Que tal?
  • NEBLINA
    Hoje, pela milésima vez, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre (sede da Copa de 2014) foi impedido de funcionar. Simplesmente porque foi atingido por uma corriqueira neblina. Tudo por falta de pista e do ILS e por excesso de incompetência. Pode?
  • PAÍS DOS ABUSOS
    Acredite se quiser: na véspera da abertura da Copa das Confederações em Brasília, o governo publicou em edição extra no Diário Oficial da União o Decreto 8.028/13 , autorizando pagamento de diárias para quem quiser assistir aos jogos das Confederações nas seis capitais-sedes. Há tabelas dos valores das diárias, por categorias.É a Bolsa-Copa, para ministros da Esplanada, oficiais militares e servidores, tudo por conta do dinheiro público. Que tal?
  • VENDAS EM SÃO PAULO
    As manifestações que tomaram as ruas de São Paulo na semana passada fizeram com que as vendas em lojas de rua caíssem em torno de 70%. O fluxo de consumidores nos centros de compras encolheu 45%.

FRASE DO DIA

A MELHOR MANEIRA DE REALIZAR SEUS SONHOS É ACORDAR.

P. Valery