Artigos Anteriores

CORRIDA ELEITORAL

ANO XIV - Nº 007/14 -

ABERTA A TEMPORADA

A partir desta semana começa, pra valer, a campanha eleitoral 2010. Palanques em fase de montagem, candidatos definidos, programas de governo sendo imprimidos, discursos afinados, e, como sempre, provocações de parte a parte, a toda hora. Desta vez, mais que nunca, focado nas centenas de atos de corrupção que enlameia e envolve grande parte dos políticos de todos os partidos.

COPA DO MUNDO

A única pausa prevista ficará por conta dos dias em que a nossa Seleção vai disputar a Copa do Mundo. Aí, por tradição, não cabe qualquer outra notícia. A coisa é tão séria que nem um eventual mal súbito de qualquer candidato, por menos que se deseje, alteraria a ordem e a preferência das informações.

POLE POSITION

Entretanto, no Grid de Largada da Corrida Presidencial, onde os traçados de todas as pistas (ou palanques) do país, por formação ideológica dos competidores, só têm curvas para a esquerda, o candidato José Serra, do PSDB, aparece na pole position, com 36% das intenções de voto, segundo pesquisa recente da Datafolha.

GRID DE LARGADA

Logo atrás, na segunda fila, larga a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 28%, seguida de Ciro Gomes, do PSB (da mesma equipe de Dilma, portanto), com 11% e de Marina da Silva, do PV (que nunca escondeu a paixão de pela escuderia petista), com 8% das intenções dos pesquisados.

COMBUSTÍVEL

A previsão para esta temporada é, mais uma vez, de disputa grande entre duas escuderias. Ambas com grande poder de fogo de cooptação. Para atrair o maior número de adeptos que possam melhorar as chances de chegar à vitória, o combustível mais utilizado é a garantia de ocupação de cargos no governo.

INTERNET

O grande fiscal do certame, o Tribunal Eleitoral, certamente vai ter bastante trabalho para julgar os atos e denúncias dos competidores. Desta vez, porém, mesmo que, inexplicavelmente, a imprensa deva, mais uma vez, ser impedida de se pronunciar sobre preferências dos aficcionados, uma arma está disponível: a Internet.

BASTIDORES

Como é impossível impedir a atuação desta importante rede de comunicação, tudo aquilo que não pode ser divulgado na imprensa tradicional vai ser alvo dos blogueiros e corujas. Por ali, portanto, todos vão ficar sabendo de tudo que se passa nos bastidores. Das mentiras e verdades. Ainda bem.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

OS FRACOS CULPAM O AZAR PELA SUA FALTA DE PERSISTÊNCIA.

Desconhecido.