Artigos Anteriores

CONTRIBUINTE IDIOTA A MIL

ANO XIV - Nº 007/14 -

PROGRAMAS NOVOS

O governo Lula tem se notabilizado como um trocador de nomes de programas sociais que já existiam. Assim, o povo fica com a impressão de que ago novo está sendo feito. Tal qual o ex-governador Olívio Dutra fez no RS no seu mandato desastrado, incompetente e temerário. Só que não satisfeito em só trocar o nome, Lula preferiu testar outra providência: trocou o compromisso de um deles. O Bolsa Escola, como já foi divulgado, é agora uma contribuição em dinheiro sem contra partida. Uma mesada entregue às famílias sem qualquer tipo de compromisso. Colocar os filhos na escola? Nem pensar. Este é nosso Fome Zero, gente. Aproveitando a idéia magnífica de trocar nomes de programas, quem sabe usamos o - Estupidez Mil? -, ou - Safadeza Mil -, ou ainda - Contribuinte Idiota a Mil? - Com alguma criatividade podemos identificar o título que fica melhor para dizer o que somos.

A COR DO RECESSO

Se fosse para dar uma cor para o período de férias adicionais que os parlamentares federais estão se autoconcedendo, certamente não seria a cor branca. Este tal de - recesso branco -, como está sendo chamado, não combina com a falta de ética e excesso de desonestidade. Quando o Executivo faz as convocações extraordinárias, que nunca ultrapassam a duas semanas, os parlamentares recebem religiosamente mais um salário inteiro pelo período. Crêem, inclusive, que é justa a remuneração. Mas quando não aparecem para votar numerosas, importantes e necessárias matérias que poderiam ajudar o desenvolvimento do país, aí não sugerem que não devam receber remuneração. Sujeira pura.

UM FÚNEBRE MERCADO

A decisão do presidente argentino de impedir as importações de veículos fabricados no Brasil não pode surpreender. Está tudo dentro do previsto para quem já matou o Mercosul, rezou a missa de corpo presente e o enterrou definitivamente. Esta última decisão nada mais é do que a missa de sétimo ou trigésimo dia. E aparece quem gosta de chorar em ocasiões fúnebres. Só não sabe e não acredita quem não quer. Se o governo argentino é ruim o nosso não é muito melhor. Além de gostar de países pobres e sofredores, tem se revelado muito mais pelo perdão das suas dívidas para com o Brasil. Viva, ops, Morre o Mercosul!

ESCOLAS MODERNAS

A reportagem da revista Veja desta semana, sobre as demoníacas escolas que formam alunos revoltados, não diz outra coisa que o PONTOCRITICO.COM já não tenha abordado. Só para refrescar a memória de alguns leitores é bom deixar claro que até já respondi processo judicial por ter denunciado que rapidamente teríamos gente formada em revolução e invasão de terras. Acatada a denúncia pelo MP, a duras penas consegui ser absolvido por três desembargadores no TJRS. Simplesmente por ter dito e escrito uma verdade que hoje é fato absoluto e incontestável. Baseado em fotos onde estavam o então governador do RS, Olívio Dutra, e seus secretários da Agricultura e da Educação, juntamente com várias crianças aprendizes em dizer palavras de ordem com o braço levantado e com o punho cerrado, informei que esta seria a nova realidade gaúcha e, talvez, brasileira. Dito e feito. Defendido pelo advogado Paulo Couto e Silva, fui absolvido. Pelo visto, só eu. Infelizmente, como se vê, o Estado foi condenado a ter gente formada em prática de guerrilha e educação revoltosa.

PRÁTICA CUBANA

Para quem ainda não sabe, todas as crianças que entram para a escola, em Cuba, devem obedecer a um ritual diário e repetitivo de dizer em voz alta o seguinte: ?Pioneiros por el Comunismo, seremos com El Che?. Quando voltam às suas casas devem promover junto a seus pais a idéia patriótica de conclamar o comunismo de Fidel. Alguma diferença? Para que não deixem passar em branco as próximas datas importantes, sugiro que anotem aí: dia 01 de outubro é o dia da Revolução Chinesa. Não esta que a China está passando e que está melhorando substancialmente a vida dos chineses. É a data que levou a China ao atraso e a pobreza monumental, posteriormente corrigida pela abertura feita por Deng Xiao Ping. E não esqueçam de 08 de outubro ? data da morte de Che Guevara -. Outras datas importantes, como a de nascimento de Marx - 05 de maio ? fica para o próximo ano. Desculpem não ter informado a tempo.

3ª PERIMETRAL

Antes de qualquer coisa deixo bem claro que festejo a construção da 3ª PERIMETRAL, que une a zona norte com a zona sul de Porto Alegre. Apesar do atraso monumental na entrega da obra, o que, de antemão já representa falta de administração da prefeitura, não é possível, porém, que apresente problemas e imperfeições tão significativos. Para não ficar apontando muitos deles, vamos a dois pontos apenas: 1- na parte superior onde se encontra o viaduto da Av. Protásio Alves é fantástica a estupidez do departamento municipal que cuida da obra. Não se entende até hoje como foi feito o projeto para a construção de uma rótula que até hoje está fechada e que assim deve ficar para sempre. Burrice pura; 2 - Na parte inferior do mesmo conseguiram a proeza de fazer uma curva em forma de S, com a pista muito estreita, além de colocar também escadas rolantes que levam o nada a lugar nenhum. Maravilha, gente. As ruas que poderiam servir para fazer retornos, que foram construídas próximas ao mesmo viaduto, estão fechadas há mais de ano, sem uma explicação mínima. E o pior é que usam a avenida como obra realizada para a propaganda eleitoral. Pode?

EXPOABRAS 2004

Na próxima semana, de 13 a 16, acontece mais uma edição da Expoabras, no Rio de Janeiro. O setor supermercadista estará mostrando uma feira de oportunidades cuja tema será \\\"Um Brasil de Desafios\\\". Diante do crescimento das vendas apresentadas neste ano, o que não acontecia há algum tempo, deve mostrar um ambiente mais alegre e confiante. Além do vice-presidente, José Alencar, estão confirmadas as presenças na abertura da EXPO ABRAS 2004 dos ministro Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento) e Roberto Rodrigues (Agricultura). Também comparecerão José Fritsch, secretário especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap); Rosinha Garotinho, governadora do Rio de Janeiro; e Cesar Maia, prefeito do Rio de Janeiro. Vamos conferir.

JANTAR

O Escritório de Engenharia Joal Teitelbaum promove amanhã, 10, o jantar comemorativo aos 43 anos da empresa dedicados a construções residenciais, comerciais e corporativas em sistema de preço de custo e às conquistas do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ 2003) e do Troféu Diamante do Prêmio Qualidade RS 2004 pelo segundo ano consecutivo.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

Nosso caráter está naquilo que fazemos quando pensamos que ninguém está olhando.

H. Jackson Brown Jr.