Artigos Anteriores

CONSCIENTIZAÇÃO POR CAMADAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

INTERNET

Mesmo que a internet esteja aí, disponível, para fazer com que pessoas do mundo todo (exceto, obviamente, dos países comunistas) possam tomar conhecimento de tudo que acontece em tempo real, não é bem assim que as coisas funcionam.

CONHECIMENTO

Dependendo do interesse e da preferência que cada indivíduo mostra a respeito de determinado assunto, aí é que se estabelece a vontade pela obtenção do saber das coisas que acontecem a todo momento.

FUTEBOL

No futebol, esporte que reúne um número cada vez maior de aficionados, o interesse pelo conhecimento do desempenho de cada clube ou seleção nas competições locais e/ou internacionais é, talvez, o melhor exemplo dessa vontade em saber de tudo imediatamente. É tudo ON LINE, praticamente.

ECONOMIA

Já na economia não é assim. Como o tema não é muito sedutor, poucos se interessam pelo assunto de forma mais ampla. O interesse maior só se manifesta com relação ao comportamento dos preços (inflação), salários e empregos. O resto parece ser menos importante, principalmente para quem tem baixo nível de esclarecimento.

EUROPA

Assim, a conscientização sobre o desempenho de um país se dá, ao longo do tempo, por camadas sociais e dependendo do tamanho dos problemas ali vividos. Vejo isto com grande nitidez aqui na Europa, onde passo alguns dias. Como o continente está mergulhado numa crise sem precedentes, a preocupação com a economia é assunto em todas as rodas.

ITÁLIA

Na Itália (e não é diferente em Portugal, Espanha e Grécia, para ficar só com esses países) o povo que mais se comunica com os turistas, como é o caso daqueles que trabalham em hotéis, restaurantes e transporte (táxis), percebo que a tecla do computador, que ATUALIZA AS NOTÍCIAS- sobre outros países, simplesmente deixou de ser clicada.

ILUSÃO

Assim, esse pessoal, movido por notícias ilusórias de 2008/2009, continua plenamente convencido de que o Brasil é uma potência. Vive, portanto, um momento econômico mágico, de franco crescimento por todos os poros.

BRASIL POTÊNCIA

Impressionados, talvez, pelo enorme contingente de brasileiros que ocupam as ruas e hotéis de toda a Europa e dos EUA, principalmente, quem os recepciona imagina que o Brasil cresce mais do que a China ou Panamá.

PERCEPÇÃO

Quando digo que a nossa situação é muito diferente, onde o PIB não cresce faz tempo, e que a inflação galopa sem parar, simplesmente não sou entendido. Esta percepção de que o Brasil está parado, ainda não foi percebida por aqui. E por aí também, certamente. Quase todos ainda se mostram convencidos de que o Lula é o melhor político do planeta. E que Dilma é uma mulher super-poderosa. Pode?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • FÓRUM
    Depois de deflagrarem campanha no ano passado pela redução do uso de sacolas plásticas, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), o Ministério Público do RS e a Fecomércio/RS voltam a unir forças nesta quarta, 5, Dia Internacional do Meio Ambiente, para ampliar o debate acerca da utilização e distribuição das sacolinhas no Estado. A partir das 14h, acontece o 3º Fórum das Sacolas Plásticas - Uma Alternativa: A Redução, reunindo especialistas, autoridades, consumidores, varejo e indústria para discutir os próximos passos do RS em busca de alternativas economicamente viáveis, aplicáveis na prática e que contribuam para a preservação ambiental. As inscrições para serão gratuitas, limitadas à capacidade da sala. Informações: eventos@agas.com.br.
  • CDL
    A união de forças para o desenvolvimento, o fortalecimento e a defesa de interesses do varejo são as novas inspirações da marca da CDL Porto Alegre. O logo renovado, com o slogan Juntos Fazemos Mais, será apresentado hoje, 4. ?A ideia principal é chamar atenção para que cada um faça a sua parte a fim de incrementar os negócios, qualificar as pessoas e, tudo isso, sem dúvida, vai se refletir na nossa vida e impactar toda a sociedade?, explica o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino. A nova identidade representa a força de três conceitos-chave: solução, confiança e união. E o logo foi formatado a partir de um objeto que faz parte do cotidiano do varejo, a etiqueta. Não apenas uma ? mas várias, que apontam para um ponto em comum.
  • DIA DOS NAMORADOS
    O Sheraton Porto Alegre preparou uma noite com sabor espanhol para o pacote especialmente criado pelo hotel para o Dia dos Namorados. Através do serviço ?Jante e Fique?, além de curtir a noite do dia 12 de junho em uma suíte do Sheraton Porto Alegre, os casais poderão degustar um exclusivo jantar com cardápio espanhol criado pelo chef Mauro Sousa, e que será servido no Pool Bar do hotel.Durante o jantar, os casais poderão aproveitar um show de dança flamenca. Informações e reservas podem ser obtidas através do telefone (51) 2121.6015 ou pelo email reservas.poa@sheraton.com.
  • NOVA DIRETORIA
    A Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS) elegeu seus novos dirigentes para o biênio 2013/2015. Integram a chapa única registrada para o pleito, o eng. Hilário Pires, eleito presidente; o eng. Emídio Marques Ferreira, 1º vice-presidente; e o eng. Nelson Kalil Moussalle, eleito 2° vice-presidente. A posse será realizada no próximo mês de junho.
  • PETROBRÁS
    A Petrobrás anunciou os números da produção de abril. A produção doméstica de petróleo finalmente aumentou 4,2% sequencialmente, para 1.924 kbpd, exatamente em linha com a nossa estimativa de produção para o mês. A comparação em termos anuais também indica uma melhora, com uma queda de apenas 2,0%, em relação à redução de 7,4% em março.

FRASE DO DIA

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.

Mahatma Gandhi