Artigos Anteriores

CONGRESSO DE COMÉRCIO EXTERIOR

ANO XIV - Nº 007/14 -

MERCOSUR

A empresa alemã Niedersachsen Global, aproveitando o que a Feira de Hannover oferece em termos de concentração de expositores, investidores e visitantes, realizou o 6º Congresso Exterior da Baixa Saxônia num dos Pavilhões do Parque, com o tema voltado para o nosso continente: Mercosur: O mercado Comum da América Latina. O objetivo, por ser um programa a ser apresentado para o mundo todo, tinha interesse muito mais voltado para a Europa, Alemanha e o próprio Mercosul.

CURIOSO

A convite do presidente da Câmara Brasil-Alemanha de Indústria e Comércio no RS, André Meyer da Silva , que também é vice-presidente do Sinmetal-RS, fui ao evento cheio de curiosidade. Queria saber: 1- o que seria dito; 2- quem falaria; 3- quantas pessoas estariam interessadas nos assuntos da nossa pobre região sul-americana; e, 4- o quanto haveria de verdade nas apresentações.

BUROCRACIA

Depois das boas vindas feitas pelo conselheiro da Deutsche Messe e do Primeiro Ministro da Baixa Saxônia, o primeiro a falar, objetivamente, foi Ludwig Georg Braun, presidente da Iniciativa América Latina, da Federação das Indústrias Alemãs. Como é conhecedor da nossa região iniciou dizendo que a América Latina é uma oportunidade maravilhosa para fazer investimentos. Quanto à burocracia, sempre discutida nessas ocasiões tratou de amenizar dizendo que a doença também se faz presente em todos os países (cada um à sua maneira).

A MENTIRA

O Uruguai não se fez presente, embora tivesse confirmado. Pelo Paraguai, a grande piada do Congresso, falou o assessor econômico do Ministério da Indústria e Comércio, Guillermo Sosa. Imaginando, talvez, que a platéia fosse composta só de empresários e investidores ingênuos e despreparados mentiu à vontade dizendo que o Paraguai oferece várias frentes para a iniciativa privada, nacional e estrangeira.

A REALIDADE

Ora, todos nós sabemos, por exemplo, que grande parte da soja paraguaia é produzida por brasileiros. E que o governo está querendo expulsar de lá. Isto sem falar do contrato de Itaipu que o atual governo quer rasgar. Sobre isso o assessor não falou. E nem precisava, suponho.

BRASIL E ARGENTINA

Pelo Brasil falou André Meyer, que mostrou as reais oportunidades de investimentos na região sul diante dos programas existentes e promissores. E pela Argentina, com o tema: - O Grande Potencial Argentino ? teve à frente o embaixador Guillermo Nielsen. Embora a sua apresentação tenha sido muito boa pela visão de mundo que tem, ainda assim teve dificuldades em explicar o conhecido protecionismo argentino, do qual se diz totalmente contrário, como me confidenciou após a sua apresentação.

POUCO CONVIDATIVO

A Venezuela não participou do evento porque ainda não faz parte do Mercosul. Mas acabou sendo comentada pelo que está contaminando a América Latina. Todos os presentes mostraram que querem distância do ditador Hugo Chávez e seu país. E o que mais ouvi, de muitas bocas, é que o ambiente latino, a exceção do Brasil que está gozando de boa reputação aqui na Alemanha, não é nada convidativo para investir, pois o ideal comunista, já espalhado, está deixando tudo muito arriscado. Bingo.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • DIGITAL FACTORY
    No pavilhão 17 da Feira de Hannover acontece a Digital Factory, onde os visitantes obtêm uma visão de um conjunto de ferramentas de softwares feitos na medida para o desenvolvimento de produtos, planejamento, produção e serviços. Uma das muitas tendências do setor é a modularização das aplicações de software. As visitas guiadas proporcionam ao visitante profissional uma maravilhosa impressão sobre a grande oferta de soluções inovadoras de softwares.
  • 13 FEIRAS LÍDERES
    Neste ano a Hannover Fair está mostrando 13 feiras líderes comerciais, com uma novidade: a estréia da energia eólica,com a feira WIND, dentro do setor de Energia que está sendo recebida muito positivamente pelo setor internacional de energia eólica e as associações lideres do setor. Conta com 154 expositores e uma superfície de mais de 6.000 m². O setor eólico está no auge e as expectativas para os próximos anos prevêem um crescimento contínuo de 20%. A WIND é uma plataforma para apresentar a energia eólica no contesto de toda cadeia de valor agregado e produção convencional de energia. Esta feira será bienal, reunindo fabricantes, subcontratantes, operadores de centrais, companhias elétricas e consumidores finais.
  • TOP SER HUMANO E TOP CIDADANIA
    No dia 30 de abril encerra o prazo para as inscrições dos prêmios Top Ser Humano e Top Cidadania, promovidos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS). As inscrições podem ser feitas no site da entidade ? www.abrhrs.com.br/top2009, onde também está disponível o regulamento dos prêmios.
  • DIA DAS MÃES
    Que tal presentear as mães com uma semana em um Spa? De 23 de abril a 10 de maio, a rede Bourbon Shopping realiza a promoção ?Dia das Mães Bourbon Shopping?. A cada 200 reais em compras, o cliente recebe um cupom, responde a pergunta ?Qual o shopping que faz muito bem para a autoestima da sua mãe?? e, se for sorteado, escolhe entre um dos três prêmios oferecidos: uma semana no Spa Kurotel, em Gramado; ou no Spa Sorocaba, em São Paulo; ou na Lapinha Clínica e Spa, no Paraná. O sorteio ocorre no dia 13 de maio, no Bourbon Shopping Country.
  • JANTAR HARMONIZADO
    O Sheraton dá a largada hoje no primeiro Jantar Harmonizado do ano. De quinta-feira a sábado, a partir das 19h, o Bistrô Porto Alegre vai casar os pratos do chef Mauro Sousa com espumantes premiados da vinícola Cavalleri, em um jantar em quatro tempos. Destaque para o salmão grelhado com mouseline de mandioquinha e cream cheese ao molho de camarões que chega à mesa com o Brut Champenoise, medalha de Prata no concurso internacional Effervescents du Monde, em 2006.
  • MÉRITO INDUSTRIAL
    A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul entregou ontem o prêmio Mérito Industrial 2009, em sua 36ª edição. A distinção foi entregue aos empreendedores Carlos Roberto Pires Pôrto, Doviglio Gianella, Valter Gomes Pinto e Zenon Leite Neto.
  • REVISTA VOTO
    O lançamento da edição de abril da Revista VOTO está agendado para dia 29 deste mês, na Biblioteca do Senado Federal em Brasília.

FRASE DO DIA

SE QUERES CONHECER O VILÃO, PÕE-LHE UMA VARA NA MÃO.

Provérbio Português