Artigos Anteriores

COMPARAÇÕES IMPORTANTES

ANO XIV - Nº 007/14 -

INTRIGANTE

Viajar para a Europa, ou para os EUA, definidos como os destinos mais preferido pelos brasileiros mesmo depois de várias idas e vindas continua sendo um acontecimento festejado, comentado, mas ainda assim muito intrigante.

SENTIMENTO

Esta minha participação na Vinexpo, pela rota escolhida, me fez passar por Lisboa, Paris e várias cidades da França até chegar a Bordeaux.Para tanto, todos modais de transportes, tanto para conhecer os lugares quanto para enfrentar as grandes distâncias, estão à disposição dos turistas, como: metrô, automóvel, avião, trem e barcos. Pois só por aí o sentimento de qualquer brasileiro já é uma mistura de prazer, indignação e inveja.

INFRA-ESTRUTURA

Mesmo que a Europa esteja enfrentando uma séria crise, cujos problemas e necessidades de enfrentamento tenho comentado bastante, o fato é que em todos os países do Bloco a infra-estrutura é total. A de transporte, que mais chama a atenção dos turistas, é impressionante e continua existindo. Ou seja, a crise não acaba com a infra-estrutura.

COPA DO MUNDO

Se este é um assunto que os turistas brasileiros comentam sempre, nos dias de hoje mais ainda. Afinal, como a Copa do Mundo em 2014 já está quase aí, uma coisa é certa: não teremos nem 10% do que nos é oferecido em qualquer país da Europa ou nos EUA.

EUROPA

Na Europa, quem precisa se deslocar de um lugar para outro, quer seja dentro de um país quanto para qualquer outro, todos os meios de transporte disponíveis (rodoviário, aéreo, ferroviário e náutico) funcionam. E além de funcionarem são muito competitivos entre si, em termos de custo e conforto.

BRASIL

No Brasil, embora pra lá de sabido, e lamentado, a infraestrutura de transportes é um deboche: o modal rodoviário, que domina o nosso sistema, é simplesmente de amargar; o aeroportuário está totalmente esgotado; o ferroviário não existe; e o de navegação é uma lástima. Isto que temos muitos lagos e rios além de uma imensa costa.

ZERO

Já se passaram mais de quinhentos anos do descobrimento da América e quase duzentos da independência do Brasil. Enquanto os EUA, que têm a mesma idade do Brasil, têm uma infraestrutura invejável, nós decidimos que isto não era importante. Pode? Pois é gente, a Copa do Mundo de 2014 já está confirmada. Vai acontecer mesmo no Brasil. E com todas as providências possíveis e imaginárias, o evento não nos colocará no nível de qualquer país da Europa, ou dos EUA.Mal e porcamente, quem sabe, ainda podemos ter alguma melhoria em alguns aeroportos. O restante é zero. Zero de ferrovias, de metrô, de barcos e de novas estradas.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • A CHINA AGRADECE
    A decisão do STF, de fixar uma fórmula de pagamento de aviso prévio proporcional ao tempo de trabalho para as pessoas que forem demitidas sem justa causa, desagradou os representantes do setor privado. Pudera, pois a medida vai elevar os custos e poderá levar muitas empresas ao fechamento das portas. A China agradece, penhoradamente, a gentileza do STF. Que tal?
  • FATE
    A Fate Pneus do Brasil, resultante de uma parceria entre a brasileira Borrachas Vipal e a argentina Fate S.A.I.C.I. é a primeira empresa de pneus Binacional do País. Com investimentos de US$ 250 mil, a fábrica deve gerar mil empregos permanentes e 700 durante o período de construção. A Fate Pneus do Brasil terá como endereço a Área Industrial do município de Guaíba, RS. No local que estaria a Ford caso o PT de Olívio não tivesse expulsado do RS.
  • TEREX
    Hoje, 27, também em Guaíba, a Terex do Rio Grande do Sul dá inicio às obras de sua fábrica, no Distrito Industrial do município. A unidade ocupará uma área de 55 hectares e deverá entrar em operação no primeiro semestre de 2012, gerando cerca de 350 empregos diretos.
  • GRÉCIA
    O primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, declarou que vai vir um segundo pacote de ajuda semelhante ao primeiro, que ficou em 110 bilhões de euros. Para tanto, a Grécia deve adotar um novo plano de austeridade e de privatizações.

FRASE DO DIA

O futebol é uma faca de dois legumes.

Vicente Matheus, ex-presidente do Corinthians