Artigos Anteriores

COMO SERÁ O MERCOSUL?

ANO XIV - Nº 007/14 -

MUITO ASSUNTO

Ultimamente, pela importância que os assinantes do PontoCrítico estão dando à crise econômica global, assunto é o que não falta para escrever todos os dias. Principalmente, porque se depender da estrita vontade firme dos brasileiros, o que nos basta é fazer algumas boas reformas para que o país dê um salto espetacular de qualidade.

MERCOSUL

Porém, como estamos às vésperas da aprovação, pelo nosso Parlamento, da entrada definitiva da Venezuela no complicado Mercosul, não posso deixar de escrever alertando, mais uma vez, sobre as grosserias praticadas pelo maior líder latino-americano, Hugo Chávez, que de resto é bastante adorado por aqui.

A ÚLTIMA DO DITADOR

A mais recente atitude do ditador aconteceu sábado. Como que pretendendo estar nas manchetes dos noticiários do mundo todo, Chávez tomou mais uma de suas atitudes ditatorial. Igual, aliás, a todas as demais que vem tomando dia após dia.

ARROZ

Desta vez os prejudicados foram os donos das fábricas de processamento de arroz. No sábado, Chávez simplesmente ordenou que seus soldados tomassem o controle de todos os engenhos da Venezuela. Um horror.

EM BONDS

Não satisfeito em desapropriar as indústrias, o ditador ainda foi além na sua fúria injusta. Disse que só pagará os donos dos engenhos com bonds do governo. Com dinheiro, nunca, afirmou o irritado ditador. Mais: ainda acusou as empresas de desorganizar a cadeia de suprimentos alegando que se recusam a produzir arroz nos preços estabelecidos pelo governo. Que tal?

SILÊNCIO PREOCUPANTE

Chávez não surpreende nem um pouco com as suas decisões. Assim como não é surpresa o lamentável silêncio dos brasileiros. Ninguém vai se manifestar diante do nosso Parlamento para evitar a aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul. Nem as constantes atitudes malucas de Chávez são o bastante para impedir a estupidez, infelizmente.

SEM NOTIFICAÇÃO

Os pobres membros da associação dos produtores de arroz da Venezuela, totalmente apavorados e cheios de ingenuidade, informaram que só estavam produzindo aquilo que podiam com os estoques disponíveis, e que nunca foram oficialmente notificados sobre as ordens absurdas de Chávez.

MONTADORAS

Chega a ser impressionante a determinação de presidentes de inúmeros países em salvar suas empresas montadoras de veículos. Dá uma impressão de que a solução da crise global está em conceder mais recursos para ajudar as montadoras da Europa que estão com problemas para sobreviverem à desaceleração da economia global.Afinal, será que só as montadoras foram atingidas pela crise?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • LIQUIDA PRORROGADO
    A campanha do Liquida Porto Alegre, que iniciou no dia 9 de fevereiro vai se estender agora até o dia 8 de março. O objetivo é facilitar as compras dos consumidores que voltam das férias e aproveitar o movimento do início do ano letivo. A solicitação foi feita por muitos lojistas que ainda possuem estoques e gostariam de mais uma semana para vender seus produtos com descontos e facilidades no pagamento, segundo a CDL Porto Alegre.
  • LINHA DE CRÉDITO
    Os clientes do Banrisul contam, a partir de hoje, 02, com uma linha de crédito especial para receber antecipadamente a restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2009 (ano-base 2008). Com o lançamento desta modalidade de crédito, o correntista do Banrisul pode antecipar até 80% do valor da restituição.
  • ANO LETIVO
    Os voluntários do Fórum de Educação da Agenda 2020 estarão reunidos nesta segunda-feira, 2/3, na sede da Fecomércio, em Porto Alegre. Na pauta do encontro, com início às 14 horas, temas que estão em evidencia na sociedade como o início de ano letivo, a gestão da Educação no Rio Grande do Sul e as ações na área de Educação Profissional em 2009, por exemplo. O encontro terá a presença da Secretaria da Educação, Mariza Abreu, e representantes de mais de trinta entidades integrantes do movimento.

FRASE DO DIA

A realidade tem limites; a estupidez não.

Napoleão Bonaparte