Artigos Anteriores

COMO INSPIRAÇÃO

ANO XIV - Nº 007/14 -

DUAS DATAS

Duas datas internacionais muito importantes são comemoradas neste mês: para os americanos o 4 de julho, Dia da Independência; e para os franceses o 14 de julho, dia da queda da Bastilha.

SEM COMENTÁRIOS

A imprensa brasileira, infelizmente, achou por bem não fazer comentários, na semana passada, sobre a passagem do 4 de julho, data da Independência dos EUA.

SÍNTESE DA CARTA

Sempre que possível deveria ser repetida, exaustivamente, a síntese mais importante da Carta de Declaração da Independência americana, ocorrida lá em 1776: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade individual.

INSPIRAÇÃO

Como amanhã é 14 de julho, data historicamente importante para os franceses, ainda há tempo para que a mídia estampe o quanto a queda da Bastilha pode inspirar a nós brasileiros.

ELEMENTO-CHAVE

Sempre é bom lembrar que o 4 de Julho de 1776, embora seja muito festejado nos EUA, foi o elemento-chave para que os franceses possam comemorar o 14 de julho de 1789, quando atacaram e derrubaram a Bastilha.

O BRASIL NÃO FEZ

O que os franceses e americanos fizeram lá atrás, o Brasil precisa fazer com urgência: 1- promover a queda do absolutismo político; e, imediatamente após, tratar de escrever uma Constituição igual a dos americanos.

A NOSSA BASTILHA

O momento atual não poderia ser mais propício. Os escândalos políticos praticados em todos os cantos do país, estimulam uma mudança e um enfrentamento. Afinal, o Senado está para o Brasil como a Bastilha esteve para a França.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • MESMO ESPAÇO
    O governador de MG, Aécio Neves, pediu que os 94 jornais (puxa-sacos) que publicam a coluna do presidente Lula, também dêem espaço para a oposição. Quero ver.
  • NOVA PREVISÃO
    O Boletim Focus, do Banco Central, informa nova previsão para a economia brasileira: deve declinar 0,34% em 2009, menos do que a contração prevista anteriormente, de 0,50%. Para 2010, no entanto, a previsão para o PIB é de expansão de 3,50%.
  • TÁ NA MESA
    Antonio Maciel Neto, diretor-presidente da Suzano Papel e Celulose, é o palestrante do Tá na Mesa da Federasul, desta quarta-feira, 08/07, às 12h30. Tema: Vencendo desafios!
  • RECADO BEM CLARO
    Os nossos senadores deram um recado bem claro para o povo brasileiro: para que José Sarney possa ser expulso da presidência da Casa, só depois que o número de falcatruas exceder a 800. Até lá nem pensar. Qualquer número inferior a esse identifica existência de pequenos deslizes.

FRASE DO DIA

O MUNDO NUNCA OBTEVE UMA BOA DEFINIÇÃO DE LIBERDADE.

Abraham Lincoln