Artigos Anteriores

COMO EVITAR GRANDES SURPRESAS

ANO XIV - Nº 007/14 -

COM E SEM SURPRESAS

A eleição de Severino Cavalcanti, para presidente da Câmara Federal foi, com certeza, uma surpresa. Já o currículo, a história e o pensamento do eleito, não surpreendem em coisa alguma. Principalmente pela sua forma sempre muito clara de entender que os salários dos parlamentares são franciscanos e que o tamanho do recesso é muito reduzido. Se alguém vê nisso uma estupidez, podem estar certos de que os demais deputados não enxergam assim. Por isso, e muito por isso, é que foi bem votado.

PERSONALIDADES MARCANTES

O que precisa ser melhor entendido neste episódio é que Severino, mal ou bem, faz o que diz que faria, enquanto outros eleitos fazem o inverso do prometido. O governador Rigotto, por exemplo, disse que jamais aumentaria os impostos. Aumentou. Lula, por sua vez, prometeu o mundo. Entregou quase nada e diferente. Resumo: todos possuem personalidade forte e marcante. Um, por fazer o que prometeu, nos prejudica muito. Outros, por não fazerem o que disseram que fariam, idem. Todos, enfim, só nos prejudicam.

MONSTRENGOS

O curioso nisso tudo é que, aqui no Brasil a sociedade conhece o tipo só depois que ele já está eleito. E aí ainda querem admitir surpresas. Em qualquer lugar do mundo, exceto na Venezuela, é diferente. Os candidatos são conhecidos bem antes, o que evita perplexidades. Gente, o que aconteceu na Câmara dos Deputados já aconteceu por ocasião da votação da Constituição de 1988. Depois de aprovada ficou clara que ganhamos um monstrengo.

EDUCAÇÃO URGENTE

Outra coisa que vem chamando a atenção é a Educação brasileira. De péssima qualidade, propõe que haja uma revolução pesada. Para obter um sucesso vibrante, o que é indispensável para o nosso futuro, basta copiar os modelos que deram muito certo e que são recentes. É o caso da Coréia do Sul, que além de altamente divulgada foi, mais uma vez, alvo de matéria jornalística. Desta feita pela revista Veja, desta semana.

PROGRAMA ESCOLHIDO

Porém, os nossos governantes, sempre muito disciplinados e obedientes aos Cadernos do Cárcere, de Antonio Gramsci, só encontram fontes para uma mudança do nosso sistema, em Cuba. Nunca desejaram visitar a Coréia do Sul, por exemplo. Já Coréia do Norte, talvez. Cuba, entretanto, já foi eleita como a nação mais evoluída em educação. Por isso vamos copiar as maravilhas da Ilha. Viva.

BEIJA-MÃO

Aliás, grande parte dos nossos governantes adora passar férias em Cuba. É lógico que não são bem férias, mas períodos de encontros e reuniões para dar andamento aos programas estabelecidos pelo Foro de São Paulo, cujos participantes são bem conhecidos. E na volta, a passagem obrigatória é via Caracas, para fazer o beija-mão em Hugo Chávez. Enquanto isso, as melhores experiências são evitadas.

AMCHAM

O primeiro GML ? Global Membership Louncheon da Amcham ? Câmara Americana de Comércio em 2005 deverá atrair muitos empresários e interessados em fazer negócios com o maior parceiro internacional do Brasil, os Estados Unidos da América. No dia 24/02 5ª feira, os cônsules norte-americanos Paul Kullman e Jim Neel são o \"prato principal\" da reunião-almoço no Hotel Plaza São Rafael, resultado de uma parceria com o U.S Commercial Service de Porto Alegre.

TORNEIO TAM

Realizado na praia de Atlântida, no Centro de Lazer do empresário Dody Sirena, o 2º torneio de Futebol Sete ? TAM ? de Verão. A promoção, que já faz parte do calendário esportivo do litoral norte do RS, reuniu 60 atletas seniors, em 8 equipes compostas por empresários, políticos, jornalistas, promotores e secretários de Estado.A equipe - dona da casa - faturou o bi. O diretor regional da TAM no RS, Marco Antonio da Silva já anunciou a realização do 3º Torneio, em 2006, com muito mais atrações. Parabéns.

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

FRASE DO DIA

QUEM NAO TEM MEMÓRIA SABE TUDO DE OLVIDO.

Millor