Artigos Anteriores

CERVIA, CESENATICO E SAN MARINO

ANO XIV - Nº 007/14 -

VERÃO EUROPEU

Quando o tempo para fazer turismo é curto prefiro escolher um ambiente onde existem vários pontos de visitação e/ou curtição ao seu redor. Como o verão europeu está chegando, e segundo a meteorologia da região da Emilia Romagna promete ser escaldante (ou africano, como dizem aqui) a movimentação nas cidades litorâneas já se mostra intensa neste momento, onde o sol e o calor se fazem presentes.

CERVIA

Partindo dessa premissa, depois de passar por vários cruzamentos que levam às cidades-balneários do Adriático, na região de Emilia Romagna, desde que peguei o carro alugado em Veneza, pelo mero acaso resolvi entrar na pequena e agradável Cervia. Foi uma grata surpresa.

EMILIA ROMAGNA

Cervia, além de muito bem organizada, fica ao lado da belíssima Cesenatico e de Rimini (litorâneas). E fica perto da medieval Sanarcanjo de Romagna e da República de San Marino (a mais velha República do mundo). Por estarem próximas de Cervia é possível curtir uma praia pela manhã e passar o resto do dia fazendo turismo ao redor. Com um importante detalhe: sem perder muito tempo na estrada.

SAN MARINO

Quem está na região não pode deixar de visitar a belíssima República de San Marino. Tudo no lugar, gente. Ainda mais se for levado em consideração que é o mais antigo Estado Soberano do mundo, fundado em setembro de 301. Uma boa visita (com direito a andar no teleférico) pode ser feita com muito conforto em menos de um dia. É espetacular.

CENTRO DE CERVIA

Além do canal e da marina, que torna agradável e aconchegante qualquer lugar do mundo, o centro antigo de Cervia mantém seus prédios e monumentos intactos. O número de hotéis é simplesmente incontável (assim como nas demais cidades litorâneas) e o movimento já é bem grande neste mês de junho. Principalmente, nos finais de semana.

BEACH CLUBS

Chama muito atenção a organização: ao longo da costa, centenas de Beach Clubs, (ou Day Clubs) um ao lado do outro, cada um com seu bar e restaurante, oferecem farto bicicletário, WiFi Zone, vestiários, banheiros, cadeiras de praia (longas) com guarda-sóis, além de play-grounds, com espaços para jogos (tênis de mesa, basquete, vôlei, etc.). Um dia, com acesso a tudo (exceto refeições), fica por volta de 22 euros. Detalhe: os Beach Clubs (ou Bagnos) são concessões pública e funcionam, diariamente, das 7h às 20h. Todos os concessionários pagam aluguel ao município, pela área concedida (todas são do mesmo tamanho) e se obrigam a cumprir um contrato com regras rígidas, que começam pela higiene, limpeza e segurança. Que tal? Os guarda-sóis, em torno de 250 por Bagno, são fixos, personalizados, numerados e perfeitamente alinhados, o que proporciona uma bela apresentação e controle. A diferença, que fica a gosto de cada concessionário, para identificar cada Bagno, é a cor do tecido.

REGIÃO DAS BICICLETAS

Para quem prefere a caminhada ou andar de bicicleta é de deixar qualquer brasileiro espantado: ciclovias e calçadas é o que não faltam. E para desfrutar ao máximo esta infraestrutura, todos os hotéis oferecem, sem custo adicional, um número razoável de bicicletas para seus hóspedes. O mesmo acontece para os turistas que chegam por trem. Neste caso, para sair pedalando basta apresentar a passagem. Que tal? É bom esse tal de primeiro mundo, não?

IRONIA?

A rua principal do centro de Milano-Marittimo, balneário requintado de Cervia, que retrata o capitalismo puro, é a mais frequentada. Pois, exatamente esta rua, onde estão as mais finas lojas, restaurantes, bares e gelaterias, acreditem, leva o nome de Antonio Gramsci. Parece ironia, não? Ou uma provocação? Só sei que virei fã da rua, a despeito de quem lhe deu o nome, certamente. Que tal?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • IRRESPONSABILIDADE
    Justamente no momento em que o governo se diz preocupado com a gastança, a presidente Dilma toma uma decisão no sentido contrário: manda conceder financiamentos para compra de móveis e eletrodomésticos para quem está no Programa Minha Casa Minha Vida. Ao invés de privilegiar o INVESTIMENTO, Dilma aumenta ainda mais a DESPESA. Pode? E ainda chama de VELHO DO RESTELO quem a critica. Que tal?
  • VÂNDALOS
    Muito bonitas as manifestações dos vândalos que se dizem contra o aumento das tarifas de ônibus. Essa turma, que gosta de invadir tudo, nunca invadiu escolas e/ou bibliotecas para aprender alguma coisa.
  • COLÓQUIO PENSAR+!
    O tema central para ser debatido no 1º Colóquio promovido pelo grupo -PENSAR+! -, que será realizado no início de julho, em Flores da Cunha, com o patrocínio da Florense, já foi escolhido: PÓS MODERNISMO, NOVO ILUMINISMO, CONTRA-ILUMINISMO E A RAZÃO. Nada mais oportuno, não?
  • ICMS EM JUÍZO
    Os lojistas optantes pelo Simples Nacional que fazem parte da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV) estão autorizados a depositar em juízo o diferencial de alíquotas de ICMS em operações interestaduais. A entidade obteve liminar na Justiça autorizando o depósito dos referidos valores. Desta forma, os associados poderão optar por permanecer efetuando o pagamento regular da importância referente ao diferencial de alíquota de ICMS ou efetuar os depósitos judiciais autorizados pela liminar. A decisão, da 6ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, é válida somente para as empresas associadas às entidades vinculadas à AGV.

FRASE DO DIA

ALGUNS NASCEM COM SORTE. OUTROS, NO BRASIL.