Artigos Anteriores

CAUSA ARRASADORA

ANO XIV - Nº 007/14 -

FALTA DE DISCERNIMENTO

Entre tantos inimigos que lutam desesperadamente e com todas as suas forças para evitar que o nosso pobre país se desenvolva em níveis nada além do razoável, certamente que o maior deles é a FALTA DE DISCERNIMENTO, OU RACIONALIDADE.   

OBSTÁCULOS

É a partir da FALTA DE DISCERNIMENTO que obstáculos de todos os tamanhos vão sendo colocados em todos os caminhos, impedindo a visão, o acesso e, por consequência, os prazeres de tudo aquilo que poderia ser desfrutado com o crescimento da economia.

SEGUNDA CLASSE

A rigor, aí está a grande CAUSA de todos os males que afetam a vida e a consciência da maioria dos cidadãos deste nosso imenso país. Tanto é verdade que mais de 90% do nosso povo não sabe, ou não dá a mínima importância, que faz parte de uma lamentável SEGUNDA CLASSE DE BRASILEIROS. 

SENSO COMUM

Com a consciência totalmente SUFOCADA, tudo que acontece de ruim, ou que torna o Brasil um país muito caro para quem realmente produz, é considerado como NORMAL e, portanto, ACEITÁVEL. É o que a psicologia chama de SENSO COMUM, ou aglomerado de hábitos, inconscientes ou semiconscientes, que governam o dia-a-dia das pessoas. Resumo: ninguém discute, nem reclama.

 

GRANDE CUSTO

Pouquíssimos brasileiros sabem que o GRANDE CUSTO, que é carregado pela SEGUNDA CLASSE (que onera dramaticamente a produção e o consumo) é formado pelas DESPESAS COM FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS (União, Estados e Municípios), que compõe uma privilegiada PRIMEIRA CLASSE.

INDEXAÇÃO

Vejam, por exemplo, que diante desta fantástica crise financeira que atinge o país, os estados e municípios, 99% dos brasileiros entendem que INDEXAR DESPESAS é considerado como bom e indispensável para as CONTAS PÚBLICAS. 

A propósito, o pensador Darcy Francisco Carvalho dos Santos, em artigo publicado hoje na ZH, faz uma importante referência sobre este tema, admitindo que vai despertar ódio e incompreensão. Eis o que diz o Darcy:

VINCULAÇÃO E INDEXAÇÃO

A VINCULAÇÃO E A IDEXAÇÃO são os dois maiores inimigos do equilíbrio orçamentário.

A VINCULAÇÃO aumenta automaticamente a despesa sempre que aumenta a receita. No caso do Estado do RS onde 60% da receita é vinculada, para cobrir uma insuficiência 10, a receita tem que ser aumentada em 25, porque 15 é automaticamente gasto (60% de 25). Com a última renegociação da dívida houve redução desse percentual, porque as prestações deixaram de ser pagas em função da receita.

A INDEXAÇÃO, que faz aumentar uma despesa sempre que aumenta outra a que está é indexada. É o caso dos subsídios dos ministros do Supremo Tribunal Federal, a que estão indexados os membros da justiça e carreiras afins dos estados e de alguns municípios e o teto salarial de todos os servidores. Segundo a imprensa, o reajuste que está por ser votado pelo Congresso Nacional gerará um efeito total em cascata de R 4,5 bilhões em todo o País.
 

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • PROMOÇÃO BOURBON SHOPPING E MARIAH CAREY

    Os fãs da cantora Mariah Carey já estão contando as horas para a apresentação da diva norte-americana na Capital, no início de novembro. Pela primeira vez em Porto Alegre, a musa interpretará hits como Always be my baby, Vision of love e Heartbreaker, no último show da turnê Sweet Sweet Fantasy Tour no Brasil.
    Para ninguém ficar de fora deste grande momento musical, o Bourbon Shopping lança uma campanha que irá agradar em cheio aos clientes da rede e levá-los ao Estádio Beira-Rio. Até o dia 30 de setembro, clientes que trocarem R$ 500,00 em notas fiscais de compras nos shoppings* ganharão um ingresso para o espetáculo. A turnê brasileira conta com um convidado especial: o trio italiano Il Volo, xodó da crítica musical que mescla música pop e erudita.  O show ocorre no dia 5 de novembro, às 20h, no Estádio Beira-Rio. 
     

  • LIVRO

    Amanhã na livraria Cultura – Bourbon Country , 19hs , será lançado o livro de Vicente Paludo : Um tributo ao meu pai, Leonel Antônio Paludo.

     

FRASE DO DIA

E quando você pensar em desistir, lembre-se dos motivos que te fizeram aguentar até agora.

Sharpie Thoughts