Artigos Anteriores

CARTA DE HABILITAÇÃO PARA EDUCADORES

ANO XIV - Nº 007/14 -

SINAIS DE NECESSIDADE

Diante da repercussão que o editorial de ontem proporcionou fiquei com a impressão de que, finalmente, a EDUCAÇÃO começa a dar sinais de sua necessidade. Pois, para ajudar na tarefa do reconhecimento, de que não há nada mais importante para decidir os destinos de qualquer sociedade, volto ao tema.

BRINCADEIRA

Tomando como exemplo, o caso das universidades federais, cujos servidores prometem voltar ao trabalho na próxima semana, véspera, portanto, de setembro, vejam como o governo brinca com a educação superior dizendo que as aulas podem ser recuperadas aumentando o prazo do ano letivo. Como já lecionei em várias universidades (SP e RS), tanto públicas como privadas, sei, perfeitamente o quanto uma greve prolongada é prejudicial, tanto para alunos quanto para os professores.

FRAUDE

A tal recuperação das aulas, através do prolongamento do período letivo é, indiscutivelmente, uma grande FRAUDE. Como já enfrentei o problema (basicamente no ensino público) estou convencido de que a recuperação só acontece caso o mestre e os alunos se dispuserem a frequentar aulas aos sábados, domingos e feriados. Mesmo assim, ninguém discorda de que o aproveitamento, em função da excessiva carga distribuída no tempo, é extremamente baixo.

QUALIFICAÇÃO

De nada adianta só melhorar a remuneração dos atuais professores do ensino público (de todos os níveis -fundamental médio e superior-). Antes disso, caso o governo pretenda, realmente, melhorar a educação no país, é preciso que tudo comece pela qualificação dos professores. Coisa que, infelizmente, não passa pela cabeça dos líderes sindicais.

TESTE

Faz-se necessária, com extrema urgência, que todos os professores passem por uma criteriosa avaliação, através de uma prova de conhecimento e métodos de ensino. Um teste, renovável a cada três ou quatro anos, com o propósito de informar a real capacidade para o ensino. Só poderiam ingressar nas salas de aula os educadores que, de fato, reúnem condições para tanto. Afinal, a EDUCAÇÃO, por ser fundamental, só pode ser ministrada por profissional capacitado. Com o exame em dia.

CARTA DE HABILITAÇÃO

Da mesma forma, aliás, como já acontece com várias atividades profissionais, como motoristas e pilotos de todos os tipos, por exemplo, aos quais é exigida uma carta de habilitação, renovável periodicamente. Não está habilitado o professor que estiver com carta vencida. Pouco importa, igualmente, se bebeu ou não.

CONHECIMENTO E MÉRITO

A partir daí é que devem ser levados em consideração os pleitos dos professores. Qualquer decisão, no todo ou em parte, deve estar compatibilizada com a importância da EDUCAÇÃO. Entram em cena, portanto, além do CONHECIMENTO, o MÉRITO do educador. Que tal?

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ALEMANHA
    O PIB da Alemanha cresceu 0,3% no segundo trimestre de 2012 em relação ao trimestre anterior. Na comparação com o segundo trimestre de 2011, a economia alemã cresceu 1%.
  • ONDE HÁ PESSOAS HÁ FRAUDE
    Na palestra Gestão de Risco ? Prevenção de golpes e fraudes nas empresas, apresentada ontem, na Expoagas 2012, o administrador e empresário Leandro Longhi enfatizou: - A realidade do Brasil é de empresas que não têm processos descritos e dependem do trabalho das pessoas. Mais: onde há pessoas, há fraude. Estas, infelizmente, não podem ser eliminadas, mas podem ser reduzidas. Segundo Longhi, o crime costuma ser motivado por fatores comportamentais, perda de valores morais e sociais, impunidade e referências negativas.
  • TRANSAÇÕES CORRENTES
    O ingresso líquido de capitais financiou com alguma folga o déficit brasileiro de US$ 3,766 bilhões em transações correntes com o exterior em julho. Assim o balanço de pagamentos externos do país foi superavitário em US$ 609 milhões no mês, segundo informa o Banco Central. (Valor)
  • LOJA MAGNÉTICA
    No dia 28 de agosto, a CDL Porto Alegre promove a terceira edição do Brunch do Varejo, no Teatro do Bourbon Country. Com a palestra: A Loja Magnética -, Edmour Saiani, especialista e professor em Marketing, vai falar sobre como os lojistas podem inspirar em seus clientes a vontade da compra. Entre os métodos, Saiani destacará a importância de uma apresentação visual da loja para atrair os consumidores. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site: www.cdlpoa.com.br ou pelo telefone (51) 3017.8138.

FRASE DO DIA

O socialismo dura enquanto durar o dinheiro dos outros.

Margareth Thatcher