Artigos Anteriores

CARÊNCIA AGUDA DE OTIMISMO

ANO XIV - Nº 007/14 -

DESCRENTE

Antes de tudo rogo aos mais otimistas que me perdoem, mas, de uns anos para cá confesso que este sentimento foi sumindo, paulatinamente, da minha consciência. Assim acabei descrente de que algo aconteça para que as coisas melhorem, de fato, no nosso país. Não no todo, gente, mas em questões importantes.

DOENÇA

Caso esta minha carência aguda seja diagnosticada como uma doença, como tal preciso tratá-la. Estou pronto, inclusive para ingerir todos os remédios, nas doses necessárias, para voltar a ser um sujeito mais confiante e otimista. Mas, pelo adiantado estado da minha descrença desconfio da eficácia de qualquer medicamento, caso exista algum de fato.

CULPADOS

No primeiro momento cheguei a imaginar que este mal é fruto da minha educação, o que implicaria em culpar meus pais e mestres. Afinal, pela influência que tiveram na minha primeira formação, no uso do discernimento e da lógica das coisas, eles têm muito a ver com a idéia equivocada de imaginar que o Brasil tem jeito. Mais: eles sempre me disseram que, no final, os honestos-competentes acabam como vencedores.

PRERROGATIVAS

Pois, o que mais tenho visto, repetidamente, é exatamente o contrário. Principalmente, mas não exclusivamente, no ambiente político-governamental. Nesse ambiente (governamental), em todos os Poderes, além do número impressionante de incompetentes, também existe uma extensa leva de desonestos. Como se as prerrogativas para governar fossem estas.

ALERTA

Deixando um pouco de lado as fraudes e as falcatruas, às quais já dediquei inúmeros editoriais, faço um alerta quanto à incompetência governamental reinante em todos os cantos do país. O curioso é que surgindo uma boa idéia, o verbo NÃO é imediatamente conjugado para que nada prospere.

CAPÍTULO DEDICADO

Neste capítulo dedicado à incompetência, muito coisa pode ser escrita. Entretanto, para ficar com uma só, mas de alto poder de entendimento, vejam o que acontece com a China: em 1989, quando da minha primeira visita àquele país, o PIB do Brasil era maior do que o PIB chinês. E hoje?Pois é, gente. Enquanto eles foram extremamente competentes, nós esbanjamos incompetência por todos os poros. Ah, o PIB chinês, no segundo trimestre, apresentou crescimento de 9,6%. E a produção industrial do país cresceu 15,1%. Que tal?

APARELHAMENTO DO ESTADO

Quem estuda e se prepara para a vida, querendo contribuir para a melhoria do sistema e do país, infelizmente é condenado. O aparelhamento do Estado, do jeito que esta, não admite que boas ideias prosperem. Como se vê, em matéria de futebol os brasileiros exigem craques. Mas, em matéria de administradores públicos preferem que o comando seja entregue aos incompetentes. Sendo desonestos, melhor ainda. É possível ser otimista num ambiente assim? Tem remédio para isso?Pois, para agravar ainda mais o meu estado doentio, ontem a Câmara dos Deputados decidiu acelerar a posse de deputados -ficha suja-. Ou seja, àqueles que haviam sido barrados pela Lei da Ficha Limpa. Assim, quatro parlamentares serão chamados a tomar posse imediatamente. Portanto, só me resta um pedido: - Me tirem o tubo...

Assine a Newsletter do Ponto Crítico

MARKET PLACE

  • ITÁLIA
    A economia da Itália está se fortalecendo, mas, ao mesmo tempo, o endividamento público é alto e o crescimento deve ficar limitado por causa de gargalos estruturais, avalia o FMI na conclusão das consultas do Artigo 4 com a Itália, divulgada ontem.
  • NOVO ESTÁGIO
    O principal dirigente do Banco Central da Itália e futuro responsável pelo Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, avalia que a crise europeia entrou em um novo estágio, em que todas as medidas tomadas até agora pelas autoridades do continente devem ser revistas.
  • ROMBO
    O Congresso Nacional prevê aumento real para os aposentados em 2012. Por ordem do STF, o governo começará a pagar atrasados a 131.161 segurados. Sabem o que significa isto? ROMBO AINDA MAIOR. Reforma da Previdência? Nem se fala.
  • CIDADE LIMPA
    Com o objetivo de tornar Porto Alegre mais limpa, a Prefeitura Municipal começou, ontem, a adotar a coleta automatizada de lixo orgânico domiciliar. A previsão é de que os 1.100 contêineres, que abrangerão 13 bairros da cidade, estejam instalados na próxima segunda-feira, 18. Com isso, a população atendida poderá utilizar os equipamentos de imediato, durante as 24 horas do dia.

FRASE DO DIA

Você não pode confiar em seus olhos quando sua imaginação está fora de foco.

Mark Twain